O treinamento e implementação da RDA

olhares e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v19i00.8666140

Palavras-chave:

Catalogação, AACR2, RDA, Treinamento

Resumo

Introdução: A RDA anuncia grandes mudanças no processo de catalogação e uma nova maneira de representar os recursos informacionais. O treinamento e a implementação da RDA em bibliotecas requerem grandes esforças dos catalogadores. Este artigo apresenta parte dos resultados de uma dissertação de mestrado. Objetivo: Apontar as principais ações de treinamentos para implementação da RDA desenvolvidos pelos países membros que participaram do seu desenvolvimento, pelas bibliotecas de outros países e identificar as principais preferências de programas, métodos e tópicos de conteúdo para treinamento da RDA pelos catalogadores da UFMG. Método: Utilizou-se a metodologia de objetivos exploratórios e descritivos e de aspectos quantitativos, a pesquisa bibliográfica, e também, como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada. Resultados: Apontam que o treinamento presencial é o método preferido pelos catalogadores e o conteúdo preferido para treinamento são as mudanças em relação à RDA e AACR2. Conclusão: Ressalta-se que o treinamento é uma etapa importante para a implementação da RDA e que a identificação de preferencias de treinamentos por parte das instituições é uma passo primordial para definir bem que instrumentos de treinamentos serão utilizados e introduzidos ao pessoal de suas comunidades de informação.

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Biografia do Autor

Paulo Marcelo Carvalho Holanda, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Orgaznização do Conhceimento - PPGGOC na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG -Brasil).

Cíntia de Azevedo Lourenço, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Associada na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG - Brasil).

 

RECONHECIMENTOS: O autor agradece a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela concessão da bolsa, como instrumento básico de apoio aos programas de pós-graduação stricto sensu em prol da excelência acadêmica.

Não é aplicável.

FINANCIAMENTO: Este estudo foi parcialmente financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).

CONFLITOS DE INTERESSE: Os autores certificam que não têm interesse comercial ou associativo que represente um conflito de interesses em relação ao manuscrito.

APROVAÇÃO ÉTICA: Não é aplicável.

DISPONIBILIDADE DE DADOS E MATERIAL: Não é aplicável.

CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES: Conceituação, Curadoria de dados, Análise formal, Aquisição de Financiamento, Investigação, Metodologia, Recursos, Supervisão, Escrita - Rascunho original: HOLANDA, P.; LOURENÇO, C.A.; Escrita - revisão & edição: HOLANDA, P.; LOURENÇO, C.A.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

HOLANDA, P. M. C.; LOURENÇO, C. de A. O treinamento e implementação da RDA: olhares e perspectivas. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021016, 2021. DOI: 10.20396/rdbci.v19i00.8666140. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8666140. Acesso em: 25 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa