Informação social e cultura informacional

uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v18i0.8658838

Palavras-chave:

Fluxo da informação, Cultura e informação, Mediação da informação, Informação social, Biblioteca escolar

Resumo

Busca refletir sobre as teorias relacionadas ao conceito de informação social e cultura informacional, ou seja, produção/construção, comunicação/veiculação e consumo/apropriação, à luz de análise fílmica da narrativa, baseada em uma história real, cujo enredo chegou ao cinema com o título “O menino que descobriu o vento”. Objetiva compreender o papel da biblioteca como geradora de transformação social, a partir da participação do bibliotecário/mediador como integrante do processo de mediação da informação e construção do conhecimento. Para tanto, buscou-se o entrelaçamento dos conceitos de cultura e informação social a partir do papel social e simbólico das bibliotecas, o que se configurou como condição essencial para relacionar tais teorias no âmbito deste estudo. Para fundamentar as teorias apresentadas e sua inter-relação com o fluxo da informação social, destaca-se as três dimensões abordadas por Cardoso (1994) e elabora-se uma tabela relacionando historicidade, totalidade e tensionalidade da informação com trechos do filme ora estudado. Dessa forma, identifica-se as relações entre o conhecimento produzido e o papel da biblioteca na apropriação da informação, a partir da diversidade de processos e relações cotidianas vivenciadas pelos personagens da obra. Conclui-se ressaltando o quão relevante é o poder da informação social construída por meio do acesso ao conhecimento.

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Biografia do Autor

Viviane Holanda Cabral, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal do Ceará. Bolsista CAPES.

Luiz Tadeu Feitosa , Universidade Federal do Ceará

Pós-doutorado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), unidade de investigação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará.

Lidia Eugenia Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal - Canadá. Professora Associada III
da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2020-05-18

Como Citar

CABRAL, V. H.; FEITOSA , L. T. .; CAVALCANTE, L. E. . Informação social e cultura informacional : uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e020009, 2020. DOI: 10.20396/rdbci.v18i0.8658838. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8658838. Acesso em: 29 set. 2021.