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O profissional da informação e a dramaturgia infantil: estudo sobre a produção científica em periódicos da ciência da informação entre 2000 e 2011
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Palavras-chave

Profissional da informação. Bibliotecário. Teatro. Artes. Literatura infantil. Ficção.

Como Citar

CALDIN, Clarice Fortkamp; SOARES, Deyse. O profissional da informação e a dramaturgia infantil: estudo sobre a produção científica em periódicos da ciência da informação entre 2000 e 2011. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 308–323, 2017. DOI: 10.20396/rdbci.v15i2.8645327. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8645327. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Trata da produção científica em periódicos sobre a atuação do profissional da informação na dramaturgia infantil no período compreendido entre 2000 e 2011. A Ciência da Informação é uma ciência social. Como tal, deve voltar-se para a sociedade (mundo dos homens) e aplicar todas as formas de conhecimento (entre eles o artístico).  Esse artigo tem como objetivo investigar, por meio da produção bibliográfica na área de Ciência da Informação, o envolvimento dos bibliotecários em especial e dos profissionais da informação com a dramaturgia infantil. A pesquisa foi exploratória, qualitativa, com o uso da analise bibliográfica como técnica para a coleta de dados. O pequeno número de artigos encontrados indica que o profissional da informação necessita às vezes extrapolar os limites da técnica e adentrar no terreno da arte, da expressividade. Há que mesclar ações profissionais/científicas com ações profissionais/artísticas. Lembra-se que a arte sempre foi precursora da ciência, da técnica e da tecnologia. Concluiu-se: os profissionais da informação precisam estar cientes do impacto da dramaturgia no imaginário infantil.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i2.8645327
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