Banner Portal
A repercussão de artigos de periódicos brasileiros da ciência da informação no Facebook
PORTUGUES
INGLES
XML

Palavras-chave

Altmetria
Atenção online
Facebook

Como Citar

ARAUJO, Ronaldo Ferreira; MURAKAMI, Tiago Rodrigo Marçal; PRADO, Jorge Moisés Kroll do. A repercussão de artigos de periódicos brasileiros da ciência da informação no Facebook: um estudo altmétrico. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 365–379, 2018. DOI: 10.20396/rdbci.v16i2.8650461. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650461. Acesso em: 22 abr. 2024.

Resumo

Reflete sobre as interações do Facebook enquanto elementos de atenção online e fonte de dados altmétricos, e dialoga as reflexões com uma análise empírica que considerou a repercussão de artigos de periódicos da Ciência da Informação indexados no Repertório da Produção Periódica Brasileira de Ciência da Informação (RPPBCI). A coleta de dados altmétricos foi realizada por meio da utilização de Application Program Interface do Facebook parametrizada pela URL principal e secundária de artigos de 31 periódicos. A repercussão dos artigos indica uma atenção online com 13.633 interações, sendo 8.840 de “curtidas”, 2.992 de “compartilhamentos” e 1.801 de “comentários”. A revista Perspectivas em Ciência da informação possui o maior destaque com 13,4% da atenção recebida e artigos recentes obtiveram pontuação mais elevada. Conclui-se que interações com conteúdo de artigos científicos no Facebook são ricas fontes de dados altmétricos e merecem maior atenção por parte de estudiosos desse campo, elas podem ser benéficas como uma métrica agregada porque fornece uma visão adicional sobre o desempenho científico dos artigos quando curtidos, compartilhados ou comentados.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i2.8650461
PORTUGUES
INGLES
XML

Referências

ALLEN, Polly. PlumX’s Facebook Altmetrics – Measure Up! Plum Analytics., Ago., 2016. Disponível em: http://plumanalytics.com/plumx-facebook-altmetrics-measure-up/. Acesso em 13 dez., 2016.

ARAUJO, Ronaldo Ferreira. Mídias sociais e comunicação científica: análise altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação. Em Questão, v. 21, p.96-109, 2015a. Disponível em: http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245211.96-109 . Acesso em 24 jan., 2017.

ARAUJO, Ronaldo Ferreira. Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 20, n.3, p. 67-84, 2015b. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2402 . Acesso em 03 ago., 2016.

ARAUJO, Ronaldo Ferreira; MURAKAMI, Tiago Rodrigo Marçal; LARA, Jan Leduc de; FAUSTO, Sibele. Does the Global South Have Altmetrics? Analyzing a Brazilian LIS Journal. In: International Society of Scientometrics and Informetrics Conference., Istambul, Turquia, v. 15. p. 111-112. 2015, Istambul, Turquia.. Proceedings... Bogaziçi University Printhouse. Istambul: SALAH, A. A.; TONTA, Y.; AKDAG SALAH, A. A.; SUGIMOTO, C. et al. (Eds.), 2015.

BARROS Moreno. A.. Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais. Perspectivas em Ciência da Informação, v.20, n.2, p.19-37, abr./jun. 2015. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1782 . Acesso em 11 nov., 2016.

BARTH, Mauricio; PACHECO, Jeison; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira. Interação, engajamento e crowdsourcing: um estudo do caso The Johnny Cash Project. Comun. & Inf., Goiânia, v. 18, n. 1, p.76-96, jan./jun. 2015. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/33738 . Acesso em 17 set., 2016.

BLATTMANN, Ursula.; SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos. Revistas científicas brasileiras e sua visibilidade no acesso aberto. Informação & Sociedade (UFPB. Online), v. 24, p. 99-106, 2014. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/21807 . Acesso em 23 mar., 2016.

BOON, Chia Yew; FOON, Joan Wee Jee. Altmetrics is an indication of quality research or just hot topics. In: IATUL Conferences, 35th. Purdue University. Espoo, Filand, 2014. Proceedings... Espoo, Filand, 2014. Disponível em: http://docs.lib.purdue.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2034&context=iatul . Acesso em 07 set., 2016.

BORNMANN, Lutz. Do altmetrics point to the broader impact of research? An overview of benefits and disadvantages of altmetrics. Journal of Informetrics, v.8, n.4, p.895-903, out., 2014.

CARAN, Gustavo Miranda; SANTINI, Rose Marie; BIOLCHINI, Jorge Calmon de Almeida. Use of social network to support visually impaired people: A Facebook case study. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 2, p. 173-180, ago., 2016. . Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000200004 . Acesso em 20 ago., 2016.

