Participação do bibliotecário na criação e planejamento de projetos de softwares: o envolvimento com a tecnologia da informação

  • Gisele Vasconcelos Dziekaniak Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Biblioteconomia. Tecnologia da informação. Gerenciamento da informação. Softwares para bibliotecas. Bibliotecários - Postura

Resumo

Evidencia a ausência de interdisciplinaridade entre a Biblioteconomia e Tecnologia da Informação (TI), no que tange tratamento de acervos digitais e híbridos, bem como a necessidade da participação do bibliotecário em projetos de softwares livres para bibliotecas. Aponta as mazelas relacionadas à aquisição de softwares proprietários pelas bibliotecas. Defende a redefinição de metodologias acerca das técnicas de indexação e a necessidade da ruptura contemplativa na postura do bibliotecário; o que agilizaria e modificaria processos, contribuindo na tomada de decisão em busca do tratamento e da qualidade na disseminação e recuperação da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gisele Vasconcelos Dziekaniak, Universidade Federal de Santa Maria

Referências

ALMEIDA JUNIOR, O. F. de. Sociedade e biblioteconomia. São Paulo: Polis/APB, 1997.

ALVARENGA, L. A teoria do conceito revisitada em conexão com ontologias e metadados no contexto das bibliotecas tradicionais e digitais. Datagramazero, 1998. Disponível em: < http://www.dgzero.org/dez01/F_1_art.htm> Acesso em: 22 fev. 2002.

BARRETO, A. de A. O tempo e o espaço da ciência da informação. Transinformação, v. 14, n. 1, 17-24, 2002.

BARSOTTI, R. A informática na biblioteconomia e na documentação. São Paulo: Polis/APB, 1990.

BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J.; PASSERON, J. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. Petrópolis: Vozes, 1999.

CORTE, A. R.; ALMEIDA, I. M. de (Org.). Avaliação de softwares para bibliotecas e arquivos. 2a ed. São Paulo: Polis, 2002.

GALVÃO, M. C. B. Construção de conceitos no campo da ciência da informação. Ciência da Informação, v. 27, n. 1, 1998. Disponível em: < http://www.ibict.br/cionline> Acesso em: 10 de out. de 2002.

GOMES, H. E. (Org.) Ciência da informação ou informática? Rio de Janeiro: Ed. Calunga, 1980.

LE COADIC, Y. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

LUCAS, C. R. A organização do conhecimento e tecnologia da informação. Transinformação, v. 8, n. 1, 1996.

ROWLEY, J. Informática para bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 1994.

_______. A biblioteca eletrônica. 2a ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2002.

SILVEIRA, S. A. da; CASSINO, J. (Org). Software livre e inclusão digital. São Paulo: Conrad, 2003.

SOUZA, F. das C. de. O sistema profissional bibliotecário brasileiro: sua capacidade de responder às mudanças do ambiente político e econômico no início do século XXI; uma abordagem sob a perspectiva da ação comunicativa. Encontros Bibli: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 10, 2002. Disponível em: < http://www.ced.ufsc.br/bibliote/encontros/bibli10/raimundo.rtf> Acesso em: 22 mar.

Publicado
2004-12-15
Como Citar
Dziekaniak, G. V. (2004). Participação do bibliotecário na criação e planejamento de projetos de softwares: o envolvimento com a tecnologia da informação. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 2(2), 37-56. https://doi.org/10.20396/rdbci.v2i1.2072
Seção
Artigos