O uso de aplicativos de saúde para dispositivos móveis como fontes de informação e educação em saúde

Palavras-chave: Aplicativos móveis. Aprendizagem móvel. Competência informacional. Dispositivos móveis.

Resumo

Os aplicativos para dispositivos móveis são novíssimas fontes de informação utilizadas fortemente por indivíduos hiperconectados, a chamada “geração polegar”, que além do uso recreativo recorre a estas tecnologias móveis em um contexto educacional inovando o esquema de ensino-aprendizagem. O artigo propõe que a biblioteca universitária seja utilizada como um espaço de ensino e incentivo ao uso de dispositivos móveis como ferramentas educativas, visto que o uso em massa de tablets e especialmente de smartphones reforçam o conceito de aprendizagem móvel e ampliam suas possíveis funções dentro do espaço físico da biblioteca. Na realidade de uma biblioteca universitária que tem como público-alvo alunos da área de saúde e, principalmente de Medicina, focaremos nos aplicativos de saúde como fontes de informação, comunicação e educação. Dentro deste cenário de inovações tecnológicas que modificam as formas de acesso e uso de informação científica, o bibliotecário deve assumir o papel de mediador e facilitador entre estes avanços tecnológicos e seus usuários em potencial. 

Biografia do Autor

Ana Rachel Fonseca de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Maria Simone de Menezes Alencar, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem doutorado na área de Gestão e Inovação Tecnológica pela Escola de Química da UFRJ e mestrado em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT. 

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Publicado
2017-01-31
Como Citar
Fonseca de Oliveira, A. R., & Alencar, M. S. de M. (2017). O uso de aplicativos de saúde para dispositivos móveis como fontes de informação e educação em saúde. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 15(1), 234-245. https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8648137