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O conhecimento na perspectiva da construção social
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Palavras-chave

Gestaão do conhecimento
Redes sociais
Bibliotecas

Como Citar

FERREIRA, Liliane Juvência Azevedo; ALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende; MARTINS, Dalton Lopes. O conhecimento na perspectiva da construção social: as redes sociais e a gestão do conhecimento em ambientes organizacionais de bibliotecas. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 68–89, 2016. DOI: 10.20396/rdbci.v14i1.8640994. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8640994. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

A Gestão do Conhecimento constitui-se em um complemento na administração organizacional. Entre outras características, reconhece os fluxos informais de informação, cujo tratamento requer o uso de tecnologias, promovendo a criação, armazenamento e transferência do conhecimento. As Redes Sociais, neste contexto, representam os atores que criam, geram e disseminam esse conhecimento, reforçando a ideia de que o conhecimento organizacional se estabelece a partir da construção social. Este trabalho é um ensaio teórico cujo objetivo é apresentar algumas concepções que aproximam as temáticas Gestão do Conhecimento e Redes Sociais. Constitui-se em uma pesquisa exploratória, por meio de revisão bibliográfica. Os resultados apontam que tais abordagens têm contribuído à Ciência da Informação e que podem ser aplicadas em ambientes organizacionais, tais como de bibliotecas. E a metodologia de Análise de Redes Sociais pode ser uma importante aliada na promoção destes estudos.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v14i1.8640994
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Referências

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