Resumo
O objetivo do presente trabalho é demonstrar importância do tema estudado, mediante pesquisa bibliográfica empreendida, tendo como objeto, pesquisas que empregaram os termos “Movimento Social” e “Catadores de Materiais Recicláveis” e seus respectivos correlatos, na base de dados CAPES, no período compreendido entre os anos de 2010 a 2012. Para isso foi indispensável conceituar ambos os termos, por meio de publicações com reconhecimento científico atestado. A pesquisa bibliométrica apontou para as peculiares das publicações e permitiu uma análise pormenorizada da justificativa sobre a importância da temática movimento social de catadores de materiais recicláveis no campo científico, conceituado no trabalho como ferramenta de divulgação e reivindicação de direitos sociais, por ora renegados pela sociedade brasileira, cuja desigualdade social alimenta a exclusão.
Referências
GOHN, M. G. M. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997.
GUTIERREZ, R. F. e ZANIN, M. Empreendimentos econômicos de catadores de resíduos e legislações vigentes: avanços e limites. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v.4, n.2, ed. esp., p.113-121, dez./2011.
FERREIRA, E. Dinâmicas de apropriação do conhecimento por famílias de catadores de material reciclável: políticas públicas, projetos e tecnologias sociais. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES (2002). Disponível em http://www.mtecbo.gov.br. Acesso em: 13 nov. 2014.
MNCR: MOVIMENTO NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. Disponível em: http://www.mnrc.org.br. Acesso em: 13 nov. 2014.
A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação / Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação / Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.