Necessidades informacionais do estudante internacional na pós-graduação

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v19i00.8665304

Palavras-chave:

Educação, Estudantes, Cursos de Pós-Graduação, Necessidades de informação

Resumo

Introdução: Este artigo de revisão de literatura tem como problema a escassez de estudos que versam sobre o processo de internacionalização estudantil, cujo argumento principal é o de que a identificação desses estudos facilitará a compreensão do processo pelos interessados. Objetiva analisar estudos sobre as necessidades informacionais do estudante internacional da pós-graduação, sendo a Universidade Federal de Minas Gerais a referência do estudo. Método: Por meio de uma metodologia qualitativa de três etapas, o estudo se baseou em três pontos principais: a internacionalização nas universidades e programas de pós-graduação brasileiros, a percepção dos estudantes internacionais sobre instituições brasileiras de Ensino Superior e as necessidades informacionais do estudante internacional. Resultados/Conclusão: A partir desse mapeamento, notou-se que há escassez de publicações voltadas às necessidades de informação dos estudantes internacionais, sobretudo dos pós-graduandos, considerando o panorama das universidades brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danielle do Carmo Pimenta Rioga, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Organização e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Maryland na Escola da Ciência da Informação.  Integrante do Grupo de Pesquisa MHTX e da Comissão de Comunicação (Belo Horizonte, MG - Brasil).

Renata Maria Abrantes Baracho, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorado / Visiting Scholar na University of South Florida. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo (Belo Horizonte, MG - Brasil).

RECONHECIMENTOS: Não é aplicável.

FINANCIAMENTO: Este estudo foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -Brasil (CAPES).

CONFLITOS DE INTERESSE: Os autores certificam que não têm interesse comercial ou associativo que represente um conflito de interesses em relação ao manuscrito.

APROVAÇÃO ÉTICA: Não é aplicável.

DISPONIBILIDADE DE DADOS E MATERIAL: Não é aplicável.

CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES: Conceituação, Curadoria de Dados, Aquisição de Financiamento, Investiga-ção, Metodologia, Recursos, Software, Visualização, Redação – revisão & edição: RIOGA, D. do C. P.; Análise Formal, Aquisição de Financiamento, Metodologia, Administração de Projetos, Recursos, Supervisão, Validação, Redação – revisão & edição: BARACHO, R. M. A; Validação de dados: SOERGEL, D.

Referências

BELLO, Kissel Quintana; GUERRA, Valeschka Martins. Explicando o bem-estar de estudantes latino-americanos de pós-graduação no Brasil. Avances em Psicología Latinoamericana, v. 36, n. 1, p. 111-128, 2018. Disponível em http://www.scielo.org.co/pdf/apl/v36n1/1794-4724-apl-36-01-00111.pdf. Acesso em: 27 jul. 2020.

CAIDI, Nadia; ALLARD, Danielle; QUIRKE, Lisa. Practice: information Practices of Immigrants. Annual Review of Information Science and Technology, v. 44, n. 1, 2010. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/aris.2010.1440440118. Acesso em: 08 set. 2019.

DIRETORIA DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO (DRCA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Alunos estrangeiros na UFMG. Belo Horizonte, [s.n.], 2017.

DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (DRI) - UFMG. Internacionalização: relatório de auto-avaliação institucional: primeiro relatório do ciclo avaliativo 2018-2021. Belo Horizonte, [s.n.], 2019.

DIVISÃO DE TEMAS EDUCACIONAIS E LÍNGUA PORTUGUESA (DELP). Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação - PEC-PG. Brasília, [s.n.], 2021. Disponível em: http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PECPG.php. Acesso em: 30 jan. 2021.

FREITAS, Denise de. Strategies Search for International Partnerships. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 42, n. 1, p. 81-82, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-69912015000800081&script=sci_arttext&tlng=en. Acesso em: 27 jul. 2020.

GOMES, Rainner Finelli. A relevância da política de indexação para a representação e recuperação da informação: uma revisão sistemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/34289. Acesso em: 24 jan. 2021.

LIMA, Renata Melo de. Analisando as motivações dos estudantes estrangeiros do Instituto Oswaldo Cruz na Fundação Oswaldo Cruz. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25148. Acesso em: 27 jul. 2020.

MARTINS, Elaine. Lógica booleana? Saiba um pouco mais sobre esta lógica e como ela funciona. [S.l.]: Tec Mundo, 2009. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/programacao/1527-logica-booleana-saiba-um-pouco-mais-sobre-esta-logica-e-como-ela-funciona.htm. Acesso em: 24 jan. 2021.

NEVES, Thayse; LAVARDA, Rosália; MARTINS, Cibele. Práticas Estratégicas de Internacionalização de Programas de Pós-Graduação: estudo de Caso em uma Universidade Pública do Sul do Brasil. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, v. 14, n. 2, p. 93-110, 2019. Disponível em: https://internext.espm.br/internext/article/view/465. Acesso em: 27 jul. 2020.

OH, Chi Young; BUTLER, Brian. New comers from the other side of the globe: international students' local information seeking during adjustment. In: PROCEEDINGS OF THE ASSOCIATION FOR INFORMATION SCIENCE AND TECHNOLOGY, 1., 2016, [S.l.]. Anais […]. [S.l.]: Association for Information Science & Technology, 2016. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/pra2.2016.14505301118. Acesso em: 27 jul. 2020.

OH, Chi Young; BUTLER, Brian. Small worlds in a distant land: international newcomer students' local information behaviors in unfamiliar environments. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 70, n. 1, p. 1060-1073, 2019. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/action/showCitFormats?doi=10.1002%2Fasi.24185. Acesso em: 27 jul. 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Science Report: Towards 2030. Paris: UNESCO Publishing, 2015. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/16Wk3L5lzg9-p1LdlLj-e3Dgl1o4Vo4UN/view. Acesso em: 27 jul. 2020.

REZENDE, Nicole Antunes. Acesso aos programas de mobilidade internacional no Ensino Superior: o caso da UFMG à luz de três experiências internacionais. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/356. Acesso em: 27 jul. 2020.

SARACEVIC, Tefko. Information Science: origin, evolution and relations. In: VAKKARI, Pertti; BLAISE, Cronin (Ed.). Proceedings conceptions of library and information science: historical, empirical and theoretical perspectives. Los Angeles: Taylor Graham, 1992. Disponível em: https://www.academia.edu/925298/Information_science_origin_evolution_and_relations. Acesso em: 27 jul. 2020.

SILVA, Cláudia Cristiane dos Santos; LIMA, Manolita Correa. A percepção do estudante internacional sobre seu acolhimento em Instituições de Educação Brasileiras. In: FÓRUM DE GESTÃO DE ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1., 2013, Maputo. Anais [...]. Maputo: [S.n.], 2013. Disponível em: https://www.aforges.org/wp-content/uploads/2017/03/C-Silva_M-Lima_A-percepcao-do-estudante.pdf. Acesso em: 27 jul. 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-11

Como Citar

RIOGA, D. do C. P.; BARACHO, R. M. A. . Necessidades informacionais do estudante internacional na pós-graduação: uma revisão de literatura. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021021, 2021. DOI: 10.20396/rdbci.v19i00.8665304. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8665304. Acesso em: 28 nov. 2022.