Aspectos epistemológicos da ciência da informação e o comportamento informacional

diálogos com Borko, Le Coadic e Saracevic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i2.8649807

Palavras-chave:

Ciência da informação, Estudo de uso, Estudo de usuários, Comportamento infomacional

Resumo

Os estudos sobre usuários e seus comportamentos no que tange à busca por informação tem demonstrado o quanto o aspecto humano-social tem sido valorizado pelas ciências, sobretudo na Ciência da Informação. Portanto, apresenta-se pesquisa preliminar, cujo objetivo é discorrer alguns aspectos epistemológicos da Ciência da Informação, bem como os estudos do comportamento informacional, tendo como base teórica as reflexões apresentadas por Borko, Le Coadic e Saracevic. Por meio de pesquisa descritiva e bibliográfica de abordagem dedutiva, confirmou-se que a Ciência da Informação estuda o objeto informação e os procedimentos para coleta, armazenagem e uso desse recurso, caracterizando-se como uma ciência interdisciplinar, influenciada pelas tecnologias da informação e comunicação, cujas origens desse campo científico remetem aos reflexos do desenvolvimento científico e tecnológico do século XX. Além disso, concluiu-se que os estudos das necessidades e do uso da informação, com foco no usuário, viabiliza a importância do ser humano, como principal elemento do processo informacional, sendo que os estudos vêm se aperfeiçoando, em que são investigadas questões comportamentais quanto ao uso dos recursos, produtos, serviços e sistemas de informação.

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Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando na Universidade Federal de Minas Gerais 

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Publicado

2018-01-18

Como Citar

SANTA ANNA, J. Aspectos epistemológicos da ciência da informação e o comportamento informacional : diálogos com Borko, Le Coadic e Saracevic. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 344-364, 2018. DOI: 10.20396/rdbci.v16i2.8649807. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8649807. Acesso em: 26 nov. 2020.

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