Resumo
Introdução: A discussão em torno das experiências de leitores com histórias em quadrinhos suscita vários apontamentos, desde relações de identificação, produção de sentidos e ressignificação até preconceitos contra este tipo de suporte midiático. Objetivo: Este artigo tem como objetivo averiguar as contribuições das narrativas sequenciais na formação do leitor, analisando como tal objeto de entretenimento é capaz de abranger conceitos e informações capazes de gerar impactos sociais relevantes, identificando e provocando reflexões sociais. Método: A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa a partir de uma revisão de literatura na qual se levantou artigos e trabalhos científicos acerca da contribuição dos quadrinhos para a formação do leitor e processo de ensino-aprendizagem. Resultados e conclusão: Os resultados indicaram que as interações com a histórias em quadrinhos despertou nos leitores novas formas de pensamento e ressignificação de seus papéis na sociedade, despertando novos sentidos ocasionados pelos impactos que tais histórias provocam. Os estudos também apontam para a capacidade de interpretação dos conteúdos presentes tanto nos textos quanto nas imagens dos quadrinhos; afinal, o cenário das narrativas sequenciais evoca questionamentos e fatos relevantes que ao serem narrados pelos leitores contribuem para a reflexão e introjeção de conhecimento.
Referências
ALVES, Ayane Priscila de Araújo. Histórias em quadrinhos como espaço pedagógico de leitura na formação do leitor: cruzando limites antes impossíveis. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2018.
AMARILHA, Marly. Literatura e quadrinhos: a paródia como pedagogia na formação do leitor. Educação em Questão, v. 36 n. 22, p. 56-73, set./dez. 2009.
ARAÚJO, Gustavo Cunha de; SILVA, Edimila Matos da. Formação de conceitos por meio das histórias em quadrinhos: contribuições da teoria histórico-cultural. Notandum, a. 23, n. 50, p. 45-71, maio/ago. 2019.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BARI, Valéria Aparecida; VERGUEIRO, Waldomiro. As histórias em quadrinhos como elemento para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com base em depoimentos de universitários. Comunicação e Educação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 15-24, 2007.
BARI, Valéria Aparecida; VERGUEIRO, Waldomiro. Biblioteca escolar, leitura e histórias em quadrinhos: Uma relação que se consolida. In: ENCONTRO NACIO-NAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., 2009. Anais [...].João Pessoa: UFPB, 2009.
BARI, Valéria. Leitura Escolar e Histórias em Quadrinhos: fruição intelectual, criatividade e formação de gostos de leitores. 9ª Arte, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 25-33, jan. 2013.
BONA, Rafael José. Intertextualidades cinematográficas nas histórias d’Os Trapalhões: contribuições para a educação. Revista de Estudos da Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 32, p. 199-209, set./dez. 2012.
CAMPOS, Bárbara Arcanjo. A formação do sujeito-leitor no ensino fundamental: contribuições das histórias em quadrinhos. In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 5., 2018. Anais [...]. São Paulo: USP, 2018.
CASTELIONE, Flávia Rangel Pimenta. Viver dói: contribuições dos quadrinhos de Chiquinha na formação do leitor responsivo. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.
CASTRO, Anne Karoline da Cruz. As histórias em quadrinhos na formação do leitor surdo em níveis fundamental e médio: uma experiência na Escola Estadual 11 de Agosto, em Aracaju/SE. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2018.
CAVALCANTI, Bianca da Silva; SANT’ANNA, Micheline Medeiros dos Santos. HQs: contribuições na formação de leitores e produção de histórias em quadrinhos. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO CPAN, 4.; SEMANA INTEGRADA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DO CPAN, 3., 2019. Anais [...]. Campo Grande: UFMS, 2019.
CLAUDINO, Valentina Imaculada. A atividade de leitura de histórias em quadrinhos/tiras na formação do leitor crítico: um estudo do Programa Ação Cidadã. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
CODESPOTI, Sérgio. Fredric Wertham manipulou dados do livro Sedução do Inocente. Universo HQ, Petrópolis, fev. 2013. Disponível em: http://universohq.com/noticias/fredric-wertham-manipulou-dados-do-livro-seducao-do-inocente/. Acesso em: 19 out. 2019.
