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Princípios avaliativos para biblioteca universitária
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Palavras-chave

Administração de biblioteca
Métodos de avaliação
Educação extensiva
SINAES

Como Citar

MAIA, Marcos Felipe Gonçalves; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Princípios avaliativos para biblioteca universitária: promovendo cultura, arte e conhecimento para além do acervo de livros. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e020013, 2020. DOI: 10.20396/rdbci.v18i0.8659641. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8659641. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este artigo trata da avaliação da biblioteca universitária no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Objetiva propor um modelo de princípios avaliativos para a biblioteca universitária que ultrapasse a simples verificação e atualização de acervos. Usa-se como metodologia pesquisa documental e bibliográfica com aportes de dados advindos de estudo de usuários e de relato de experiência da extensão universitária, realizados na Universidade Federal do Tocantins. Como resultado, apresenta-se um modelo de seis etapas: 1) visão global; 2) definição dos produtos e serviços; 3) identificação das necessidades dos interagentes; 4) avaliação contínua dos processos; 5) marketing; e 6) melhoria contínua. Conclui reforçando esse modelo para que as bibliotecas universitárias sejam avaliadas como da melhor qualidade e não como simples depósitos de livros.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v18i0.8659641
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