Formação humanista

o papel da leitura literária na atuação do bibliotecário escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v19i00.8666294

Palavras-chave:

Leitura literária, Atuação profissional, Bibliotecário escolar, Práticas de leitura

Resumo

Introdução: A leitura literária é considerada uma das atividades mais pertinentes para o aperfeiçoamento de habilidades interpessoais, como a empatia, tida como essencial na realização das funções do bibliotecário escolar. Objetivo: Dessa forma, o presente estudo objetiva discorrer sobre a maneira como a prática da leitura literária pode influenciar na atuação do bibliotecário escolar a partir da perspectiva apresentada pelo autor Carlos Ruiz Záfon no enredo de sua obra A Sombra do Vento. Método: Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que teve como método científico o uso da pesquisa bibliográfica e do questionário como instrumento de coleta de dados. Resultado: Os resultados demonstram que os bibliotecários têm consciência da importância da leitura literária para a realização de suas atividades profissionais e para a construção de uma relação mais empática e humanista com os alunos, porém essa prática não costuma ser discutida com frequência nas pesquisas da área e incentivada nos cursos de graduação. Conclusão: Contudo, espera-se que o presente estudo possa contribuir para os debates acerca da temática na área da Ciência da Informação e refletir sobre a influência da leitura literária para uma formação mais humanista e empática do bibliotecário escolar.

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Biografia do Autor

Fabiana Sala, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus Marília. Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Presidente Epitácio, SP - Brasil).

Cláudio Marcondes de Castro Filho, Universidade de São Paulo

Pós-doutor em Biblioteca Escolar na Universidade Aberta de Lisboa. Professor da Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto, SP - Brasil).

Oswaldo Francisco de Almeida Junior, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Marília, SP - Brasil).

RECONHECIMENTOS: Não é aplicável.

FINANCIAMENTO: Não é aplicável.

CONFLITOS DE INTERESSE: Os autores certificam que não têm interesse comercial ou associativo que represente um conflito de interesses em relação ao manuscrito.

APROVAÇÃO ÉTICA: Não é aplicável.

DISPONIBILIDADE DE DADOS E MATERIAL: Não é aplicável.

CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES: Conceituação: SALA, F.; CASTRO FILHO, C. M. de; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Curadoria de Dados: Sala, Fabiana. Análise Formal, Investigação, Metodologia, Administração de Projetos, Supervisão, Validação, Visualização, Redação –rascunho original: SALA, F.; CASTRO FILHO, C. M. de; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Redação –revisão & edição: SALA, F.; CASTRO FILHO, C. M. de; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-07-30

Como Citar

SALA, F.; CASTRO FILHO, C. M. de; ALMEIDA JUNIOR, O. F. de . Formação humanista: o papel da leitura literária na atuação do bibliotecário escolar. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021017, 2021. DOI: 10.20396/rdbci.v19i00.8666294. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8666294. Acesso em: 30 jun. 2022.