A trajetória do Sistema de Informação Especializado na área de Odontologia (SIEO): antecedentes e ações futuras

Autores

  • Telma de Carvalho USP/FO
  • Lucia Maria Sebastiana Verônica Ramos USP/FO https://orcid.org/0000-0002-9019-2514
  • Vera Regina Casari Boccato USP/FOB
  • Cybelle de Assumpção Fontes USP/FOB
  • Valdete Silva Andrade UFBA - Faculdade de Odontologia
  • Cecília Isabel dos Santos UFRN
  • Izamar da Silva Freitas UNESP - Faculdade de Odontologia de Araçatuba
  • Maria Helena Matsumoto Komasti Leves UNESP - Faculdade de Odontologia de Araraquara
  • Clarice Siqueira Gusso UFPR

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v3i2.2046

Palavras-chave:

Sistemas de informação, Bibliotecas brasileiras de odontologia., Compartilhamento de atividades

Resumo

Analisou-se o Sistema de Informação Especializado na área de Odontologia (SIEO) e as mudanças ocorridas nas bibliotecas participantes a partir de sua integração ao sistema, utilizando como instrumento de coleta de dados, o questionário. Espera-se com isso identificar se as bibliotecas do SIEO foram beneficiadas pela participação na rede, se a capacitação em serviço favoreceu a formação técnica do profissional que nela atua. Pretende, ainda, verificar a contribuição do SIEO para a Rede Nacional de Informação em Ciências da Saúde, coordenada pela BIREME, bem como verificar a atuação do Centro Coordenador Nacional da área de Odontologia na administração desta rede, além de levantar considerações sobre a construção da Biblioteca Virtual em Saúde – Odontologia (BVS-O). Assim, ter-se-á maior geração de conhecimentos sobre a dinâmica do Sistema, maximizará os resultados das atividades compartilhadas, fortalecerá o SIEO e difundirá as práticas de gestão da informação para a comunidade odontológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Telma de Carvalho, USP/FO

Diretora Técnica do Serviço de Documentação Odontológica da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - SDO/FO-USP e doutotanda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA-USP

Lucia Maria Sebastiana Verônica Ramos, USP/FO

Supervisora Técnica do Serviço de Documentação Odontológica da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - SDO/FO-USP

Vera Regina Casari Boccato, USP/FOB

Bibliotecária do Serviço de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo - SBD/FOB-USP e mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista- UNESP, Campus de Marília

Cybelle de Assumpção Fontes, USP/FOB

Diretora Técnica do Serviço de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo - SBD/FOB-USP e Mestre em Ciência da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA-USP

Valdete Silva Andrade, UFBA - Faculdade de Odontologia

Possui graduação em Letras Habilitação Português Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1984) e mestrado em Ciencias e Praticas Educativas pela Universidade de Franca (2004). Atualmente é professora assistente na Universidade do Estado da Bahia, Tem experiência na área de Letras, atuando no campo da Literatura ao estilo infanto-juvenil e formação do leitor e, principalmente, na área de Linguística: Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa e Inglesa. É componente de dois grupos de pesquisa, um na área de educação e memória e outro na área de fonética e fonologia do PB.

Cecília Isabel dos Santos, UFRN

Bibliotecária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Izamar da Silva Freitas, UNESP - Faculdade de Odontologia de Araçatuba

Diretora da Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Unversidade Estadual Paulista - FOA-UNESP

Maria Helena Matsumoto Komasti Leves, UNESP - Faculdade de Odontologia de Araraquara

Diretora da Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Araraquara da Unversidade Estadual Paulista - FOAr-UNESP

Clarice Siqueira Gusso, UFPR

Diretora da Biblioteca de Ciências da Saúde - Sede Botânico da Unversidade Federal do Paraná - UFPR

Referências

BORGES, M. E. N. A informação como recurso gerencial das organizações na sociedade do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 2, p. 181-188, maio/ago. 1995.

CARVALHO, T. Parâmetros para análise ambiental da sub-rede nacional de informação em ciências da saúde oral. 1999. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 1999.

DIAS, M. M. K; BELLUZZO, R. C. B. Gestão da informação em ciência e tecnologia sob a ótica do cliente. Bauru: EDUSC, 2003. 184 p.

GUIMARÃES, E. M. P. Sistema de informação em saúde. Disponível em: < www.enf.ufmg.br/disciplinas/sisinfosaude.ppt>. Acesso em: 24 mar. 2005.

LIMA, V. M. A. Terminologia, comunicação e representação documentária.1998.116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

Downloads

Publicado

2006-03-16

Como Citar

CARVALHO, T. de; RAMOS, L. M. S. V.; BOCCATO, V. R. C.; FONTES, C. de A.; ANDRADE, V. S.; SANTOS, C. I. dos; FREITAS, I. da S.; LEVES, M. H. M. K.; GUSSO, C. S. A trajetória do Sistema de Informação Especializado na área de Odontologia (SIEO): antecedentes e ações futuras. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 84–98, 2006. DOI: 10.20396/rdbci.v3i2.2046. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2046. Acesso em: 23 jan. 2022.

Edição

Seção

Comunicação