Resumo
Introdução: Como organizações responsáveis por disponibilizarem informações precisas e atualizadas, as bibliotecas estão continuamente experimentando novos recursos tecnológicos e remodelando seus serviços para atender expectativas de seus usuários. No início do século XXI, as mídias sociais surgiram como mais uma oportunidade para eles se conectarem a esses espaços e acessarem seus recursos informacionais. Objetivo: Diante disso, este estudo busca identificar as características de investigações sobre mídias sociais e bibliotecas na produção científica estadunidense, de modo a acompanhar sua evolução e apontar tendências. Metodologia: Para tanto, optou-se pela pesquisa descritiva, de natureza qualiquantitativa, fundamentada na análise de domínio, proposta por Hjørland. O corpus é constituído por 69 artigos, publicados em periódicos científicos da Ciência da Informação dos EUA. Nesse sentido, constatou-se que a temática mídias sociais e bibliotecas tem sido discutida no contexto observado desde 2006, principalmente no âmbito das bibliotecas universitárias. Resultados: Identificou-se, ainda, uma possível comunidade epistêmica em formação. Por sua vez, o conceito Library 2.0 surgiu como uma das contribuições teóricas que influenciou bibliotecários e impactou serviços realizados no segmento. Além da Ciência da Informação, o conhecimento produzido sobre o interdomínio analisado circula por vários campos, como Comunicação Social, Educação, Ciência da Computação, Sociologia, dentre outros. Fora o termo Web 2.0, redes sociais é o mais usado por essa comunidade discursiva, embora mídias sociais se destaque como uma tendência. Há também uma predisposição para pesquisas de aplicações práticas, seguida de estudos teóricos. Conclusão: Foram identificados termos emergentes e representantes do interdomínio analisado ainda não contemplados nos principais tesauros utilizados por pesquisadores da área.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. 2. ed. São Paulo: ABNT, 2018.
BAUMAN, Zygmunt. Liquid modernity. New York: John Wiley & Sons, 2013.
BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2007.
BODNAR, Jonathan; DOSHI, Ameet. Asking the Right Questions: A Critique of Facebook, Social Media, and Libraries. Public Services Quarterly, [s. l.], v. 7, n. 3-4, p. 102-110, 2011.
BUFREM, Leilah Santiago; FREITAS, Juliana Lazzarotto. Interdomínios na literatura periódica científica da Ciência da Informação. DataGramaZero: Revista de Informação, [s. l.], v. 16, n. 3, p. 1-10, 2015.
CHARNIGO, Laurie; BARNETT-ELLIS, Paula. Checking Out Facebook.com: The Impact of a Digital Trend on Academic Libraries. Information Technology and Libraries, Chicago, v. 26, n. 1, p. 23-34, Mar. 2007. Disponível em: https://ejournals.bc.edu/index.php/ital/article/view/3286/2899. Acesso em: 22 jul. 2020.
CORNEJO, Marcela; SALAS, Natalia. Rigor y Calidad Metodológicos: Un Reto a la Investigación Social Cualitativa. Psicoperspectivas, Valparaíso, v. 10, n. 2, p. 12-34, 2011. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-69242011000200002&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 31 ago. 2020.
DINUCCI, Darcy. Fragmented future. Print Magazine, [s. l.], v. 53, n. 4, p. 32, 221-222,
July/August 1999. Disponível em: http://darcyd.com/fragmented_future.pdf. Acesso
em: 25 nov. 2020.
DRUCKER, Peter F. Post-Capitalist Society. New York: HarperBusiness, 1993.
EUROPEAN BUREAU OF LIBRARY, INFORMATION AND DOCUMENTATION ASSOCIATIONS. A European library agenda for the post-Covid 19 age. The Hague: EBLIDA Secretary, May 2020. Disponível em: http://www.eblida.org/Documents/EBLIDA-Preparing-a-European-library-agenda-for-the-post-Covid-19-age.pdf. Acesso em: 28 ago. 2020.
FARRELL, Ann M.; MAYER, Susan H.; RETHLEFSEN, Melissa L. Teaching Web 2.0 Beyond the Library: Adventures in Social Media, the Class. Medical Reference Services Quarterly, [s. l.], v. 30, n. 3, p. 233-244, 2011.
FRANÇA, Maira Nani. Mídias sociais e bibliotecas: análise de domínio no contexto do Brasil, Espanha e Estados Unidos. 2020. 236 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/202369/franca_mn_dr_mar.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em: 16 fev. 2021.
FRANÇA, Maira Nani; CARVALHO, Angela Maria Grossi; GRÁCIO, Maria Cláudia
Cabrini. Presença da temática mídias sociais e bibliotecas na produção científica
brasileira na Ciência da Informação: um estudo de análise de domínio. In: IRIGARY,
Fernando et al. (org.). Audiovisual, cidades, mobilidade, cidadania, jornalismo,
mídia e tecnologia. Rosário: UNR Editora: Editorial de la Universidad Nacional de
Rosário, 2018. p. 344-367. Disponível em:
http://docs.wixstatic.com/ugd/43846c_2e3f2973354349e798390617044d9e55.pdf.
