Bibliotecas universitárias das instituições estaduais de ensino superior paranaenses e a mediação da informação no Facebook

João Arlindo dos Santos Neto, Oswaldo Francisco de Almeida Júnior

Resumo


Apresenta uma pesquisa sobre as bibliotecas universitárias e as formas de mediação da informação através das ferramentas web, em especial das redes sociais. Como objetivo identifica e analisa a mediação da informação no Facebook. Quanto aos procedimentos metodológicos, o artigo é de caráter exploratório e utiliza inicialmente de uma breve revisão bibliográfica dos termos biblioteca universitária, redes sociais e mediação da informação e, posteriormente, analisa uma coleta de dados a partir do método da pesquisa documental. Utiliza como técnica de coleta a observação e de análise dos dados a Análise de Conteúdo. Como resultados, apresenta o número e os nomes das contas localizadas na rede social, as características delas (tipo de perfil, número de amigos ou curtidas), quantidade de posts feitos por cada conta e sua periodicidade, o conteúdo das postagens distribuído em 15 categorias temáticas, a interação existente entre as contas das bibliotecas e seus interlocutores, a partir das curtidas, comentários e compartilhamentos. Considera que o uso das redes sociais ainda é pequeno pelas unidades de informação pesquisadas, visto que somente 31% delas utilizam o Facebook como forma de mediar a informação e interagir com seu público. Conclui que o número de amigos no perfil, curtidas na página ou quantidade de postagens, não garantem uma boa interlocução entre a conta e os usuários, visto que o momento em que os usuários se encontram online na rede interfere mais do que os demais elementos apontados.


Palavras-chave


Biblioteca universitária. Redes sociais. Facebook. Mediação da informação.

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DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i2.8648210

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