Banner Portal
Resenha: Como não escrever um artigo médico
PORTUGUES
INGLÊS
XML

Palavras-chave

Artigos - Resenha
Produção científica - Resenha

Como Citar

SANTOS, Jacqueline Messias dos; SANTOS, Gildenir Carolino. Resenha: Como não escrever um artigo médico. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 543–547, 2018. DOI: 10.20396/rdbci.v16i2.8652333. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8652333. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O livro escrito por Markus K. Heinemann, Phd e especialista em cirurgia vascular, torácica e cardíaca, pela Universitatsmedizin Mains, na Alemanha, tem por objetivo apontar os erros mais comuns ao se escrever um artigo médico. Na sua experiência como editor-chefe da revista científica The Thoracic and Cardiovascular Surgeon, entrou em contato com diversos tipos de artigos com erros recorrentes e, a partir daí, surgiu a ideia para um guia passo a passo de como evitá-los, levando em consideração todos os pormenores que a escrita científica e acadêmica exige. Levando em consideração que, muitas vezes, a linguagem de um artigo científico é extremamente complexa e por vezes inacessível, o autor propõe escrever algo simples que seja de fácil acesso e entendimento para o leitor de modo que o leitor também possa escrever artigos médicos com linguagem clara e acessível. As falhas dos artigos, segundo o autor, são de ordens editoriais e repetidas cotidianamente, nesse sentido o manual contribui significativamente para o entendimento de todo o processo de elaboração de um artigo médico, desde a escrita à publicação.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i2.8652333
PORTUGUES
INGLÊS
XML

Referências

HEINEMANN, Markus K. Como não escrever um artigo médico: um guia prático. Rio de Janeiro: Thieme, 2016. 94 p. ISBN 978-85-67661-19-3.

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.