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As percepções e práticas de publicação em acesso aberto dos pesquisadores de dois programas de pós-graduação em engenharia
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Palavras-chave

Acesso à informação. Bases de dados de texto completo. Publicação. Pesquisador.

Como Citar

FURNIVAL, Ariadne Chloe; GUIRRA, Daniel Andre Rigo. As percepções e práticas de publicação em acesso aberto dos pesquisadores de dois programas de pós-graduação em engenharia. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 469–488, 2017. DOI: 10.20396/rdbci.v15i2.8646398. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646398. Acesso em: 8 out. 2024.

Resumo

Apresenta os resultados de um estudo que buscou conhecer as práticas e percepções de pesquisadores credenciados em dois programas de pós-graduação em engenharia avaliados com nota sete pela CAPES, em relação à publicação em canais de acesso aberto comparado com aqueles restritos, de assinatura.  Foi usada uma abordagem metodológica mista. Dados de publicação referentes ao período 2008 a 2012 foram levantados e tabulados dos currículos Lattes dos pesquisadores usando os softwares ScriptLattes e VantagePoint respectivamente. Os 212 títulos de revistas científicas e os 561 artigos identificados dessa fase foram daí pesquisados em outras plataformas como o SciELO, DOAJ, SHERPA/ROMEO, Google Acadêmico e o próprio Repositório Institucional da instituição dos programas de pós-graduação para verificar a proporção de artigos publicados disponível em acesso aberto. Concomitantemente a esses levantamentos quantitativos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 dos pesquisadores dos dois programas para identificar suas percepções em relação à publicação em geral e especificamente em acesso aberto, e em repositórios abertos. Dos dados quantitativos levantados, foi verificado que apenas 25,8% dos artigos publicados do primeiro programa de pós e 23,3% do segundo são disponíveis em acesso aberto. No entanto, nas entrevistas, a maioria dos autores apoia o acesso aberto, embora manifestem pouco conhecimento sobre a via verde, ou os repositórios abertos, incluindo aquele da sua própria instituição, como também desconhecem o caminho complementar de se publicar primeiramente em revistas de alto impacto com o posterior arquivamento do mesmo artigo no repositório, no término do eventual tempo de embargo da editora.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i2.8646398
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