As TICs como suporte ao patrimônio público cultural: Projeto de Digitalização do Acervo do Arquivo Histórico do Município de Araranguá-SC

Palavras-chave: Acervo digital. Digitalização. Tecnologias da informação e comunicação

Resumo

A principal função das Tecnologias da Informação e Comunicação diz respeito a favorecer a disseminação e compartilhamento da informação, através de ferramentas que auxiliem na comunicação de modo geral. Um ambiente que caracteriza e oportuniza este processo de comunicação entre pessoas, épocas e lugares, através da informação que mantém em diversos formatos, é o Museu, ou Arquivo Histórico. No entanto, o que percebemos é que a visita ao museu não é mais a principal fonte de informações lembrada no momento da pesquisa, e é neste contexto que as tecnologias da informação e comunicação, as ditas TICs, podem contribuir. A aplicação de instrumentos e mecanismos computacionais no contexto museólogo, não provoca só a modernização, busca facilitar a investigação e recolhimento de informações, e mais, assumir principalmente uma posição de complemento ao museu, e em nenhum momento competindo com o que nunca deixará de ser o ambiente de salvaguarda da história. Neste trabalho buscamos a disponibilização virtual do acervo histórico do município de Araranguá-SC e consequente e concomitantemente sua conservação e difusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabrielli Ciasca Veloso, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestranda em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Andréa Cristina Trierweiller, Universidade Federal de Santa Catarina
Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Araranguá.
Paulo César Leite Esteves, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Ararangua. 

Referências

DEPARTAMENTO DE CULTURA (Araranguá). Centro Cultural de Araranguá. Disponível em: http://culturaararangua.blogspot.com.br. Acesso em: 15 jul. 2016.

MUCHACHO, Rute. O Museu Virtual: as novas tecnologias e a reinvenção do espaço museológico, 2005. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/muchacho-rute-museu-virtual-novas-tecnologias-reinvencao-espaco-museologico.pdf Acesso em: 12 mai. 2016.

NOGUEIRA, Marta. A utilização das tecnologias da informação e comunicação na concretização e desenvolvimento de projetos de difusão do património documental: as exposições. 2006. Apresentado no 2º Foro Social de Información, Documentación y Bibliotecas. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/3190. Acesso em: 12 jul. 2016.

ROMAN, L. S. Politics and museums 1. In P. Boylan Ed. Museums 2000: politics, people, professionals and profit. London: Routledge, 1992. 25p.

Publicado
2017-09-25
Como Citar
Veloso, G. C., Trierweiller, A. C., & Esteves, P. C. L. (2017). As TICs como suporte ao patrimônio público cultural: Projeto de Digitalização do Acervo do Arquivo Histórico do Município de Araranguá-SC. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 16(1), 25-38. https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.8648773