O Card Sorting no ensino de biblioteconomia: uma experiência em sala de aula

  • Viviane de Oliveira Solano Universidade Federal de Minas Gerais Embrapa Pantanal
  • Janicy Aparecida Pereira Rocha Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Card Sorting. Organização da informação. Categorização. Ensino. Relato de experiência

Resumo

Este artigo demonstra a experiência na aplicação da técnica do Card Sorting em sala de aula no âmbito de duas disciplinas da graduação em Biblioteconomia, na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais: Modelagem conceitual a partir dos princípios de Ranganathan e Arquitetura de informação e acessibilidade digital. Foram utilizados os aportes da categorização no contexto da Organização da Informação, salientando elementos que subsidiam a discussão em torno do delineamento do Card Sorting. Percebeu-se que é importante o entendimento e domínio da técnica supracitada para os profissionais da informação atuarem no tratamento, categorização e organização da informação em ambientes informacionais digitais como também, na estruturação do fluxo navegacional nesses ambientes. Do ponto de vista do ensino de Biblioteconomia e Ciência da informação, a experiência mostrou o potencial de uma prática interdisciplinar, na execução de trabalhos integrativos e de parceria entre diferentes disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Viviane de Oliveira Solano, Universidade Federal de Minas Gerais Embrapa Pantanal
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras (2010). Atualmente é bibliotecária da Embrapa Pantanal. Pós- graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (Mestrado em andamento). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.
Janicy Aparecida Pereira Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais
Bacharel em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Guanhães (2010). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG. Seus interesses de pesquisa relacionam-se aos seguintes temas: Interação Humano-Computador; Avaliação de Sistemas de Informação; Engenharia de Software; Acessibilidade Web; Usuários da Informação; Comportamento Informacional; Cognição/Ação Situada; Cognição Distribuída; Arquitetura da Informação; Inclusão Digital.

Referências

ALVARENGA, L. Representação do conhecimento na perspectiva da ciência da informação em tempo e espaços digitais. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 18-40, 2003.

CAMPOS, M. L. de A.; GOMES, H. E. Organização de domínios de conhecimento e os princípios ranganathianos. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 150-163, jul./dez. 2003.

COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000, 182 p.

CYBIS, W.; BETIOL, A. H.; FAUST, R. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. São Paulo: Novatec Editora. 2007.

DAVIES, R. Hierarchical Card Sorting: a tool for qualitative research. Disponível em: < http://www.mande.co.uk/docs/hierarch.htm>. Acesso em: 18 jun.2014.

FARIA, M. M. de. Card Sorting: noções sobre a técnica para teste e desenvolvimento de categorizações e vocabulários. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.7, n.2, p.1-9, jan./jun. 2010.

GRAHAM, I. UML Tutorial. 2007. Disponível em: < http://uml-tutorials.trireme.com/>. Acesso em: 16 jun. 2014.

HUDSON, W. Card Sorting. In: SOEGAARD, M.; DAM, R. F. (Ed.). The Encyclopedia of Human-Computer Interaction. 2nd ed. Aarhus, Denmark: The Interaction Design Foundation, 2013. Disponível em: < http://www.interaction-design.org/encyclopedia/card_sorting.html>. Acesso em: 10 maio 2014.

NIELSEN, J. Card Sorting: how many users to test. 2004. Disponível em: < http://www.useit.com/alertbox/20040719.html>. Acesso em: 16 jun. 2014.

ORTEGA, C. D. Contexto de desenvolvimento da Organização da Informação, com enfoque para a Catalogação.Perspectivas em Ciência da Informação, v.18, n.2, p.182-215, abr./jun. 2013.

PADOVANI, S.; RIBEIRO, M. A. Card Sorting: adaptação da técnica para aplicação ao design de sistemas de informação não digitais. Revista Brasileira de Design da Informação , São Paulo, v. 10, n. 3, p. 293 - 312, 2013.

ROCHA, Janicy Aparecida Pereira; SOLANO, Viviane de Oliveira. 2014. Altura: 1024 pixels. Largura: 768 pixels. 300 dpi. 32 BIT CMYK. 1,36 Mb. Formato PNG. Registros de sala de aula.

RODRIGUES, M. E. F.; CAMPELLO, B. S. (Org.) A (re) significação do processo de ensino/aprendizagem em Biblioteconomia e Ciência da Informação: novas abordagens didático-pedagógicas. Niterói, RJ: Intertexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2004. 142p.

ROSENFELD, L.; MORVILLE, P. Information Architecture for the World Wide Web. 3ed. Sebastopol: O'Reilly, 2006. 528 p.

SÁ, M. I. da F. e. O ensino da disciplina de arquitetura de informação: uma aplicação da técnica de Card Sorting. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA,

DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25, 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em: < http://portal.febab.org.br/anais/article/view/1475>. Acesso em: 10 maio 2014.

SANTA ROSA, G.; MORAES, A. de. Design participativo. Rio de Janeiro: Rio Books, 2012. 169 p.

SILVA, A. da; LIMA, G. Revista Interamericana de Bibliotecología. Medellín (Colômbia), v. 34, n. 3, p. 301-312, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. PPGCI/UFMG. Resolução n. 05 de 20 de setembro de 2013. Regulamenta o estágio docente de alunos vinculados ao PPGCI/UFMG. Disponível em < http://ppgci.eci.ufmg.br/o-programa/resolucoes/resolucao-no-03-2013-estagio-docente.pdf/at_download/file>. Acesso em: 01 jun. 2014.

VILELA, R. S. de S., CARVALHO, K. M. de, FAGUNDES, F. Utilização do Card Sorting na implementação de um sistema de Balanced Scorecard para instituições de ensino superior. In: ENCONTRO DE ESTUDANTES DE INFORMÁTICA DO TOCANTINS, 11., 2009, Palmas. Anais... Palmas: Centro Universitário Luterano de Palmas, 2009. p. 233-243. Disponível em: < http://www3.ulbra-to.br/eventos/encoinfo/2009/Anais/Utilizacao_do_Card_Sorting_na_Implementacao_de_um_Sistema_de_Balanced_Scorecard_para_Instituicoes_de_Ensino_Superior.pdf >. Acesso em: 6 jun. 2014

Publicado
2015-05-31
Como Citar
Solano, V. de O., & Rocha, J. A. P. (2015). O Card Sorting no ensino de biblioteconomia: uma experiência em sala de aula. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 13(2), 404-417. https://doi.org/10.20396/rdbci.v13i2.8635040
Seção
Relato de Experiencia