FRITOLI, Clara Landim; KRÜGER, Eduardo; CARVALHO, Silmara Küster de Paula.. History of paper: evolutionary panorama of production techniques and the implications for its preservation. RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., Brasília, v. 9, n. 2, p. 475-502, jul./ dez. 2016. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/18630 . Acesso em 20 ago., 2016.

GOUVEIA, Fábio Castro. A altmetria e a interface entre a ciência e a sociedade. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 14 n. 3, p. 643-651,set./dez. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00126 . Acesso em 20 ago., 2016.

GOUVEIA, Fábio Castro. Altmetria: métricas de produção científica para além das citações. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 214-227, mai., 2013. Disponível em: https://doi.org/10.18617/liinc.v9i1.569. Acesso em 13 jul., 2016.

HAUSTEIN, Stefanie; BOWMAN, Timothy D.; MACALUSO, Benoît; SUGIMOTO, Cassidy R.; LARIVIÈRE, Vincent; BÖRNER, Katy.. Measuring Twitter activity of arXiv e-prints and published papers. In: Altmetrics14: expanding impacts and metrics. An ACM Web Science Conference 2014 Workshop. Bloomington, IN. Disponível em: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.1041514.v1 . Acesso em: 13 ago., 2016.

HOLMBERG, K. et al. Astrophysicists’ Conversational Connections on Twitter. PLoS ONE, v.9, n.8, ago., 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0106086 . Acesso em 04 set., 2016.

IAMARINO, Átila. Você compartilha, eu curto e nós geramos métricas. SciELO em Perspectiva. Ago., 2013. Disponível em: http://blog.scielo.org/blog/2013/08/08/voce-compartilha-eu-curto-e-nos-geramos-metricas/. Acesso em 20 abr., 2015.

PIRES SANTOS; F. E.; SILVA, A. K. P.; AYRES, A. T. L.. O bibliotecário na gestão de pessoas: um estudo baseado na gestão do banco de dados do jornal o povo. Biblionline, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 138-153, 2014. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/15965 . Acesso em 20 ago., 2016.

PRIEM, Jason; GROTH, P.; TARABORELLI, D. The altmetrics collection. PLOS ONE. v.7, n.11, nov., 2012. doi: 10.1371/journal.pone.0048753.pmid:23133655. Disponível em: http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0048753 . Acesso em 13 ago., 2014.

RECUERO, Raquel. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. Verso e Reverso, v.28, n.68, p.114-124, mai. Ago., 2014. doi: 10.4013/ver.2014.28.68.06

RINGELHAN, S.; WOLLERSHEIM, J.; WELPE, I. M. I Like, I Cite? Do Facebook Likes Predict the Impact of Scientific Work? PLoS ONE, v.10, n.8, ago., 2015. doi:10.1371/journal.pone.0134389

SCHNITZLER, Katy; DAVIES, Nigel; ROSS, Fiona; HARRIS, Ruth. Using Twitter™ to drive research impact: A discussion of strategies, opportunities and challenges. International Journal of Nursing Studies, v.59, p.15-26, jul., 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016.02.004 . Acesso em 13 dez., 2016.

SCHÄFER, Murilo Billig; FLORES, Daniel. A digitalização de documentos arquivísticos no contexto brasileiro. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.6, n.2, jul./dez.2013. Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/116/158 . Acesso em 20 ago., 2016.

SHEMA, Hadas; BAR-ILAN, Judit; THELWALL, Mike. Do blog citations correlate with a higher number of future citations? Research blogs as a potential source for alternative metrics. Journal of the Association for Information Science and Technology. v.65, n.5, p.1018-1027, jan., 2014. doi: 10.1002/asi.23037

THELWALL, Mike; HAUSTEIN, Stefanie; LARIVIÈRE, Vincent; SUGIMOTO, Cassidy R.. Do Altmetrics Work? Twitter and Ten Other Social Web Services. PLoS ONE, v.8, n.5, mai., 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0064841 . Acesso em 21 nov., 2016.

VANTI, Nadia; SANZ-CASADO, Elias. Altmetria: a métrica social a serviço de uma ciência mais democrática. Transinformação, Campinas , v. 28, n. 3, p. 349-358, dez., 2016 . Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/2644 . Acesso em 11 jan., 2017.

WINTER, Joost C. F.. The relationship between tweets, citations, and article views for PLOS ONE articles. Scientometrics, v.102, n.2, p.1773–1779, fev., 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-014-1445-x . Acesso em 02 jan., 2017.

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.