Resumo
Os catálogos de biblioteca têm se constituído como importante recurso para o resgate da história do livro e dos processos de produção, circulação e das práticas leitoras em diferentes lugares e por públicos distintos. Apresenta-se o catálogo da biblioteca do Gabinete Português de Leitura do Maranhão, destacando a trajetória do livro no Maranhão no período oitocentista, como forma de compreender o processo de circulação e finalidades desse bem cultural; a história do Gabinete Português de Leitura, pontuando suas normas, finalidades e critérios normativos para os associados; e a análise do catálogo da Biblioteca desse instituto, destacando a classificação e ordenação dos livros, bem como as principais classes consultadas. Constata-se que este catálogo foi elaborado como forma de desenvolver estratégias de controle e consulta ao acervo, além de verificar a natureza das obras e indicar as leituras permissivas na biblioteca.
Referências
ABBEVILLE, Claude d. Historia da Missão dos Padres Capuchinos na ilha do Maranhão e terras circunvizinhas (1614). 2. ed. São Paulo: Livraria Martins, 1945.
ALMANAK administrativo, mercantil e industrial. São Luís: tipografia do publicador, 1866.
ALMANAK administrativo, mercantil e industrial. São Luís: tipografia do publicador, 1866. p. 98-99.
ANDRADE, Olympio de Souza. O livro brasileiro – progressos e problemas numa visão de conjunto. Revista do livro, v.12, n. 37, p. 11-53, abr.- jun, 1969.
BATTLES, Matthew. A conturbada historia das bibliotecas. São Paulo: Planeta do Brasil, 2003.
BRAGA, Maria de Fátima Almeida. Práticas informacionais e sociedade da informação na Biblioteca Pública Benedito Leite. 200. 176 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2002.
BUONOCORE, Domingo. Diccionario de Bibliotecologia. Buenos Aires Marymar, 1976.
CASTELLANOS, Samuel Luis Velásquez. Memória de leitura de professores e professoras maranhenses no século XX: estudo das primeiras décadas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, 2007.
CASTRO, Cesar Augusto. Leis e regulamentos da Instrução Pública do Maranhão Império (1835-1889). São Luis: EDUFMA, 2009.
CASTRO, Cesar Augusto. Produção e circulação do livro e da leitura no Brasil: dos jesuítas (1550) aos militares (1970). Enc. BIBLI: Rev. Eletrônica de Bibl. Ci. Inform., Florianópolis, n. 20, p. 93-103, 2° semestre de 2005.
CATÁLOGO da Biblioteca do Gabinete Portuguez de Leitura do Maranhão. Maranhão: Tipografia de Frias, em São Luis, 1867.
COSTA, Cássio Reis. MARANHAO-1948. Departamento Estadual de Estatística. São Luís: IBGE, 1948.
DIAS, Gonçalves. Relatório da Instrucção Pública. In: PRIMITIVO, Moacyr. Instrução Pública no Império. São Paulo: Martins Fontes, 1973, v. 2.
ESTATUTO provisório do Gabinete Portuguez de Leitura do Maranhão. Maranhão: I. C. M. Cunha Torres, 1853.
FARIA, Maria Isabel ; PERICÃO, Maria da Graça. Dicionário do livro:
Da Escrita ao Livro Eletrônico. São Paulo: EDUSP, 2008.
GAFTON, Anthony. As origens trágicas da erudição: pequeno tratado sobre a nota de rodapé. Campinas: Papirus, 2006.
HALLEWELL, Laurence. O Livro no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2005.
JACOB, Christian. Prefácio. In: Baratin, Marc JACOB, Christian. O poder das bibliotecas – a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2000.
MARQUES, César Augusto. Dicionário histórico - geográfico da província do Maranhão. 3. ed. [São Luis] : SUDENE, 1970
MARQUES, César Augusto. Breve noticia sobre a Província do Maranhão. São Luís: [s.n.] 1876.
MORAES, Jomar. Guia histórico da biblioteca pública Benedito Leite. São Luís: FUNC, 1973.
MORAES, Rubem Borba de. Livros e bibliotecas no Período Colonial. Brasília: Briquet de Lemos, 2006.
ONG, Walter. Oralidade e cultura escrita- a tecnologização da palavra. Campinas: Papirus, 2005.
PINHEIRO, Ana Luiza Ferreira. Caminhos e descaminhos da Biblioteca pública da Província do Maranhão. São Luís: [s.n.], 2004.
PUBLICADOR MARANHENSE. São Luís: tip. de I. J. Ferreira, 26 nov. 1834.
PUBLICADOR MARANHENSE. São Luis: tip. de I. J. Ferreira, n. 53, 1857.
PUBLICADOR MARANHENSE. São Luís: tip. de I. J. Ferreira, n. 57, 1871.
REVISTA ELEGANTE, São Luís: tip. de I. J. Ferreira, n. 2, 1896.
SHENEIDER, Otto. A mais antiga livraria do Brasil. Revista do Livro, v. 5, n.15, abr. jun, p. 23-27, 1957.
SILVA, Diana Rocha da. Recomeço de uma história:percurso histórico e a recriação da Biblioteca Publica na Primeira Republica. 2008. 102 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Maranhão, 2008. 102 p.
VIDAL, Diana Gonçalves. O exercício disciplinado do olhar livros, leituras e praticas de formação docente no Instituto de educação Federal (1932-1937). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de educação da Universidade de são Paulo, 1995.
VIVEIROS, Jerônimo de. Historia do comércio do Maranhão (1612-1895). São Luís: Associação Comercial do Maranhão, 1954.
A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação / Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação / Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.