Banner Portal
Uso do Portal de Periódicos da Capes por pesquisadores em um Programa de Pós-Graduação
PDF
PDF (English)
ÁUDIO [MPEG]

Palavras-chave

Sociedade da informação
Redes de comunicação e informação
Produtividade científica

Como Citar

MELLO, Ricardo Coutinho. Uso do Portal de Periódicos da Capes por pesquisadores em um Programa de Pós-Graduação: um estudo de caso em uma Instituição Federal de Ensino Superior. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e020022, 2020. DOI: 10.20396/rdbci.v18i0.8660221. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8660221. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O trabalho discute os fatores que influenciam o uso do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior pelo corpo docente de um Programa de Pós-Graduação na área das ciências sociais aplicadas da Universidade Federal da Bahia, identificando a fase atual do processo de institucionalização do uso da ferramenta, como instrumento de acesso à informação. Resulta de um estudo descritivo de natureza qualitativa, com base em revisão da literatura e observação direta não-participante. Objetiva analisar como os fatores intraorganizacionais influenciam o uso do Portal de Periódicos. Baseado nos estudos de Pamela Tolber e Richard Hall, o texto remete à reflexão de como os fatores organizacionais podem influenciar na adoção do sistema informativo. Os resultados encontrados indicam que o processo de institucionalização não atingiu sua plenitude e apontam para uma necessidade de aprimorar os processos organizacionais para que o uso da ferramenta seja sedimentada no Programa.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v18i0.8660221
PDF
PDF (English)
ÁUDIO [MPEG]

Referências

ABRUTYN, Seth.; TURNER, James Harvey. The old institutionalism meets the new institutionalism. Sociological Perspectives, v. 54, n. 3, p.283-306, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERGER, Peter Ludwig.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portal de Periódicos. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/. Acesso em: 20 mar. 2020.

COSTA, Rosalina. Ridendo castigat mores: a transcrição de entrevistas e a (re) construção social da realidade. In: CONGRESSO PORTUGUES DE SOCIOLOGIA, 8, 2011, Évora. Anais eletrônicos... Évora: Universidade de Évora, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10174/13403. Acesso em: 02 mar. 2019.

DE MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho; CARVALHO, Andrea Vasconcelos. Análise do uso do portal de periódicos da capes: estudo com egressos do PPGA/UFRN. PontodeAcesso, v. 11, n. 1, p. 60-80, 2017.

DE PAULA, Ana Paula Paes. Repensando os estudos organizacionais: para uma nova teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015.

ENCARNAÇÃO, Jackeline Ferreira da. O impacto das redes e do ambiente institucional no processo de internacionalização dos periódicos científicos.178 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2014.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. In: MARCHIORI, Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.p.167-190.

MACHADO-DA-SILVA, Clovis; FONSECA, Valéria Silva da; CRUBELLATE, João Marcelo. Estrutura, agência e interpretação: elementos para uma abordagem recursiva do processo de institucionalização. Rev. Adm. Contemp., Curitiba, v. 14, n. spe, p. 77-107, set. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000600005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jun. 2018

MELLO, Ricardo Coutinho. Difusão de Saberes sobre Doenças Crônicas não-transmissíveis: um estudo sobre a asma. 2014. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

PINUDO, Fabíola da Silva. Padrões e motivações para o uso do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior pelos pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

SCOTT, William Richard. Institutions and organizations. London: Sage, 2013.

TOLBERT, Pamela; HALL, Richard. Harris. Organizations: structures, processes and outcomes.10 ed. New York: Routledge, 2015.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo, SP: Atlas, 2013.

YIN, Roberto. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2015.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Ricardo Coutinho Mello

Downloads

Não há dados estatísticos.