Capacitação do bibliotecário como mediador do aprendizado no uso de fontes de informação

  • Maria Matilde Kronka Dias UFSCAR
  • Regina Célia Baptista Belluzzo Universidade Sagrado Coração
  • Fábio Assis Pinho UNESP/Marília
  • Daniela Pires UFSCAR
Palavras-chave: Capacitação de equipes bibliotecárias. Mediação do aprendizado. Fontes de informação

Resumo

O artigo trata da formação em serviço do bibliotecário como mediador do aprendizado no uso de fontes de informação. Apresenta uma proposta metodológica para capacitação de equipes bibliotecárias visando a orientação e implementação de atividades que possam contribuir para que as bibliotecas se tornem espaços maximizados de aprendizado, qualificando-as como mediadoras desse processo. Demonstra que as mudanças de comportamento, com base em metodologias científicas, contribuirão para o desenvolvimento do trabalho cooperativo e ações que favoreçam a qualidade e produtividade dos serviços bibliotecários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Matilde Kronka Dias, UFSCAR
Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos(1971), especialização em Organização de Arquivo pela Universidade de São Paulo(1985), especialização em Biblioteconomia Médica pelo Organização Mundial da Saúde - BIREME(1972), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo(1994) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo(2001). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Atuando principalmente nos seguintes temas:unidade de informação tecnológica, gestão da qualidade, serviço ao cliente.
Regina Célia Baptista Belluzzo, Universidade Sagrado Coração
Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1966), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (1972), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UNESP-Marília, integrante da Linha de Pesquisa " Gestão, Mediação e Uso da Informação" e do Programa de Pós-Graduação em TV Digital: Informação e conhecimento (UNESP-Bauru), integrante da Linha de Pesquisa " Gestão da Informação e Comunicação para Televisão Digital".Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Qualidade Em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: competência em informação, bibliotecas universitárias, gestão da informação, sociedade do conhecimento.
Fábio Assis Pinho, UNESP/Marília
Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação, atuando nos cursos de Graduação em Biblioteconomia, em Gestão da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal de Pernambuco. Possui Graduação (2002) em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi Subchefe (2009-2011) e Chefe (2011-2013) de Departamento. É Líder do Grupo de Pesquisa: Organização e Representação do Conhecimento, Conselheiro Fiscal da ISKO International Society for Knowledge Organization (Brasil), Vice Coordenador do GT2 da ANCIB, Editor Geral da IRIS - Revista de Informação, Memória e Tecnologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE. Tem interesse nas linhas de pesquisa de Organização e Representação do Conhecimento e Memória da Informação Científica e Tecnológica.
Daniela Pires, UFSCAR
É mestranda em Informatica para Saúde pela UNIFESP, especialista em Consultoria e Tecnologia Web pela Impacta Tecnologia(2010). Atualmente é professora na FMU - Faculdades Metropolinas Unificadas e atua como programadora web autonoma. Tem experiência na área de Informática para Internet, com ênfase em Programação Web, atuando principalmente nos seguintes temas: Programação de sistemas web em PHP/MYSQL, ASP.NET C#/SQLServer, FLASH, Webdesign com XHTML Tabless,CSS e Marketing Digital. 

Referências

BELLUZZO, R. C. B. Da capacitação de recursos humanos à gestão da qualidade em bibliotecas universitárias: paradigmas teórico-prático para ambiente de serviço de referência e informação. 1995. 259 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

CHIAVENATO, I. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. São Paulo: Atlas, 1999. 161 p.

CHIAVENATO, I. Gerenciando pessoas: como transformar gerentes em gestores de pessoas. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. 271 p.

DIAS, M. M. K.; BELLUZZO, R. C. B. Gestão da informação em ciência e tecnologia sob a ótica do cliente. Bauru: EDUSC, 2003. 184 p.

DUDZIAK, E. A. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, jan./abr. 2003.

MARTUCCI, E. M. O conhecimento prático do bibliotecário de referência. 1998. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1998.

SILVA, E. L. da.; CUNHA, M. V. da. A formação profissional no século XXI: desafios e dilemas. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 3, p. 77-82, set./dez. 2002.

SILVA, E. T. A dimensão pedagógica do trabalho do bibliotecário. In: _________. Leitura na escola e na biblioteca. 4. ed. Campinas: Papirus, 1993.

Publicado
2004-12-15
Como Citar
Dias, M. M. K., Belluzzo, R. C. B., Pinho, F. A., & Pires, D. (2004). Capacitação do bibliotecário como mediador do aprendizado no uso de fontes de informação. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 2(2), 1-16. https://doi.org/10.20396/rdbci.v2i1.2070
Seção
Artigos