Banner Portal
Editorial: Uso, estudo e a cultura dos métodos bibliométricos
PORTUGUÊS
ENGLISH
XML

Palavras-chave

Ciência da Informação - Editorial. Biblioteconomia - Editorial.

Como Citar

SANTOS, Gildenir Carolino; FERREIRA, Danielle Thiago. Editorial: Uso, estudo e a cultura dos métodos bibliométricos. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 1–6, 2017. DOI: 10.20396/rdbci.v15i1.8648213. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648213. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Os métodos bibliométricos, ou precisamente denominado bibliometria, é um “campo das áreas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação que aplica métodos estatísticos e matemáticos para analisar e construir indicadores sobre a dinâmica e evolução da informação científica e tecnológica de determinadas disciplinas”[1]. Como bem visto, muitas áreas utilizam esses métodos bibliométricos para comprovarem a eficácia das suas pesquisas estatisticamente, e isso tem se tornado cada vez mais frequente.


[1] Bibliometria. In: WIKIPEDIA, 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Bibliometria>. Acesso em: 31 jan. 2017.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8648213
PORTUGUÊS
ENGLISH
XML

Referências

Bibliometria. In: WIKIPEDIA, 2016. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bibliometria. Acesso em: 31 jan. 2017.

SPINAK, E. O que podem nos fornecer as “métricas alternativas” ou altmetrias [online]. SciELO em Perspectiva, 2014. Disponível em: http://blog.scielo.org/blog/2014/08/07/o-que-podem-nos-fornecer-as-metricas-alternativas-ou-altmetrias/. Acesso em: 31 jan. 2017.

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.