Banner Portal
Subsídios para o planejamento estratégico em bibliotecas públicas: estudo de caso na Biblioteca Municipal de Palhoça/SC
PDF

Palavras-chave

Planejamento estratégico. Bibliotecas públicas. Diagnóstico – Bibliotecas públicas

Como Citar

KLÖPPEL, Jéssica Vilvert; SPUDEIT, Daniela. Subsídios para o planejamento estratégico em bibliotecas públicas: estudo de caso na Biblioteca Municipal de Palhoça/SC. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 386–403, 2015. DOI: 10.20396/rdbci.v13i2.8635037. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8635037. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico ambiental que sirva de subsídio para um planejamento estratégico em bibliotecas públicas e nesse trabalho foi relatada a aplicação na Biblioteca Pública Municipal de Palhoça Guilherme Wiethorn Filho. Caracteriza-se como pesquisa aplicada, exploratória e descritiva por procurar interferir na realidade da unidade de informação e ser uma maneira de conhecer e descrever o objeto de estudo com profundidade. O tratamento dos dados foi feito de acordo com a análise de conteúdo proposta por Bardin (2009), resultando na distribuição dos dados em seis categorias: função da Biblioteca Pública; gestão da Biblioteca; relação com a Prefeitura Municipal; estrutura física; acervo; e serviços. A partir do diagnóstico foi definido o mandato; a missão; os pontos fortes e fracos; as oportunidades e ameaças; as questões estratégicas; os obstáculos; e as propostas estratégicas adequadas. Ressalta-se a importância do planejamento estratégico para as bibliotecas públicas principalmente por conviverem com recursos limitados e atenderem um público heterogêneo com diversos perfis de usuários. Espera-se que esse trabalho sirva de referência para a construção de diretrizes e ações para outras bibliotecas públicas.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v13i2.8635037
PDF

Referências

ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. ,rev. e ampl. Brasília, DF: Lemos Informação e Comunicação, 2005.

BARBALHO, Célia Regina Simonetti; BERAQUET, Vera Silvia Marão. Planejamento estratégico para unidades de informação. São Paulo: Polis, 1995.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. rev. atual. Lisboa: Edições 70, 2009.

BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues; SUAIDEN, Emir José. O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e conhecimento no contexto da ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n.4, p.29-41, out./dez. 2011.

BRASIL. LEI Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Diário Oficial [da] União : edição extra. Brasília, DF, 18 nov. 2011. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm>

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 10. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2006.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Coordenadoria do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Biblioteca pública: princípios e diretrizes. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Dep. de Processos Técnicos, 2000.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Coordenadoria do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Biblioteca pública: princípios e diretrizes. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Dep. de Processos Técnicos, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

IFLA. UNESCO. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre biblioteca públicas. 1994. Disponível em: < http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm> Acesso em: 27 fev. 2013.

KOTLER, Philip. Marketing para organizações que não visam o lucro. São Paulo: Atlas, 1978.

MACIEL, Alba Costa; MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

MILANESI, Luís. A casa da invenção: biblioteca centro de cultura. 4. ed. rev. ampl. Cotia: Ateliê, 2003.

MILANESI. Ordenar para desordenar: centros de cultura e bibliotecas públicas. São Paulo: Brasiliense, 1986.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PAULO, Erli. Biblioteca Pública Municipal De Palhoça Guilherme Wiethorn Filho: 30 anos construindo sua história. 2005. Monografia (especialização) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Curso de Especialização em Gestão de Bibliotecas, Florianópolis, 2005.

ROMANI, Claudia; BORSZCZ, Iraci (orgs.). Unidades de informação: conceitos e competências. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.

SANTOS, Paloma Maria; BERNARDES, Marciele Berger; ROVER, Aires José. Teoria e prática de governo aberto: lei de acesso à informação nos executivos municipais da Região Sul. Florianópolis: Funjab, 2012.

TAKAHASHI, Tadao (org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.