Resumo
O novo cenário que estamos vivenciando tem nos chamado a repensar o papel da biblioteca como suporte educacional à universidade, pois, em uma sociedade organizada em torno das Tecnologias Digitais e Informacionais e Comunicacionais, ela deve desenvolver serviços e produtos informacionais online para atender as necessidades informacionais da comunidade usuária interna e externa, visto que as Bibliotecas Universitárias (BU) na sociedade conectada são fundamentais para a produção do conhecimento científico e também para suprir as lacunas dos sujeitos diante do universo informacional. Este novo cenário tem obrigado o fechamento das bibliotecas no Brasil nas Instituições Federais de Ensino Superior, no entanto, muitas delas vem se reinventando no oferecimento de serviços e produtos informacionais online. Este artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza básica utilizando o método exploratório e descritivo, com revisão bibliográfica referente à temática de inovação nas bibliotecas universitárias. O resultado de pesquisa foi coletado nos websites das bibliotecas da região norte do Brasil. O levantamento dos dados permitiu um melhor entendimento da forma como as BU da região do Brasil estão atendendo as necessidades informacionais de seus usuários no período de pandemia da COVID-19. Apesar de algumas das BUs não estarem desenvolvendo ações voltadas para a capacitação de sua comunidade acadêmica, ainda há aquelas que vem apoiando as atividades acadêmicas através de atitudes inovadoras na sociedade contemporânea, como a oferta de serviços e produtos informacionais de forma diversificada.
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