Editorial: Preservação digital e sua prática nos diversos campos dos saberes

Palavras-chave: Biblioteconomia-Editorial. Ciência da Informação-Editorial

Resumo

Nesse número, trazemos como temática “Preservação digital e sua prática nos diversos campos dos saberes” com o propósito de enriquecer e contribuir para as iniciativas e práticas sobre a preservação digital brasileira, em grande parte promovida pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – Rede Cariniana...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas
Bacharelado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas [1991]. Mestrado [2002] e Doutorado [2008] em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde também atuou como Diretor Técnico de Serviços [1995-2013]. Pós-Doutorado em Divulgação Científica pela Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas [2012]. Concluiu também pela Universidade Estadual de Campinas, o curso de Especialização de Desenvolvimento Gerencial em Instituições Públicas [2008]. Foi bolsista-visitante (consultor) atuando junto ao CCN, ISSN e Rede Latindex na Coordenação de Atendimento a Comunidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia [IBICT]. Editor de duas revistas científicas digitais das áreas de Educação e Biblioteconomia. Possui diversos trabalhos publicados na área. Vice-coordenador nacional do FEPAE - Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação [out. 2013/out. 2015]. Atualmente é editor-coordenador da Edubase (base de dados nacional em educação e áreas afins do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP) há mais 20 anos. Editor do e-LIS (Repository e-prints Library and Information Science), desde fevereiro de 2015. Atua como docente no curso a distância sobre Fontes de indexação para Periódicos Científicos pela Content Mind, desde 2013. Organiza e coordena projetos para elaboração de bibliotecas tradicionais e digitais, bem como bases de dados, construção de portais e periódicos eletrônicos (ferramentas OJS/SEER). Tem experiência na área de Educação, e na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, como também em competência em informação, editoração científica, periódicos eletrônicos científicos, e indexação. Responsável pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas, desde nov. 2014.
Danielle Thiago Ferreira, Universidade Estadual de Campinas
Graduação em Biblioteconomia pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas(1999) e Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação também pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas (2002). É Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP (2007). Atualmente é Diretora da Biblioteca da Área da Engenharia e Arquitetura da Unicamp. Foi Professor da Pontificia Universidade Catolica de Campinas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Profissional da informação - Mercado de trabalho e perfil; Metodologia e Projetos de Pesquisa. É Editora da Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP.

Referências

LOCKSS. Disponível em: <http://www.lockss.org/>. Acesso em: 30 set. 2016.

REDE CARINIANA. Disponível em: <http://cariniana.ibict.br/index.php/inicio>. Acesso em: 30 set. 2016.

REDE DE PESQUISA DRÍADE. Disponível em: <http://cariniana.ibict.br/index.php/gruposde-pesquisas-new>. Acesso em: 30 set. 2016.

Publicado
2016-09-30
Como Citar
Santos, G. C., & Ferreira, D. T. (2016). Editorial: Preservação digital e sua prática nos diversos campos dos saberes. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 14(3), 363-367. https://doi.org/10.20396/rdbci.v14i3.8647113

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>