Quadrinhos, cultura e sociedade

contribuições das narrativas sequenciais para formação do leitor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8667789

Palavras-chave:

Comunicação, Quadrinhos, Leitura, Leitor, Comportamento

Resumo

Introdução: A discussão em torno das experiências de leitores com histórias em quadrinhos suscita vários apontamentos, desde relações de identificação, produção de sentidos e ressignificação até preconceitos contra este tipo de suporte midiático. Objetivo: Este artigo tem como objetivo averiguar as contribuições das narrativas sequenciais na formação do leitor, analisando como tal objeto de entretenimento é capaz de abranger conceitos e informações capazes de gerar impactos sociais relevantes, identificando e provocando reflexões sociais. Método: A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa a partir de uma revisão de literatura na qual se levantou artigos e trabalhos científicos acerca da contribuição dos quadrinhos para a formação do leitor e processo de ensino-aprendizagem. Resultados e conclusão: Os resultados indicaram que as interações com a histórias em quadrinhos despertou nos leitores novas formas de pensamento e ressignificação de seus papéis na sociedade, despertando novos sentidos ocasionados pelos impactos que tais histórias provocam. Os estudos também apontam para a capacidade de interpretação dos conteúdos presentes tanto nos textos quanto nas imagens dos quadrinhos; afinal, o cenário das narrativas sequenciais evoca questionamentos e fatos relevantes que ao serem narrados pelos leitores contribuem para a reflexão e introjeção de conhecimento.

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Biografia do Autor

Andrea Pereira dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Goiás - Brasil).

André Roberto Custódio Neves, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Comunicação, pela Universidade Federal de Goiás. Servidor Técnico Administrativo da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Goiás - Brasil).

  • Reconhecimentos: Não é aplicável.
  • Financiamento: Não é aplicável.
  • Conflitos de interesse: Os autores certificam que não têm interesse comercial ou associativo que represente um conflito de interesses em relação ao manuscrito.
  • Aprovação ética: Não é aplicável.
  • Disponibilidade de dados e material: Não é aplicável.
  • Contribuições dos autores: Conceituação, Curadoria de dados, Análise formal, Aquisição de Financiamento, Investigação, Metodologia, Recursos, Supervisão, Escrita - Rascunho original: SANTOS, A. P. dos; NEVES, A. R. C.; Escrita - revisão & edição: SANTOS, A. P. dos; NEVES, A. R. C.

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HQ leitura

Publicado

2022-01-12

Como Citar

SANTOS, A. P. dos .; NEVES, A. R. C. . Quadrinhos, cultura e sociedade: contribuições das narrativas sequenciais para formação do leitor. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022002, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8667789. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8667789. Acesso em: 2 dez. 2022.