DINIZ, Ivone Aparecida. A contribuição das histórias em quadrinhos para a formação de leitores na educação infantil. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
DUMONT, Lígia Maria Moreira. Contexto, leitura e subjetividade. Transinformação, Campinas, v. 13, n. 1, p. 43-47, jun. 2001.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2011.
FAGUNDES, Natascha da Costa. As histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
FERREIRA, Simone de Almeida. A importância das histórias em quadrinhos no ensino de Língua Portuguesa no 6° ano do Ensino Fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Letras) – Centro de Estudos Superiores de Itaituba, Itaituba, 2018.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; RAMOS, Rubem Borges Teixeira. As histórias em quadrinhos: instrumento de informação e de incentivo à leitura. Revista Data Grama Zero, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 9, 2012.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
GIDALTI JR. Castanha do Pará. São Paulo: SESI, 2018.
GOMES, Ivan Lima. Leitores e leituras de revistas em quadrinhos: uma história visual (anos 1930–1950). Estudos Históricos, v. 34, n. 72, p. 54-80, jan./abr. 2021.
HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. Contribuições das histórias em quadrinhos digitais às práticas educativas. Periferia, v. 12, n. 2, p. 279-301, maio/ago. 2020.
KUNDLATSCH, Aline; CORTELA, Beatriz Salemme Corrêa. Contribuições formativas das histórias em quadrinhos na formação inicial de professores de Física. Tecné, Episteme y Didaxis, Bogotá, n. esp., 2018.
LANGONI, Ana Carolina. Histórias em quadrinhos do universo Macanudo: um caminho para formação de leitores críticos. In: ARTES VISUAIS, LITERATURA, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS COM EDUCAÇÃO E CIDADE, 1., 2018. Anais [...]. Vitória: EDIFES, 2018.
LANGONI, Ana Carolina; CHISTÉ, Priscila de Souza. Histórias em quadrinhos: um caminho para a formação de leitores críticos. In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 3., 2015. Anais [...]. São Paulo: USP, 2015.
LUCAS, André da Rosa. Histórias em quadrinhos: primeiros passos para a formação de leitores nas séries iniciais. Especialização. Monografia (Especialização em Formação de Leitores) – Faculdades Integradas de Jacarepaguá, General Câmara, 2012.
MAGALHÃES, Altina Costa. A importância das histórias em quadrinhos no desenvolvimento da leitura. Webartigos, 2012. Disponível em: https://www.webartigos. com/artigos/a-importancia-das-historias-em-quadrinhos-no-desenvolvimento-da-leitura/91771. Acesso em: 30 jun. 2021.
MAROZO, Jonas dos Santos e Luís Fernando da Rosa. Contribuições para o desenvolvimento do leitor crítico: desmistificando o preconceito. CCNEXT: Revista de Extensão, Santa Maria, v. 3, ed. esp. 12, p. 341-345, 2016.
MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 2005.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Parâmetros curriculares nacionais 1ª a 4ª séries. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ component/content/article?id=12640:parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series. Acesso em: 17 de set. 2019.
MOTA, Elaine Mendes da. Literatura em quadrinhos: percursos e possibilidades na formação do leitor literário. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
NEVES, André Roberto Custódio. O sujeito e a leitura: uma abordagem sociocultural através das narrativas autobiográficas de menores em conflito com a lei e os quadrinhos Castanha do Pará (2018), de Gidalti Jr. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
NEVES, André Roberto Custódio; SANTOS, Andréa Pereira. Farenheit 451: relações entre o leitor de histórias em quadrinhos com cenários distópicos. Vozes e Diálogo, Itajaí, v. 18, n. 2, p. 118-129, jul./dez. 2019.
