Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: uma leitura de política pública na clave da biblioteca escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i3.8650931

Palavras-chave:

Biblioteca escolar. Desenvolvimento sustentável. Educação - Biblioteca. Política pública.

Resumo

Este artigo apresenta os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), programa da Organização da Nações Unidas que visa transformar o mundo. Essa apresentação é interpretada à luz dos parâmetros da biblioteca escolar. A articulação entre o desenvolvimento sustentável e os objetivos da biblioteca escolar permite situar as contribuições no âmbito mais amplo de uma política pública para a educação. Essa articulação gerou alguns pressupostos como: possibilitar o aumento do índice de leitura; a biblioteca escolar deve fazer parte do movimento social que busca efetivar as políticas públicas educacionais e culturais; fornecer instrumental necessário para a formação, o desenvolvimento e o aprimoramento das competências do aluno; abrir um espaço de criação e de compartilhamento de experiências. Como conclusão, entendemos que a existência da biblioteca escolar pode contribuir para propor soluções para os objetivos do desenvolvimento sustentável. 

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Biografia do Autor

Claudio Marcondes de Castro Filho, Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Educação, Informação e Comunicação / Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto.

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Publicado

2018-06-14

Como Citar

CASTRO FILHO, C. M. de. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: uma leitura de política pública na clave da biblioteca escolar. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 355–372, 2018. DOI: 10.20396/rdbci.v16i3.8650931. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650931. Acesso em: 6 out. 2022.