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Commons de Conhecimento em Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Curitiba (PR)
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Palavras-chave

Commons de conhecimento
Biblioteca
Biblioteca universitária
Curitiba (PR)

Como Citar

RODRIGUES, Ana Paula da Silva; FAVORITO, Andressa Rando; FIGUEIREDO, Maria de Lourdes Alves. Commons de Conhecimento em Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Curitiba (PR). RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e020031, 2020. DOI: 10.20396/rdbci.v18i.8661538. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8661538. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

No cenário das discussões sobre a hegemonia do conhecimento, surge um olhar diverso que busca mostrar a pluralidade dos saberes e a necessidade da partilha. No âmbito do desenvolvimento e disseminação deste conhecimento, prerrogativa de instituições de ensino superior (IES), as bibliotecas se caracterizam como um canal de acesso. Considera-se nesta pesquisa o conhecimento como um bem comum, conforme proposta de Charlotte Hess e Elinor Ostrom. Commons de conhecimento, sendo um recurso compartilhado por um grupo de pessoas e submetido a regras de auto governança. Assim o presente artigo tem por objetivo identificar a biblioteca universitária enquanto um commons de conhecimento. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com bibliotecários de uma biblioteca pública e uma privada. Os resultados indicam que o acervo digital da biblioteca pública se enquadra nos princípios de governança de commons de conhecimento, no que se refere as regras de governança, assim como a biblioteca da privada. Por outro lado, a disponibilização do acervo nos espaços físicos nas bibliotecas sob avaliação, não satisfazem todos os requisitos, não sendo, assim, possível classificar as bibliotecas universitárias analisadas na presente pesquisa como commons de conhecimento.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v18i..8661538
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