Tecnologias da web semântica para a recuperação da informação no wikidata

Palavras-chave: Web semântica, Recuperação da informação, Linked data, Wikidata.

Resumo

A Recuperação da Informação é responsável pelo armazenamento e pela recuperação automática de informação, podendo estes documentos ser constituídos por textos, páginas Web, áudio, vídeo, imagens, gráficos e figuras. Técnicas de Recuperação de Informação ganharam importância com o crescimento da Web, pois a quantidade ilimitada de informação pode expressar as mais diversas formas e níveis de qualidade ao que se espera. Pensando nisso o presente trabalho estuda métodos e tecnologias capazes de recuperar essas informações, dando enfoque a buscar em bases de dados estruturadas chamadas Linked Data, mas especificamente no Wikidata, uma base de dados estruturada utilizando conceitos da Web Semântica, que reúne conhecimentos da Wikipédia. Buscando compreender como é feita essa recuperação da informação no projeto Wikidata, esta pesquisa tem como objetivo apresentar os meios que o Wikidata fornece para a RI e como eles usam os princípios da Web Semântica. A metodologia utilizada foi um estudo exploratório com embasamento para a pesquisa e aplicada, uma vez que testes foram feitos na base de dados do Wikidata. Como resultados, identificou-se características das diversas formas de acesso e de recuperação dos dados, traçando correlações existentes entre cada uma destas formas, com o arcabouço teórico da Web Semântica e da Recuperação da Informação. Concluiu-se que o Wikidata se coloca como uma base de dados sólida, com um grande volume de conteúdo que possui uma série de mecanismos de recuperação, capazes de atender às mais diversas aplicações existentes na Web, devido a estes mecanismos serem construídos com distintas tecnologias e configurações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Larissa Pavarini da Luz, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda no programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP. Docente em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade de Tecnologia "Júlio Julinho Marcondes de Moura" - FATEC Garça.

Caio Saraiva Coneglian, Universidade Estadual Paulista

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista. Graduação em Ciência da Computação. 

José Eduardo Santarem Segundo, Universidade de São Paulo

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Professor Doutor da Universidade de São Paulo; Docente em Ciência da Informação da UNESP.

Referências

BERNERS-LEE, T.; HENDLER, J.; LASSILA, O. The semantic web. Scientific american, v. 284, n. 5, p. 28-37, 2001.

DZIEKANIAK, G.,V., KIRINUS, J. B. Web Semântica. Semantic Web. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n.18, 2º sem. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9n18p20 Acesso em: 31 jan. 2018.

SANTAREM SEGUNDO, J. E.; SOUZA, J. O.; CONEGLIAN, C. S. Web Semântica: introdução a recursos de visualização de dados em formatos gráficos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15, João Pessoa, PB. 2015. Anais eletrônicos... João Pessoa, PB: ANCIB, 2015. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/view/2780. Acesso em: 2 fev. 2018.

SANT’ANA, R. C. G. A importância do papel do profissional da ciência da informação nos processos de recuperação de conteúdos digitais estruturados. In: GUIMARÃES, José Augusto Chaves; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes (Org.). Ensino e pesquisa em biblioteconomia no Brasil: a emergência de um novo olhar. Marília: Cultura acadêmica, 2008. p. 145-154.

SILBERCHATZ, A., KORTH, H. F, SADARSHAN S. Sistema de banco de dados. 6° edição traduzida. Editora Elservier. 2012.

WIKIDATA QUERY API. Query construction. 2017. Disponível em: https://wdq.wmflabs.org/api_documentation.html. Acesso em: 27 jan. 2018

WIKIDATA. Wikidata: robôs. 2017b. Disponível em: https://www.wikidata.org/wiki/Wikidata:Bots/pt-br. Acesso em: 27 jan. 2018.

WIKIDATA. Wikidata: acesso aos dados. 2016. Disponível em: https://www.wikidata.org/wiki/Wikidata:Data_access/pt-br. Acesso em: 25 jan. 2018.

W3C. Web semântica. 2015. Disponível em: http://www.w3c.br/Padroes/WebSemantica. Acesso em: 31 jan. 2018.

W3C. SPARQL Query Language for RDF. 2008. Disponível em: https://www.w3.org/TR/rdf-sparql-query/ Acesso em: 31 jan. 2018

W3C. OWL: Web Ontology Language (OWL). 2012. Disponível em: https://www.w3.org/OWL/ Acesso em: 31 mar. 2017

W3C. Extensible Markup Language. 2015. Disponível em: https://www.w3.org/XML/. Acesso em: 30 jan. 2018.

Publicado
2019-01-04
Como Citar
Luz, L. P. da, Coneglian, C. S., & Santarem Segundo, J. E. (2019). Tecnologias da web semântica para a recuperação da informação no wikidata. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 17, e019003. https://doi.org/10.20396/rdbci.v17i0.8651791