Resumo
Este artigo trata da avaliação da biblioteca universitária no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Objetiva propor um modelo de princípios avaliativos para a biblioteca universitária que ultrapasse a simples verificação e atualização de acervos. Usa-se como metodologia pesquisa documental e bibliográfica com aportes de dados advindos de estudo de usuários e de relato de experiência da extensão universitária, realizados na Universidade Federal do Tocantins. Como resultado, apresenta-se um modelo de seis etapas: 1) visão global; 2) definição dos produtos e serviços; 3) identificação das necessidades dos interagentes; 4) avaliação contínua dos processos; 5) marketing; e 6) melhoria contínua. Conclui reforçando esse modelo para que as bibliotecas universitárias sejam avaliadas como da melhor qualidade e não como simples depósitos de livros.
Referências
AMARAL, Sueli. Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 1, p. 85-98, jan./abr., 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v40n1/a07v40n1.pdf. Acesso em: 2 mar. 2020.
AMARAL, Luís. Praxis – um referencial para o planejamento de sistemas de informação. 2005. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/retrieve/301/PRAXIS_Amaral.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
BERTALANFFY, Ludwig von. The history and status of general system theory. The Academy of Management Journal, v. 15, n. 4, p. 407-426, 1972.
BRASIL, Heloísa. Avaliação do processo de modernização da biblioteca da Universidade Federal do Tocantins, campus de Palmas. 2011. 184 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
BRASIL. Decreto n.º 2.026, de 10 de outubro de 1996. Estabelece procedimentos para o processo de avaliação dos cursos e instituições de ensino superior. Diário Oficial[ da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 11 out. 1996. Seção 1, p. 20545.
______. Decreto n. 9.235 de 15 de dezembro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9235.htm#art107. Acesso em: 29 nov. 2019.
BRAYNER, Cristian. Por que os bibliotecários escolares estão em declínio nos estadosunidos. Biblioo, Opinião, 2019. Disponível em: https://biblioo.cartacapital.com.br/por-que-os-bibliotecarios-escolares-estao-em-declinio-nos-estados-unidos/. Acesso em: 10 mar. 2020.
CASSON, Lionel. Bibliotecas no mundo antigo. São Paulo, SP: Vestígio, 2018.
CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Diagnóstico Institucional da Universidade Federal da Paraíba a partir da Análise SWOT. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 694-718, set./dez. 2019. Disponível em: http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2270/pdf. Acesso em: 03 jan. 2020.
CORRÊA, Elisa. Usuário, não! Interagente: proposta de um novo termo para um novo tempo. Encontros Bibli, v. 19, n. 41, p. 23-40, set./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n41p23/28292. Acesso em: 28 fev. 2016.
CUNHA, Murilo. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero, v. 11, n. 6, dez. 2010.
______. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, 2000.
______; CAVALCANTI, Cordélia. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
DAMASCENO, Andreia; MESQUISTA, José. Atributos determinantes da baixa utilização de bibliotecas: estudo em uma instituição pública federal. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. 1, p. 149-169, jan./mar., 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v19n1/10.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
ESPERDIÃO, Monique; TRAD, Leny. Avaliação da satisfação de usuários. Ciência e Saúde Coletiva, v. 10, sup., p. 303-312, 2005. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2005.v10suppl0/303-312/pt. Acesso em: 2 dez. 2019.
FLORES, Kátia Maia. Caminhos que andam: o rio Tocantins e a navegação fluvial nos sertões do Brasil. Goiânia: EDUCG, 2009.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.
GARCIA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2019.
GARFINKEL, Harold. Studies in ethnomethodology. Cambridge, UK: Polity Press, 1984.
GHAZINOORY, Sephr; ABDI, Mansoureh; AZADEGAN-MEHR, Mandana. Swot methodology: a state of the art for the past, a framework for the future. Journal of Business Economics and Management, v. 12, n. 1, p. 24-48, 2011. Disponível em: https://journals.vgtu.lt/index.php/JBEM/article/view/4981. Acesso em: 10 mar. 2020.
GREGÓRIO, José; RODRIGUES, Viviane; MANCEBO, Deise. Quando o REUNI aderiu à universidade. Perspectiva, Florianópolis, v. 30, n. 3, p. 987-1009, set./dez/ 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/23864. Acesso em: 6 dez. 2019.
GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira; RIBEIRO, Wagner Leite. Avaliação de cursos a partir do SINAES: uma análise para melhoria da qualidade na Universidade Federal da Paraíba. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 53, 24 maio 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/17064. Acesso em: 12 jan. 2020.
IPEA. O que é Amazônia Legal? O que é, IPEA, ano 5, ed. 44. 2018. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2154:catid=28&Itemid. Acesso em: 6 dez. 2019.
KOTLER, Philip. Administração de marketing, análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo. Atlas, 1998.
LANCASTER, Frederick. Avaliação de serviços de biblioteca. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
LANKES, David. Expect more: demanding better libraries for todays complex world. [s.l.]:
[s.d.], 2012. Disponível em: https://davidlankes.org/. Acesso em: 19 nov. 2019.
