Informação científica e tecnológica: análise das publicações periódicas da ciência da informação

Palavras-chave: Informação científica. Informação tecnológica. Produção científica. Periódicos científicos. Comunicação científica.

Resumo

A pesquisa analisa os artigos publicados em periódicos científicos nacionais da área da Ciência da Informação, classificados com Qualis A1, tendo como parâmetro o termo “informação científica e tecnológica”. Apresenta conceitos acerca da informação científica e tecnológica e dos processos que envolvem seus usos, bem como a comunicação científica, fluxos informacionais e fontes de informação. A metodologia empregada consiste em estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, com utilização das técnicas da bibliometria para medição de índices e da análise de conteúdo de Bardin. Foram analisados trinta e seis artigos, enquanto do qualitativo foram vinte e um resumos. Os resultados mostram que o periódico que mais publicou sobre o termo pesquisado foi “Informação e Sociedade”, o ano com maior número de publicações foi 2016. A autoria múltipla foi uma tendência constatada nos artigos e as palavras-chave mais utilizadas foram: acesso livre, informação científica e tecnológica e preservação digital. Quanto ao conteúdo dos resumos foi possível identificá-los dentro de três categorias de análise, sendo elas: ciência da informação e processos que envolvem o uso da informação; produção, comunicação e avaliação da atividade científica e tecnológica; e desenvolvimento científico e tecnológico. Conclui-se que há uma tendência da literatura analisada em se voltar para o estudo da própria informação, de metodologias aplicadas em estudos e ainda de produtos e serviços da informação. Os resumos abordaram temas como repositório institucional, bibliometria, coautoria, gestão de revistas científicas e políticas de informação científica e tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mayara Cintya do Nascimento Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2016). 
Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará

Faz parte do corpo docente do Departamento e do Programa de Pós-graduação de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação nos Ambientes de Informação/UFC. 

Referências

AGUIAR, Afrânio Carvalho. Informação e atividades de desenvolvimento científico, tecnológico e industrial: tipologia proposta com base em análise funcional. Ciência da Informação, Brasília, 20(1): 7-15, jan./jun.1991. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/409. Acesso em: 29 ago. 2016.

ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan. /jun. 2006. Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/revistaemquestao/article/view/3707. Acesso em: 3 nov. 2016.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto.2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2016.

FREIRE, Isa Maria. Barreiras na comunicação da informação tecnológica. Ciência da Informação, Brasília, 20(1): 51-54. jan./jun. 1991. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/416/416. Acesso em: 8 set. 2016.

JANNUZZI, Celeste Aída. Informação tecnológica e para negócios no Brasil: conceitos e terminologias. São Paulo: Alínea, 2002.

LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

MOURA, Ana Maria Mielniczuk de; ROZADOS, Helen Beatriz Frota; CAREGNATO, Sônia Elisa. Interações entre ciência e tecnologia: análise da produção intelectual dos pesquisadores-inventores da primeira carta-patente da UFRGS. Encontros Biblio: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação. Florianpolis, n. 22, v. 2. 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14702202. Acesso em: 15 de mar. de 2017

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A ciência, o sistema de comunicação científico e a literatura científica. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo horizonte: Editora UFMG, 2000a, p. 21-34.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. O periódico científico. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo horizonte: Editora UFMG, 2000b, p. 73-95.

ROUSSEL, Philip A.; SAAD, Kamal N.; BOHLIN, Nils. Pesquisa & desenvolvimento: como integrar P&D ao plano estratégico e operacional das empresas como fator de produtividade e competitividade. São Paulo: Makron Books, 1992.

SOUZA, Francisco das Chagas. Uso da informação na indústria como paradigma para o desenvolvimento econômico. Ciência da Informação, Brasília. 20(1); 34-36. jan./jun. 1991. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/413. Acesso em:29 ago. 2016.

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, 2000. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/326. Acesso em: 3 nov. 2016.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. O custo da informação tecnológica. São Paulo: Polis; APB, 1997.

Publicado
2017-09-25
Como Citar
Vasconcelos, M. C. do N., & Farias, G. B. de. (2017). Informação científica e tecnológica: análise das publicações periódicas da ciência da informação. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 16(1), 238-259. https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.8648584