Editorial: Uso, estudo e a cultura dos métodos bibliométricos

Palavras-chave: Ciência da Informação - Editorial. Biblioteconomia - Editorial.

Resumo

Os métodos bibliométricos, ou precisamente denominado bibliometria, é um “campo das áreas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação que aplica métodos estatísticos e matemáticos para analisar e construir indicadores sobre a dinâmica e evolução da informação científica e tecnológica de determinadas disciplinas”[1]. Como bem visto, muitas áreas utilizam esses métodos bibliométricos para comprovarem a eficácia das suas pesquisas estatisticamente, e isso tem se tornado cada vez mais frequente.


[1] Bibliometria. In: WIKIPEDIA, 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Bibliometria>. Acesso em: 31 jan. 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas
Bacharelado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Pós-Doutorado em Divulgação Científica pela Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas [2012]. Editor-coordenador da Edubase; Editor do e-LIS (Repository e-prints Library and Information Science); Docente no curso a distância sobre Fontes de indexação para Periódicos Científicos pela Content Mind. Responsável pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas.
Danielle Thiago Ferreira, Universidade Estadual de Campinas
Graduação em Biblioteconomia pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas(1999) e Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação também pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas (2002). É Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP (2007). Atualmente é Diretora da Biblioteca da Área da Engenharia e Arquitetura da Unicamp. Foi Professor da Pontificia Universidade Catolica de Campinas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Profissional da informação - Mercado de trabalho e perfil; Metodologia e Projetos de Pesquisa. É Editora da Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP.

Referências

Bibliometria. In: WIKIPEDIA, 2016. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bibliometria. Acesso em: 31 jan. 2017.

SPINAK, E. O que podem nos fornecer as “métricas alternativas” ou altmetrias [online]. SciELO em Perspectiva, 2014. Disponível em: http://blog.scielo.org/blog/2014/08/07/o-que-podem-nos-fornecer-as-metricas-alternativas-ou-altmetrias/. Acesso em: 31 jan. 2017.

Publicado
2017-01-31
Como Citar
Santos, G. C., & Ferreira, D. T. (2017). Editorial: Uso, estudo e a cultura dos métodos bibliométricos. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 15(1), 1-6. https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8648213

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>