A integração de dados culturais de repositórios digitais

um panorama dos Hubs da DPLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8666967

Palavras-chave:

Interoperabilidade, Repositórios digitais, Digital Public Library of America, DPLA

Resumo

Introdução: A Digital Public Library of America (DPLA) é uma iniciativa que visa ampliar o alcance de seu conteúdo e as possibilidades de aprimoramento e utilização dos dados para a geração de novos conhecimentos a partir da a integração de dados. A busca pela integração, contudo, resulta em uma série de possibilidades e desafios para os quais os repositórios digitais, provedores e servidores de dados, precisam se adaptar. Objetivo: Apresentar um panorama das soluções tecnológicas subjacentes à coleta e disponibilização de dados dos repositórios parceiros da DPLA, denominados Hubs, de modo a pontuar aspectos das oportunidades e dos desafios de interoperabilidade que eles enfrentam na busca pelo acesso integrado. Metodologia: A pesquisa qualitativa e teórica, descritiva-exploratória, utilizando como método a Análise de Conteúdo. Resultados: Apresenta-se como resultados as soluções tecnológicas adotadas tanto pela DPLA, para coletar e agregar dados, como dos Hubs, provedores de dados, que utilizam diferentes soluções para agregar dados das diversas instituições culturais contribuintes e fornecê-los à DPLA. Conclusão: Conclui-se que apesar dos desafios técnicos, semânticos e gerenciais, existem grandes esforços para adotar soluções e melhores práticas visando principalmente o engajamento dos provedores de dados. Tanto os Hubs quanto suas instituições contribuintes apresentam programas de incentivo e auxílio à digitalização e à documentação, bem com diretrizes para garantir a qualidade e os direitos legais de acesso do conteúdo, o que é fundamental para melhorar a experiência dos usuários e multidimensionar as possibilidades de transformar informação em conhecimento.

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Biografia do Autor

Maria Lígia Triques, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (Londrina, PR - Brasil).

Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de São Paulo. Docente Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória, ES - Brasil).

Ana Cristina de Albuquerque, Universidade Estadual de Londrina

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de São Paulo. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (Londrina, PR - Brasil).

  • Reconhecimentos: Não aplicável.
  • Financiamento: Este estudo foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).
  • Conflitos de interesse: Os autores certificam que não têm interesse comercial ou associativo que represente um conflito de interesses em relação ao manuscrito.
  • Aprovação ética: Sim.
  • Disponibilidade de dados e material: O conjunto de dados está disponível no apêndice do próprio artigo.
  • Contribuições dos autores: Conceituação, Curadoria de Dados, Aquisição de Financiamento, Investigação, Metodologia, Recursos, Supervisão, Validação, Visualização, Escrita – rascunho original, Escrita – revisão & edição: TRIQUES, M. L.; Conceituação, Metodologia, Administração de Projetos, Recursos, Supervisão, Validação, Escrita – revisão & edição: GONÇALEZ, P. R. V. A.; Supervisão, Recursos, Validação, Escrita – revisão & edição: ALBUQUERQUE, A. C.

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DPLA

Publicado

2022-03-06

Como Citar

TRIQUES, M. L.; GONÇALEZ, P. R. V. A.; ALBUQUERQUE, A. C. de . A integração de dados culturais de repositórios digitais: um panorama dos Hubs da DPLA . RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022007, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8666967. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8666967. Acesso em: 8 ago. 2022.