A informação científica e tecnológica brasileira no âmbito da Sociedade da Informação: uma análise das iniciativas governamentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v2i2.2063

Palavras-chave:

Sociedade da informação, Informação científica e tecnológica, Políticas públicas, Livro verde, Livro branco

Resumo

Aborda as iniciativas governamentais referentes à gestão da Informação Científica e Tecnológica (ICT) brasileira no âmbito da Sociedade da Informação a partir da leitura crítica de quatro publicações oficiais (Livro Verde da Sociedade da Informação no Brasil; Livro Branco: Ciência, Tecnologia e Inovação; Ciência e Tecnologia para a construção da Sociedade da informação; e Contribuição para políticas de Informação Científico-Tecnológica). Traz ainda um breve retrospecto histórico da comunicação científica e, mais restritamente, da política brasileira da ICT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Mascarenhas e Silva, PUC/CAMPINAS

Doutor em Ciência da Informação (Universidade de São Paulo - USP (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPE (PPGCI/UFPE). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: informação científica e tecnológica, bases de dados, organização da informação,indicadores científicos. Ministra disciplinas nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Gestão da Informação e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPE). Atualmente é coordenador do Grupo de Trabalho - GT7 (Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação) da ENANCIB

Referências

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Livro Branco: ciência, tecnologia e inovação. Brasília: MCT, 2002.

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Ciência e Tecnologia para a construção da Sociedade da Informação. Brasília: MCT, 1999.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). A pesquisa no Brasil: Perfil da pesquisa no Brasil e hierarquização dos grupos de pesquisa a partir dos dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 1997.

CNI; SENAI. Demanda por informação tecnológica pelo setor produtivo: pesquisa 1996. Rio de Janeiro: CNI, DAMPI: SENAI, CIET, 1996.

DIAS, M. M. K. O gerenciamento de unidades de informação tecnológica sob o enfoque da gestão da qualidade: do estudo das percepções e reações dos clientes ao desenho de novas condutas, 2001. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

GASPARI, E. O único banco que não dá certo é o de teses. Jornal da Ciência, n. 1967, fev. 2002. Disponível em: <http://www.jornaldaciencia.org.br/index.jsp.>. Acesso em: 15 out. 2002.

GOMES, M. N. G. de; CANONGIA, C.(Org.). Contribuição para políticas de ICT. Brasília: IBICT, 2001.

LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

MATHIAS, P. Who unbound Prometheus? In: MATHIAS, Peter (ed.). Science and Society 1600-1900. Cambridge: Cambridge University Press, 1972, p. 54-79.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MORIN, E. Ciência com consciência. 6. ed. rev. mod. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

SANTOS, R. N. M. dos. Informação estratégica e empresa: o discurso à prova dos fatos. DataGramaZero, jun. 2001, v. 2, n. 3. Disponível em: < http://www.dgzero.org/jun01/F_I_art.htm>. Acesso em: 10 maio 2003.

TAKAHASHI, T (org.). Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

WEISMAN, H. M. Information Systems, services and centers. New York: Becker & Hayes, 1972.

WERSIG, G. Information Science: the study of postmodern knowledge usage. Information Processing and Management, v. 29, n. 2, p. 229-239, 1993.

Downloads

Publicado

2005-02-03

Como Citar

SILVA, F. M. e. A informação científica e tecnológica brasileira no âmbito da Sociedade da Informação: uma análise das iniciativas governamentais. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 18–30, 2005. DOI: 10.20396/rdbci.v2i2.2063. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2063. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos