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O Card Sorting no ensino de biblioteconomia: uma experiência em sala de aula
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Palavras-chave

Card Sorting. Organização da informação. Categorização. Ensino. Relato de experiência

Como Citar

SOLANO, Viviane de Oliveira; ROCHA, Janicy Aparecida Pereira. O Card Sorting no ensino de biblioteconomia: uma experiência em sala de aula. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 404–417, 2015. DOI: 10.20396/rdbci.v13i2.8635040. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8635040. Acesso em: 8 nov. 2024.

Resumo

Este artigo demonstra a experiência na aplicação da técnica do Card Sorting em sala de aula no âmbito de duas disciplinas da graduação em Biblioteconomia, na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais: Modelagem conceitual a partir dos princípios de Ranganathan e Arquitetura de informação e acessibilidade digital. Foram utilizados os aportes da categorização no contexto da Organização da Informação, salientando elementos que subsidiam a discussão em torno do delineamento do Card Sorting. Percebeu-se que é importante o entendimento e domínio da técnica supracitada para os profissionais da informação atuarem no tratamento, categorização e organização da informação em ambientes informacionais digitais como também, na estruturação do fluxo navegacional nesses ambientes. Do ponto de vista do ensino de Biblioteconomia e Ciência da informação, a experiência mostrou o potencial de uma prática interdisciplinar, na execução de trabalhos integrativos e de parceria entre diferentes disciplinas.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v13i2.8635040
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