LUBISCO, Nídia. A biblioteca universitária no processo de avaliação das condições de oferta dos cursos de graduação pelo MEC: o caso da UFBA. 2001. 280 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2001.
MACEDO, Roberto. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa formação. Brasília: Liber Livros, 2010.
MAIA, Marcos; VIANA, Rodney; ALMEIDA, Paulo. Biblioteca viva: saberes, ciências e vivências na extensão universitária. SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, XX, 2018, Salvador, Anais… Salvador: EDUFBA, 2018. p. 2697-2711.
MAIA, Marcos; VIANA, Rodney. Coleções biológicas e bibliotecas universitárias: uma proposta para além do desenvolvimento sustentável. Informação e Informação, v. 23, n. 1, p.58-76, 2018. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/25862. Acesso em: 6 dez. 2019.
MAIA; Marcos; OLIVEIRA, Etiene. Memórias autoetnográficas do estágio supervisionado
em biologia: professor reflexivo ou reflexão do professor? In: Encontro Internacional sobre a
Formação Docente para Educação Básica e Superior - INTERFOR, II; Encontro Inter-
Regional Norte-Nordeste, Centro-Oeste sobre Formação Docente para Educação Básica e Superior, ENFORSUP, VII, 2017, Palmas, Anais... Palmas: UFT, p. 274-286.
MAIA, Marcos; PIMENTEL, Emanuele; OLIVEIRA, Atilena. Treinamento de usuários online em uma biblioteca da universidade federal do tocantins: um relato de experiência a partir da perspectiva do interagente. Revista ACB, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 390-404, abr./jul., 2016. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1168/pdf. Acesso em: 2 dez. 2019.
McLUHAN, Marshall. Understanding media: the extension of man. Massachussets; London: MIT Press, 1994.
MILANESI, Luís. Biblioteca. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2002.
PALETTA, Francisco. Informação e conhecimento na web 3.0: biblioteca digital. COAIC, 4, 2019. Disponível em: https://osf.io/74y8a. Acesso em: 5 dez. 2019.
PASSOS, Ketry; MENEGATTI, Yara; SILVA, José; RADOS, Gregório. Avaliação da qualidade dos serviços em unidades de informação: proposição de uma metodologia. Informação e Informação, Londrina, v. 18, n. 3, p. 1554-174, set./dez. 2013. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/10236. Acesso em: 10 mar. 2020.
QUARTIERO, Emanoel; CAMPOS, Cirlei. Proposta de estratégia de ação para a biblioteca Franklin Cascaes. RBBD, São Paulo, v. 11, n. esp., p. 513-527, 2015. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/530. Acesso em: 10 mar. 2020.
RIOS, Terezinha. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo, SP: Cortez, 2010.
SANTOS, Gilson; CONTADOR, José. Planejamento de sistemas de informação: avaliação do estudo de sullivan. Gestão e Produção, v. 9, n. 3, p. 261-275, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/gp/v9n3/14569.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
SANTOS, Nara; GUSSI, Alcides. Aportes teórico-metodológicos de uma pesquisa avaliativa: considerações a partir do estudo do REUNI na UFT. Revista Avaliação de Políticas Públicas, v. 1, n. 9, 2012. Disponível em: http://www.avalrevista.ufc.br/index.php/revistaaval/article/view/96. Acesso em: 6 dez. 2019.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe.
Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e
Ciências Sociais, ano 1, n. 1, jul. 2009. Disponível em: https://www.rbhcs.com/rbhcs/article/view/6. Acesso em: 06 jul. 2018.
SUAIDEN, Emir. A biblioteca pública no contexto da sociedade da informação. Ciência da Informação, v. 29, n. 2, p. 52-60, 2000. Disponível em: http://eprints.rclis.org/17550/. Acesso em: 2 dez. 2019.
TAMMARO, Anna Maria; SALARELLI, Alberto. A biblioteca digital. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
UFT – UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Relatório de avaliação institucional interna da UFT 2006. Palmas, UFT: 2006.
______. Resolução n. 27, de 19 de novembro de 2015: dispõe sobre a criação e implantação do Instituto de Biodiversidade do Tocantins. Palmas: UFT, 2015.
______. PDI (2016-2020). Palmas: UFT, 2016. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/RSl6HHU0Que2MuIybdLJJw. Acesso em: 10 jan. 2020.
VERGUEIRO, Waldomiro. Qualidade em serviços de informação. São Paulo: Arte e Ciência, 2002.
VIEIRA, Maria das Graças; MACHADO, Fábio Firmino. Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SIGAA – Módulo Biblioteca: uma oportunidade de retomar a redibilidade da comunidade acadêmica com a efetivação da gestão do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba. Rev. digit. bibliotecon. cienc. inf., Campinas, SP, v. 11, n. 2, p.159-175, maio/ago., 2013. Disponível em: http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci. Acesso em: 17 fev. 2020.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Marcos Felipe Gonçalves Maia, Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra