O comportamento de busca de pós-graduandos em engenharia

um estudo a partir do modelo de Tom Wilson

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v19i00.8663472

Palavras-chave:

Comportamento do usuário, Usos da informação, Bibliotecas universitárias, Engenharias

Resumo

Introdução/Objetivo: Estudo do comportamento informacional de pós-graduandos dos cursos de Engenharia de Produção, Mecânica, Aeroespacial e Naval e Oceânica, que compõem a área da Engenharia III da CAPES, analisando as formas de busca e obtenção de informação utilizadas pelos pós-graduandos e comparando o comportamento informacional dos sujeitos entre as subáreas incluídas no estudo. Metodologia: Os sujeitos da pesquisa foram discentes de 20 programas de pós-graduação com nota igual ou superior a cinco na avaliação da Capes. O instrumento de coleta de dados foi um questionário eletrônico com 15 questões. Utilizou-se o software SPSS para verificação da existência de correlação entre o comportamento de busca ativo, passivo e seleção das fontes de informação. Resultados: Os resultados indicam que os pós-graduandos buscam informação principalmente de forma ativa. Eles apresentam dificuldades na interação com as bases de dados, não costumam elaborar estratégias de busca utilizando palavras-chave e operadores booleanos. As fontes de informação mais utilizadas foram os periódicos científicos, livros, teses e dissertações. A comparação dos resultados entre as quatro áreas não revelou diferença significativa, o que sugere que, apesar das especificidades de cada subárea, os pós-graduandos possuem comportamento informacional semelhante. Conclusão: Concluiu-se que as especificidades da Engenharia têm pouca influência no comportamento informacional dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Etiene Siqueira Rocha, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutora em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos. Bibliotecária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (Cubatão, SP - Brasil).

Helen de Castro Silva Casarin, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Literatura pela Universidade Estadual Paulista. Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista. Professora do Departmento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Marília, SP - Brasil).

Referências

BARLOG, Kornelija Petr; BADURINA, Boris; LISEK, Jadranka. Information Behavior of Electrical Engineering and Computing Doctoral Students and Their Perception of the Academic Library’s Role: A Case Study in Croatia. International Journal of Libraries and Information Studies, v.68, p.13-32, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1515/libri-2017-0017. Acesso em: 10 jul. 2019.

BARRETT, Andy. The Information-Seeking Habits of Graduate Student Researchers in the Humanities. Journal of Academic Librarianship, v. 31, n. 4, p. 324-331, jul. 2005. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0099133305000534. Acesso em: 15 ago. 2018.

BASS, Abigail et al. The Information Behavior of Scholars in the Humanities and Social Sciences. Washington: University of Washington, 2005. Disponível em: http://faculty.washington.edu/harryb/courses/LIS510/Assign_2/Team_2_Scholars.pdf. Acesso em: 30 set. 2018.

BENNETT, Denise Beaubien; BUHLER, Amy. Browsing of E-Journals by Engineering Faculty. Issues in Science and Technology Librarianship, v. 61, spring, 2010. Disponível em: http://istl.org/10-spring/refereed2.html. Acesso em: 30 jan. 2019.

BIK, Holly; GOLDSTEIN, Miriam. An introduction to social media for scientists. PLoS Biology, v. 11, n.4, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pbio.1001535. Acesso em: 01 jul. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://bit.ly/38ujUx3. Acesso em: 25 fev. 2020.

BRITISH LIBRARY. Researchers of tomorrow: the research behavior of generation Y doctoral students. 2012. online report. Disponível em: http://www.jisc.ac.uk/publications/reports/2012/researchers-of-tomorrow. Acesso em: 10 out.2018.

CALVA-GONZÁLEZ, Juan José. Las necesidades de información: fundamentos teóricos y métodos. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2004. 272p.

CASE, Donald; GIVEN, Lisa. Looking for information: a survey of research on information seeking, needs, and behavior. 4. ed. Emerald, 2016. 528p.

DIAS, Maria Matilde Kronka; PIRES, Daniela. Usos e usuários da informação. São Carlos: Editora da UFSCar, 2004. 48p.

FERNANDES, Alice Oliveira; NORONHA, Isabela; FRAGA, Laís Silveira. O elefante na sala de aula: gênero e CTS no ensino de Engenharia. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 14, n. 32, p. 156-172, 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/7842. Acesso em: 27 ago. 2020.

GEORGE, Carole. et al. Scholarly use of information: graduate students' information seeking behavior. Information Research, v.11, n.4, p. 272, 2006. Disponível em: http://www.informationr.net/ir/11-4/paper272.html. Acesso em: 10 dez. 2019.

GREEN, Rebecca. Locating sources in humanities scholarship: The efficacy of following bibliographic references. Library Quarterly, v. 70, n. 3, p. 201-229, 2000. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/630018. Acesso em: 15 nov. 2018.

GOMÉZ, Carmen; MITRE, María. Aprender a buscar y avaluar información. In: MOLINA, María Pinto (Coord.). Portal Alfin-EEES: Habilidades e competencias de gestión de información para aprender a aprender en el marco del espacio europeo de enseñanza superior. Granada: Ministerio de Educación y Ciencia, 2005. p. 65-109.

GUNAPALA, Nirmala. Meeting the needs of the "invisible university:" identifying information needs of postdoctoral scholars in the sciences. Issues in Science and Technology Librarianship, n.77, summer 2014. Disponível em: http://www.istl.org/14-summer/refereed2.html. Acesso em: 15 fev. 2019.

GRIGAS, Vincas; JUZĖNIENĖ, Simona; VELIČKAITĖ, Joné. ‘Just Google it' – the scope of freely available information sources for doctoral thesis writing. Information Research, v. 22, n.1, 2016.

HJØRLAND, Birger. Domain Analysis. Knowledge Organization, v.44, n.6, p. 436-464, 2017.

HOULE, Louis. Google Scholar, Sci-Hub and LibGen: Could they be our New Partners? In: ANNUAL IATUL CONFERENCE, 38., 2017. Proceedings of […] Italy: University Library, 2017. Paper 3. Disponível em: https://docs.lib.purdue.edu/iatul/2017/partnership/3/. Acesso em: 20 nov. 2018.

HU, Shouping; KUH, George; GAYLES, Joy Gaston. Engaging Undergraduate Students in Research Activities: Are Research Universities Doing a Better Job? Innovative Higher Education, v.32, n.3, p.167-177, 2007. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10755-007-9043-y. Acesso em: 10 out. 2018.

HUSSAIN, Akhtar; AHMAD, Parvez. Information Seeking Behaviour of the Teachers and Students at College of Engineering, King Saud University,Riyadh: A study. Asian Review of Social Sciences, v. 3, n. 1, p. 45-54. 2014. Disponível em: https://bit.ly/30zJqNi. Acesso em: 10 jan. 2020.

KOROBILI, Stella; MALLIARI, Aphrodite; Zapounidou, Sofia. Factors that influence information seeking behavior: the case of greek graduate students. Journal of academic librarianship, v.37, n.2, p.155-165, 2011. Disponível em: http://eprints.rclis.org/32101/1/2011%20Aristotle_postprint.pdf. Acesso em: 16 mar. 2019.

KUHLTHAU, Carol. Kuhlthau’s Information Search Process. In: FISHER, Karen; ERDELEZ, Sanda; MCKECHNIE, Lynne. Theories of information behavior. New Jersey: Information Today, 2006.

LEATHERMAN, Carrie; ECKEL, Edward. The use of online current awareness services by natural sciences and engineering faculty at Western Michigan University. Issues in Science and Technology Librarianship, v. 69, spring 2012. Disponível em: http://www.istl.org/12-spring/refereed1.html. Acesso em: 1 dez. 2018.

MERKEL, Carolyn Ash. Undergraduate Research at Six Research Universities: a pilot study for the Association of American Universities. California Institute of Technology, 2001. Disponível em: http://www.aau.edu/education/Merkel.pdf. Acesso em: 16 fev. 2019.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A publicação da ciência: áreas científicas e seus canais preferenciais. Datagramazero, v.06, n.1, fev. 2005. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/980. Acesso em: 18 maio 2020.

NIU, Xi; HEMMINGER, Bradley. A study of factors that affect the information-seeking behavior of academic scientists. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.63, n.2, p. 336–353, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1002/asi.21669. Acesso em: 15 jul. 2018.

ORLU, Aondoana Daniel. Information seeking behaviour of masters students: affective and behavioural dimensions. Library Philosophy and Practice, summer, mar. 2016. Disponível em: https://bit.ly/3qDiBlZ. Acesso em: 8 mar. 2019.

ROMANOS DE TIRATEL, Susana. Accessing Information use by humanists and social scientists: a study at the Universidad de Buenos Aires, Argentina. The journal of academic librarianship, v. 26, n. 5, p. 346-354, sept. 2000. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0099133300001415. Acesso em: 20 set. 2019.

RUGARCIA, Armando et al. The future of engineering education I. a vision for a new century. Chem. Engr. Education, v.34, n.1, p. 16–25, 2000. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ607230. Acesso em: 20 nov.2019.

SAVOLAINEN, Reijo. Information behavior and information practice: reviewing the “Umbrella concepts” of information-seeking studies. Library quarterly, v. 77, n. 2, p. 109–132, 2007. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.1086/517840. Acesso em: 16 mar. 2019.

TENOPIR, Carol et al. Scholarly article seeking, reading, and use:a continuing evolution from print to electronic in the sciences and social sciences. Learned Publishing, v.28, n. 2, apr., 2015. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1087/20150203. Acesso em: 22 fev. 2021.

WANDERLEY, Luiz Eduardo. O que é a universidade? São Paulo: Brasiliense, 2017. E-book.

WELLINGS, Susan; CASSELDEN, Biddy. An exploration into the information-seeking behaviours of engineers and scientists. Journal of Librarianship and Information Science, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0961000617742466. Acesso em: 10 jan. 2019.

WILDEMUTH, Barbara; CASE, Donald. Early information behavior research. Bulletin of the American Society for Information Science and Technology, v. 36, n. 3, Feb/Mar. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1002/bult.2010.1720360309. Acesso em: 24 set. 2018.

WILSON, Tom D. Models in information behaviour research. Journal of Documentation, v.55, n.3, p. 249-270, jun. 1999. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/EUM0000000007145/full/html. Acesso em: 20 ago. 2019.

WILSON, Tom D. Human Information Behavior. Information Science Research, v. 3, n. 2, 2000. Disponível em: http://inform.nu/Articles/Vol3/v3n2p49-56.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.

WILSON, Tom D. Evolution in Information Behavior Modeling: Wilson's model. In: FISHER, Karen E.; ERDELEZ, Sanda.; MCKECHNIE, Lynne. Theories of information behavior. New Jersey: Information Today, 2006

WILSON, Tom. D.; WALSH, Cristina. Information behavior: an interdisciplinary perspective. Department of Information Studies, 1996.

Publicado

2021-03-03

Como Citar

ROCHA, E. S. .; CASARIN, H. de C. S. . O comportamento de busca de pós-graduandos em engenharia: um estudo a partir do modelo de Tom Wilson. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021006, 2021. DOI: 10.20396/rdbci.v19i00.8663472. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8663472. Acesso em: 28 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa