Banner Portal
As TICs como suporte ao patrimônio público cultural: Projeto de Digitalização do Acervo do Arquivo Histórico do Município de Araranguá-SC
PORTUGUES
INGLES
XML

Palavras-chave

Acervo digital. Digitalização. Tecnologias da informação e comunicação

Como Citar

VELOSO, Gabrielli Ciasca; TRIERWEILLER, Andréa Cristina; ESTEVES, Paulo César Leite. As TICs como suporte ao patrimônio público cultural: Projeto de Digitalização do Acervo do Arquivo Histórico do Município de Araranguá-SC. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 25–38, 2017. DOI: 10.20396/rdbci.v16i1.8648773. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648773. Acesso em: 24 maio. 2024.

Resumo

A principal função das Tecnologias da Informação e Comunicação diz respeito a favorecer a disseminação e compartilhamento da informação, através de ferramentas que auxiliem na comunicação de modo geral. Um ambiente que caracteriza e oportuniza este processo de comunicação entre pessoas, épocas e lugares, através da informação que mantém em diversos formatos, é o Museu, ou Arquivo Histórico. No entanto, o que percebemos é que a visita ao museu não é mais a principal fonte de informações lembrada no momento da pesquisa, e é neste contexto que as tecnologias da informação e comunicação, as ditas TICs, podem contribuir. A aplicação de instrumentos e mecanismos computacionais no contexto museólogo, não provoca só a modernização, busca facilitar a investigação e recolhimento de informações, e mais, assumir principalmente uma posição de complemento ao museu, e em nenhum momento competindo com o que nunca deixará de ser o ambiente de salvaguarda da história. Neste trabalho buscamos a disponibilização virtual do acervo histórico do município de Araranguá-SC e consequente e concomitantemente sua conservação e difusão.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.8648773
PORTUGUES
INGLES
XML

Referências

DEPARTAMENTO DE CULTURA (Araranguá). Centro Cultural de Araranguá. Disponível em: http://culturaararangua.blogspot.com.br. Acesso em: 15 jul. 2016.

MUCHACHO, Rute. O Museu Virtual: as novas tecnologias e a reinvenção do espaço museológico, 2005. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/muchacho-rute-museu-virtual-novas-tecnologias-reinvencao-espaco-museologico.pdf Acesso em: 12 mai. 2016.

NOGUEIRA, Marta. A utilização das tecnologias da informação e comunicação na concretização e desenvolvimento de projetos de difusão do património documental: as exposições. 2006. Apresentado no 2º Foro Social de Información, Documentación y Bibliotecas. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/3190. Acesso em: 12 jul. 2016.

ROMAN, L. S. Politics and museums 1. In P. Boylan Ed. Museums 2000: politics, people, professionals and profit. London: Routledge, 1992. 25p.

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.