Acesso em: 6 ago. 2018.
GARCIA-MILIAN, Rolando; NORTON, Hannah F.; TENNANT, Michele R. The Presence of Academic Health Sciences Libraries on Facebook: The Relationship Between Content and Library Popularity. Medical Reference Services Quarterly, [s. l.], v. 31, n. 2, p. 171-187, 2011.
GONZÁLEZ-FERNÁNDEZ-VILLAVICENCIO, Nieves. Métricas de la web social para bibliotecas. Barcelona: Editorial UOC, 2016.
HUANG, Jie; GUO, Jinchi. Providing Library Information Services through WeChat: A Study of Project 985 University Libraries in China. Library Trends, Champaign, v. 66, n. 2, p. 101-118, Fall 2017. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/686887/pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.
HJØRLAND, Birger. Domain analysis in Information Science: eleven approaches: traditional as well as innovative. Journal of Documentation, London, v. 58, n. 4, p. 422-462, 2002.
IFIJEH, Goodluck; YUSUF, Felicia. Covid-19 pandemic and the future of Nigeria's university system: The quest for libraries' relevance. The Journal of Academic Librarianship, Ann Arbor, v. 46, n. 6, 102226, Nov. 2020.
INFANTE-FERNÁNDEZ, Lara María; FABA-PÉREZ, Cristina. El uso de los medios sociales en las bibliotecas de los centros de educación secundaria como canales de difusión de su información: el caso de Extremadura. Revista Española de Documentación Científica, Madrid, v. 40, n. 4, p. e187, 2017. Disponível em: http://redc.revistas.csic.es/index.php/redc/article/view/991/1539. Acesso em: 12 jun. 2020.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Division of Library Types. Ville de Laval: IFLA, 2019. Disponível em: https://www.ifla.org/library-types. Acesso em: 2 ago. 2020.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. IFLA Trend Report 2016: update. [Ville de Laval]: IFLA, 2016. Disponível em: https://trends.ifla.org/files/trends/assets/trend-report-2016-update.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.
KEMP, S. Digital 2020: 3.8 Billion People Use Social Media. [S. l.]: We are Social, 2020. Disponível em: https://wearesocial.com/blog/2020/01/digital-2020-3-8-billion-people-use-social-media. Acesso em: 28 ago. 2020.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
KOSCIEJEW, Marc. The coronavirus pandemic, libraries and information: a thematic analysis of initial international responses to COVID-19. Global Knowledge, Memory and Communication, [s. l.], 12 Aug. 2020. DOI https://doi.org/10.1108/GKMC-04-2020-0041.
OKAFOR, Kennedy Chinedu. Latest Scimago Journal Citation Ranking and Quartile Scores (Q1-Q4) 2016-2018. [S. l.: s. n.], May 2018. Disponível em: https://doi:10.13140/RG.2.2.30329.98408. Acesso em: 20 nov. 2019.
PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Lei de Bradford: uma reformulação conceitual. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 12, n. 2, p. 59-80, jul./dez. 1983. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/55614. Acesso em: 15 nov. 2019.
PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro; FERREZ, Helena Dodd. Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação. Rio de Janeiro: IBICT, 2014.
RETHLEFSEN, Melissa L.; ENGARD, Nicole C.; CHANG, Daphne; HAYTKO, Carol. Social software for libraries and librarians. Journal of Hospital Librarianship, [s. l.], v. 6, n. 4, p. 29-45, 2006.
SANTOS, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa et al. Mapeamento do termo tecnologia em periódicos da CI no escopo do GT8: informação e tecnologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais […] Florianópolis: UFSC, 2013. p. 1-19. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/article/download/40435. Acesso em: 10 ago. 2020.
UNESCO. Hacia las sociedades del conocimiento. Paris: Ediciones Unesco, 2005. Disponível em: http://www.lacult.unesco.org/docc/2005_hacia_las_soc_conocimiento.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.
UNESCO. International Standard Classification of Education. Fields of education and training 2013 (ISCED-F 2013). Detailed field descriptions. Montreal: Unesco Institute for Statistics, 2015. Disponível em: http://uis.unesco.org/sites/default/files/documents/international-standard-classification-of-education-fields-of-education-and-training-2013-detailed-field-descriptions-2015-en.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.
URBIZAGÁSTEGUI ALVARADO, Rubén. Elitismo na literatura sobre a produtividade dos autores. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 38, n. 2 p. 69-79, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-
&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 jul. 2020.
VÁLLEZ, Mari et al. Updating controlled vocabularies by analysing query logs. Online Information Review, Bradford, v. 39, n. 7, p. 870-884, Nov. 2015.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Maira Nani França, Angela Maria Grossi, Ana R. Pacios