OLIVEIRA, Altair Amaral de; FURTADO, Bruna Plath. A formação do leitor e a relevância das histórias em quadrinhos como incentivo à leitura. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: volume I. Curitiba: Secretaria da Educação do Estado do Paraná, 2016. p. 2-19.
PASSOS, Lívia Almeida; VIEIRA, Mauricéia Silva de Paula. A contribuição do gênero história em quadrinhos para o desenvolvimento da leitura. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 4., 2014. Anais [...]. Uberlândia: UFU, 2014.
PERRELLI, Márcia Regina; STRYER, Fábio Augusto. Leitura: a contribuição das histórias em quadrinhos para a formação do leitor. In: PARANÁ. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: volume I. Secretaria da Educação do Estado do Paraná, 2012. p. 2-18.
PETIT, Michèle. A arte de ler: ou como resistir a adversidade. Trad. Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Ed. 34, 2009.
RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro. (org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2010.
RAMOS, Rubem Borges Teixeira. Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades: estudo etnometodológico sobre o leitor e a leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da Marvel e DC Comics. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola da Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
RAMOS, Rubem Borges Teixeira. Histórias em quadrinhos na sociedade contemporânea: lazer, obtenção de conhecimento na leitura das revistas de super-heróis. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola da Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
RAMOS, Rubem Borges Teixeira. Stan Lee e Homem-Aranha: compreendendo as teias de significado entre autor e criação, a luz dos estudos culturais. Revista Diálogo, Canoas, n. 42, p. 67-77, 2019.
REBLIN, Yuri Andreas. Super-heróis, cultura e sociedade: aproximações multidisciplinares sobre o mundo dos quadrinhos. São Paulo: Idéias & Letras, 2011.
SANTOS, Adriana Alvarenga; BONFIM, Andreia. Histórias em quadrinhos: recurso pedagógico no processo de formação do leitor. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade Calafiori, São Sebastião do Paraíso, 2018.
SANTOS, Andréa Pereira dos Santos. Juventude da UFG: trajetórias socioespaciais e práticas de leitura. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
SANTOS, Mariana Oliveira dos. Formação de leitores: um estudo sobre as histórias em quadrinhos. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 5-23, jul./dez., 2010.
SILVA, Adriana Ribeiro de Brito; BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani. A importância das histórias em quadrinhos para formação do leitor. In: SCIENCULT, 1., 2010. Anais [...]. Dourados: UEMS, 2010.
SILVA, Greice Ferreira da. Formação de leitores na Educação Infantil: contribuições das histórias em quadrinhos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2009.
SILVÉRIO, Luciana Begatini Ramos. Histórias em quadrinhos: gênero literário e material pedagógico: Maurício de Souza em foco. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
SOARES; Claudete; SALINO Sueli; BECK, Eliane Maria Cabral. A contribuição das histórias em quadrinhos para o despertar do gosto pela leitura. Consensu, v. 2, p. 16-29, 2018.
TAVARES, Mayara Barbosa. O uso das histórias em quadrinhos no contexto escolar: contribuições para o ensino/aprendizado crítico-reflexivo. In: ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 4., 2011. Anais [...]. Goiás: CEPED, 2011.
TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa; NERY, Vanda Cunha Albieri. Para entender as teorias da comunicação. 2. ed. Uberlândia: EDUFU, 2009.
THOMPSON, John Brookshire. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1999.
TILLEY, Carol L. Seducing the innocent: Fredric Wertham and the falsifications that helped condemn comics. Information and Culture: a Journal of History, Austin, v. 47, n. 4, p. 397-413, 2012.
VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro (org.). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. 4. ed. São Paulo, Contexto, 2014. p. 7-29.
VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.
WERNECK, Giovanna Carrozzinno; LEITE, Priscila de Souza Chisté. Contribuições para discutir na escola a violência contra as mulheres: os quadrinhos de Henfil e a formação do leitor crítico. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 10, n. 19, p. 80-95, jan./abr. 2018.
WERTHAM, Frederic. Seduction of the innocents. New York: Rineheart & Company, 1954

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Andrea Pereira dos Santos, André Roberto Custódio Neves