Percepção sobre o compartilhamento de conhecimento entre avaliadores sob a ótica dos editores científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8667456

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Editores científicos, Compartilhamento de conhecimento

Resumo

Introdução/Objetivo: Visa analisar a percepção de editores sobre a contribuição do compartilhamento de conhecimento entre avaliadores de artigos científicos, visando o aperfeiçoamento da elaboração de pareceres. Métodos: O estudo é do tipo exploratório, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, associada ao questionário como técnica de coleta de dados. Para análise dos dados obtidos aplicou-se a análise de conteúdo. Resultados: O instrumento foi enviado via correio eletrônico e obteve o retorno de 32 editores de diversas áreas do conhecimento, sendo a maioria da área de Ciências Sociais Aplicadas e mais da metade possuem seis ou mais anos de atuação. Identificou-se que a maior parte dos respondentes acreditam que o compartilhamento de conhecimento entre avaliadores contribui para o aperfeiçoamento dos mesmos e de seus pareceres, e apesar de reconhecerem tal contribuição, 87,5% afirmam não existir, no periódico em que atuam, iniciativas que proponham a troca de conhecimentos. Por fim, quando indagados sobre ter conhecimento a respeito de iniciativas semelhantes, mesmo que em outros âmbitos, alguns respondentes afirmam conhecer e citam: as práticas propostas por editoras internacionais, que realizam webinários e disponibilizam conteúdos em seus websites, os projetos e eventos da Associação Brasileira de Editores Científicos, grupos de WhatsApp e lista de e-mails, além da interação proposta pelas práticas da avaliação por pares aberta. Conclusão: A partir do exposto, compreende-se que os editores percebem a relevância do compartilhamento de conhecimento entre os avaliadores, no entanto, ainda não colocaram em prática tais iniciativas nos periódicos em que atuam.

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Biografia do Autor

Francisca Clotilde de Andrade Maia, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, CE - Brasil).

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, CE - Brasil).

Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, CE - Brasil).

  • Reconhecimentos: As autoras gostariam de agradecer a todos os participantes que cederam um pouco do seu tempo para contribuir com o estudo.
  • Financiamento: Este estudo foi financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fucanp) por meio de bolsa de formação acadêmica.
  • Conflitos de interesse: Os autores certificam que não têm interesse comercial ou associativo que represente um conflito de interesses em relação ao manuscrito.
  • Aprovação ética: Não é aplicável.
  • Disponibilidade de dados e material: https://zenodo.org/record/5643847 - https://doi.org/10.5281/zenodo.5643846.
  • Contribuições dos autores: MAIA, C.; FARIAS, G.; FARIAS, M.: Conceitualização, Administração do projeto; MAIA, C., Curadoria de dados, Análise formal, Investigação, Metodologia; FARIAS, G.; FARIAS, M.: Recursos, Supervisão, Visualização; MAIA, C.; Escrita – rascunho original; MAIA, C.; FARIAS, G.; FARIAS, M.; Escrita – revisão & edição.

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Gestão do conhecimento

Publicado

2022-01-16

Como Citar

MAIA, F. C. de A.; FARIAS, G. B. de .; FARIAS, M. G. G. Percepção sobre o compartilhamento de conhecimento entre avaliadores sob a ótica dos editores científicos. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022003, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8667456. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8667456. Acesso em: 2 dez. 2022.