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Aplicabilidade da Competência em Informação e da Organização do Conhecimento no processo de Gestão da Informação
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Palavras-chave

Gestão da informação. Competência em informação. gestão do conhecimento. organização e representação do conhecimento.

Como Citar

OTTONICAR, Selma Leticia Capinzaiki; SANTOS, Beatriz Rosa Pinheiro dos; MORAES, Isabela Santana de. Aplicabilidade da Competência em Informação e da Organização do Conhecimento no processo de Gestão da Informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 629–646, 2017. DOI: 10.20396/rdbci.v15i3.8649647. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8649647. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

No atual contexto de produção e acesso da informação, as organizações precisam saber tratar as informações obtidas, seja por meio digital ou analógico. A fim de tratar as informações, existe um processo conhecido como gestão da informação, responsável pela coleta, processamento, armazenagem e disseminação. Defende-se que as etapas desta gestão podem ser norteadas pela competência em informação e pela organização do conhecimento. Portanto apresentam-se os seguintes questionamentos: qual a importância da competência em informação e da organização do conhecimento na gestão da informação?  Como as técnicas de organização do conhecimento e a competência em informação contribuem para gestão da informação? O objetivo é refletir sobre a importância da competência em informação e da gestão do conhecimento para o desenvolvimento da gestão da informação inteligente, que atenda as necessidades das organizações contemporâneas. Esse trabalho se justifica por inter-relacionar os temas organização do conhecimento, gestão da informação e competência em informação e sua contribuição para as organizações, caracterizando-se como tema interdisciplinar.  As discussões apresentam a inter-relação entre organização do conhecimento, competência em informação e organização do conhecimento a fim de melhorar os processos organizacionais. Como considerações finais defende-se que os três temas propostos contribuem com a aplicação e melhoria da gestão da informação a fim de que os indivíduos construam conhecimento.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i3.8649647
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