Identificação de requisitos de qualidade demandados por usuários de biblioteca universitária: um estudo de caso

  • Vítor Vasata Macchi Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0001-8921-9727
  • Andreia Petró da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Cláudia da Costa Leite Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rodrigo Silva Caxias de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Estudo de usuário. Universidade Federal. Biblioteca central.

Resumo

Propõe melhorias relacionadas aos requisitos mais valorizados pelos usuários da Biblioteca Central de uma Universidade Federal identificados a partir de um estudo de usuários. Objetiva identificar o perfil dos usuários que frequentam essa Biblioteca e, também, os requisitos que esses mais valorizam em unidades de informação. Cinco etapas compõem o método de trabalho. São elas: caracterização do cenário; elaboração e aplicação do questionário; identificação do perfil dos usuários; identificação dos requisitos valorizados pelos usuários; e proposição de melhorias à Biblioteca. A metodologia utilizada para identificação dos requisitos é a proposta por Ribeiro et al. (2001). Os resultados indicam que a maioria dos usuários não utiliza o acervo disponível e, também, que as mesas de estudo correspondem ao principal motivo para ida dos usuários à Biblioteca. Os resultados indicam, ainda, que “Infraestrutura” é a categoria mais valorizada pelos usuários da Biblioteca em estudo. Além destes aspectos, os resultados apontam que os requisitos mais valorizados pelos usuários desta Biblioteca são “disponibilizar salas fechadas para trabalhos em grupo”, “disponibilizar computadores para pesquisa” e “disponibilizar rede wi-fi”. As propostas de melhoria se relacionam a esses requisitos. Aponta que o atendimento das propostas listadas pode contribuir para a melhoria da percepção dos usuários com relação aos serviços oferecidos pela Biblioteca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudos de usuários: pluralidade teórica, diversidade de objetos. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, Anais..., São Paulo. 2008. p. 1-14. Disponível em: http://bogliolo.eci.ufmg.br/downloads/ARAUJO%20Enancib%202008.pdf. Acesso em: 18 abr. 2016.

CARVALHO, Isabel Cristina Louzada. A socialização do conhecimento no espaço das bibliotecas universitárias. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.

COUTINHO, Clara Maria Pereira. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática. 2. ed. Coimbra: Almedida, 2014.

FERREIRA, Ângela de Moura. Desdobramento da qualidade em serviços: o caso da biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. 1997. 176 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Engenharia de Produção). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2012.

FERREIRA, Lusimar Silva. Bibliotecas universitárias brasileiras. São Paulo: Pioneira, 1980.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MACIEL, Alba Costa; MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha. Funções na fase de dinamização das coleções. In: MACIEL, Alba Costa; MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick (Coord.) et al. Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

NEVES, Dulce Amélia de Brito; ANDRADE, Wendia Oliveira de. Usuários da informação jurídica: quem são e como funciona o fluxo informacional no âmbito do arquivo da Justiça Federal da Paraíba. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. esp., p. 55-64, 2012. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/14190. Acesso: 18 mar 2016.

RIBEIRO, José Luis Duarte; ECHEVESTE, Márcia Elisa; DANILEVICZ, Ângela de Moura Ferreira. A utilização do QFD na otimização de produtos, processos e serviços. Porto Alegre: FEENG/UFRGS, 2001.

SANZ CASADO, Elías. Estudios de usuarios: conceptos básicos. In: SANZ CASADO, Elías. Manual de estudios de usuários. Madrid: Pirámide, 1994. Cap. 2. p. 19-44.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado
2017-01-31
Como Citar
Silva, V. V. M., Rosa, A. P. da, Leite, A. C. da C., & Sousa, R. S. C. de. (2017). Identificação de requisitos de qualidade demandados por usuários de biblioteca universitária: um estudo de caso. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 15(1), 246-264. https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8648025