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Serviços de informação e o 'usuário interno': necessidades de competências informacionais
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Serviços de informação e o 'usuário interno': necessidades de competências informacionais

Palavras-chave

Estudo de usuário. Necessidade de informação. Usuário interno. Competência informacional.

Como Citar

GOMES, Micarla do Nascimento; ARAÚJO, Claudialyne da Silva. Serviços de informação e o ’usuário interno’: necessidades de competências informacionais. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 579–593, 2015. DOI: 10.20396/rdbci.v13i3.8639489. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8639489. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Descreve a busca e uso da informação por parte dos usuários como sendo uma das motivações às bibliotecas para evoluir os serviços por ela prestados, seja na adaptação ou reestruturação de sua missão. Destaca que atualmente as bibliotecas não estão exclusivamente centradas na guarda e na disseminação da informação. A pesquisa objetivou verificar as necessidades de informação de uma categoria especifica de usuários, os ‘usuários internos’. Identifica esta classe composta por profissionais atuantes nas bibliotecas universitárias, e que demandam informação para suas atividades laborais. Descreve a necessidade de informação para fins: práticos; profissionais e intelectuais. Analisa a tríade de finalidades nas quais, o ‘usuário interno’ busca e usa a informação. Metodologicamente o estudo possui abordagem quanti/qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista. Tem como sujeitos 18 “bolsistas de apoio técnico” da Biblioteca Central Zila Mamede/UFRN; a quem o fito da pesquisa é factual. Conclui-se que apesar de haver uma satisfação da busca do desempenho profissional destes usuários, é necessário que exista um fluxograma de atividades incluindo a rotatividade em tempo determinado. Sugere que a resolução da “bolsa de apoio técnico” tenha descritas as atividades dos “bolsistas” com exatidão para que tanto “bolsista” como a instituição que necessite do auxílio deste nas atividades, saibam suas reais atribuições.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v13i3.8639489
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