Resumo
Introdução: Este artigo de revisão de literatura tem como problema a escassez de estudos que versam sobre o processo de internacionalização estudantil, cujo argumento principal é o de que a identificação desses estudos facilitará a compreensão do processo pelos interessados. Objetiva analisar estudos sobre as necessidades informacionais do estudante internacional da pós-graduação, sendo a Universidade Federal de Minas Gerais a referência do estudo. Método: Por meio de uma metodologia qualitativa de três etapas, o estudo se baseou em três pontos principais: a internacionalização nas universidades e programas de pós-graduação brasileiros, a percepção dos estudantes internacionais sobre instituições brasileiras de Ensino Superior e as necessidades informacionais do estudante internacional. Resultados/Conclusão: A partir desse mapeamento, notou-se que há escassez de publicações voltadas às necessidades de informação dos estudantes internacionais, sobretudo dos pós-graduandos, considerando o panorama das universidades brasileiras.
Referências
BELLO, Kissel Quintana; GUERRA, Valeschka Martins. Explicando o bem-estar de estudantes latino-americanos de pós-graduação no Brasil. Avances em Psicología Latinoamericana, v. 36, n. 1, p. 111-128, 2018. Disponível em http://www.scielo.org.co/pdf/apl/v36n1/1794-4724-apl-36-01-00111.pdf. Acesso em: 27 jul. 2020.
CAIDI, Nadia; ALLARD, Danielle; QUIRKE, Lisa. Practice: information Practices of Immigrants. Annual Review of Information Science and Technology, v. 44, n. 1, 2010. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/aris.2010.1440440118. Acesso em: 08 set. 2019.
DIRETORIA DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO (DRCA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Alunos estrangeiros na UFMG. Belo Horizonte, [s.n.], 2017.
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (DRI) - UFMG. Internacionalização: relatório de auto-avaliação institucional: primeiro relatório do ciclo avaliativo 2018-2021. Belo Horizonte, [s.n.], 2019.
DIVISÃO DE TEMAS EDUCACIONAIS E LÍNGUA PORTUGUESA (DELP). Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação - PEC-PG. Brasília, [s.n.], 2021. Disponível em: http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PECPG.php. Acesso em: 30 jan. 2021.
FREITAS, Denise de. Strategies Search for International Partnerships. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 42, n. 1, p. 81-82, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-69912015000800081&script=sci_arttext&tlng=en. Acesso em: 27 jul. 2020.
GOMES, Rainner Finelli. A relevância da política de indexação para a representação e recuperação da informação: uma revisão sistemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/34289. Acesso em: 24 jan. 2021.
LIMA, Renata Melo de. Analisando as motivações dos estudantes estrangeiros do Instituto Oswaldo Cruz na Fundação Oswaldo Cruz. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25148. Acesso em: 27 jul. 2020.
MARTINS, Elaine. Lógica booleana? Saiba um pouco mais sobre esta lógica e como ela funciona. [S.l.]: Tec Mundo, 2009. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/programacao/1527-logica-booleana-saiba-um-pouco-mais-sobre-esta-logica-e-como-ela-funciona.htm. Acesso em: 24 jan. 2021.
NEVES, Thayse; LAVARDA, Rosália; MARTINS, Cibele. Práticas Estratégicas de Internacionalização de Programas de Pós-Graduação: estudo de Caso em uma Universidade Pública do Sul do Brasil. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, v. 14, n. 2, p. 93-110, 2019. Disponível em: https://internext.espm.br/internext/article/view/465. Acesso em: 27 jul. 2020.
OH, Chi Young; BUTLER, Brian. New comers from the other side of the globe: international students' local information seeking during adjustment. In: PROCEEDINGS OF THE ASSOCIATION FOR INFORMATION SCIENCE AND TECHNOLOGY, 1., 2016, [S.l.]. Anais […]. [S.l.]: Association for Information Science & Technology, 2016. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/pra2.2016.14505301118. Acesso em: 27 jul. 2020.
OH, Chi Young; BUTLER, Brian. Small worlds in a distant land: international newcomer students' local information behaviors in unfamiliar environments. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 70, n. 1, p. 1060-1073, 2019. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/action/showCitFormats?doi=10.1002%2Fasi.24185. Acesso em: 27 jul. 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Science Report: Towards 2030. Paris: UNESCO Publishing, 2015. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/16Wk3L5lzg9-p1LdlLj-e3Dgl1o4Vo4UN/view. Acesso em: 27 jul. 2020.
REZENDE, Nicole Antunes. Acesso aos programas de mobilidade internacional no Ensino Superior: o caso da UFMG à luz de três experiências internacionais. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/356. Acesso em: 27 jul. 2020.
SARACEVIC, Tefko. Information Science: origin, evolution and relations. In: VAKKARI, Pertti; BLAISE, Cronin (Ed.). Proceedings conceptions of library and information science: historical, empirical and theoretical perspectives. Los Angeles: Taylor Graham, 1992. Disponível em: https://www.academia.edu/925298/Information_science_origin_evolution_and_relations. Acesso em: 27 jul. 2020.
SILVA, Cláudia Cristiane dos Santos; LIMA, Manolita Correa. A percepção do estudante internacional sobre seu acolhimento em Instituições de Educação Brasileiras. In: FÓRUM DE GESTÃO DE ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1., 2013, Maputo. Anais [...]. Maputo: [S.n.], 2013. Disponível em: https://www.aforges.org/wp-content/uploads/2017/03/C-Silva_M-Lima_A-percepcao-do-estudante.pdf. Acesso em: 27 jul. 2020.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Danielle do Carmo Pimenta Rioga, Renata Maria Abrantes Baracho