Resumo
Introdução: Epígrafes são fenômenos da linguagem que ocorrem em várias áreas do conhecimento e no campo científico são parte fundamental da língua e da cultura histórica da ciência. Baseado teoricamente na Ciência da Informação, Sociologia da Ciência, Literatura e Linguística esse artigo defende a ideia que as epígrafes em textos científicos podem integrar o sistema de recompensas da ciência pois, assim como as citações, sinalizam a importância e a contribuição dos autores epigrafados para o campo de conhecimento no qual se inserem. Objetivos: Perscrutar teorias e metodologias sobre o significado das epígrafes em textos científicos; elaborar e aplicar um modelo de análise de epígrafes inseridas em teses doutorais da área de Ciência da Informação. Método: Pesquisa exploratória e descritiva fundamentada nas análises bibliométrica e de conteúdo. Resultados: As notas teóricas abordaram a origem e funções das epígrafes; o modelo de análise incluiu informações relacionadas à epígrafe, ao epigrafado e ao epigrafador. Foram identificados os tipos (autêntica, inexata, apócrifa, autógrafa e anônima), gênero (prosa, poesia), funções (direta, oblíqua e efeito-epígrafe), discursos implícitos (científico, literário, religioso, político e institucional) das epígrafes e os autores mais epigrafados. Conclusão: A análise das epígrafes demonstrou estratégias de legitimação, filiação e influências intelectuais dos epigrafadores e o reconhecimento científico dos epigrafados para o campo de conhecimento no qual se inserem.
Referências
AHERN, Rosemary. The art of epigraph: how great books begins. New York: Atria Books, 2012.
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION (APA). Manual of the American Psychological Association. 7th. Ed. 2020. Disponível em: https://apastyle.apa.org/products/publication-manual-7th-edition Acesso em setembro de 2020.
ANDERSEN, Jack. Materiality of works: the bibliographic record as a text. Cataloguing & Classification Quarterly, v.33, n.3-4, p. 39-65, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 14.724: informação, e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. 3.ed. 2011.
ASTRÖM, Fredrik. The context of paratext: a bibliometric study of the citation context of Gérard Genette's texts. In: DESROCHERS, Nadine.; APOLLON, Daniel. (Eds.) Examining paratextual theory ant its application in digital culture. Hershey: IGI Global, 2014. p. 1-23.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARLETT, John. Barlett's familiar quotations: a collection of passages, phrases, and proverbs traced to their sources in ancient and modern literature. 17.ed. Edited by Justin Kaplan. Boston: Little Brown, 2002.
BOLLER JR., Paul. F.; GEORGE, John. They never say it: a book of fake quotes, misquotes, and misleading attributions. New York: Oxford University Press, 1989.
BOURDIEU, Pierre. La spécificité du champ scientifique et les conditions sociales du progrès de la raison. Sociologie et Societés, v. 71, p.91-118, 1975.
BUURMA, Rachel Sagner. Epigraphs. In: DUNCAN, Dennys.; SMYTH, Adam. Book parts. New York: Oxford University Press, 2019. p. 165-176.
CALAPRICE, Alice. The ultimate quotable Einstein. New Jersey: Princenton University Press, 2011.
CEIA, Carlos. E-dicionário de termos literários. 2009. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/ Acesso em setembro de 2020.
CHICAGO MANUAL OF STYLE (CMOS). Epygraphs and sources (CMOS 1.37). 2018. Disponível em: https://www.chicagomanualofstyle.org/home.html Acesso em setembro de 2021.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Trad. de Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996.
CRONIN, Blaise; FRANKS, Sara. Trading cultures: resource mobilization and service rendering in the life sciences as revealed in the journal article's paratext. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.57, n.14, p.1909-1918, 2006.
CRONIN, Blaise; LA BARRE, Kathryn. Patterns of puffery: an analysis of non-fiction blurbs. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 37, n.1, p.17-24, 2005.
DESROCHERS, Nadine; PECOSKIE, Jen. Inner circles and outer reaches: local and global information-seeking habits of author in acknowledgment paratext. Information Research, v.19, n.1, 2014.
DESROCHERS, Nadine.; TOMASZEK, Patricia. What I see and what you read: a narrative of interdisciplinary research on a common digital object. Proceedings of the 42nd Annual Conference of the Canadian Association for Information Science. Ontário: CAIS/ACSI, 2014.
GENETTE, Gérard. Palimpsestos: literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Viva Voz, 2010.
GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Trad. Álvaro Faleiros. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.
GROSS, Melissa.; LATHAM, Don. The peritextual literacy framework: using the functions of peritext to support critical thinking. Library and Information Science Research, v.39, p.116-123, 2017.
HUME-PATRUCH, Jeff. Dear professor: your students have questions we can’t answer. 2010. Disponível em: https://blog.apastyle.org/apastyle/2010/04/theres-an-art-to-it.html Acesso em setembro de 2021.
ISOLDI, Francisco. A epigrafia: síntese geral. Revista de História da USP, v. 4, n.9, p. 89-105, 1952.
KHALIL, Beth. Quote investigator. The School Librarian, v.64, n.3, p.147, 2016.
KEYES, Ralph. The quote verifier: who said what, where, and when. New York; St. Martin's Press, 2006.
KNOWLES, Elizabeth. What they didn't say: a book fo misquotations. Oxford: Oxford University Press, 2006.
LICHTIG, Toby. Epigraphs: opening possibilities. The Guardian. 30 mar. 2010. Disponível em: https://www.theguardian.com/books/booksblog/2010/mar/30/epigraphs-toby-lichtig Acesso em setembro de 2021.
MAINGUENEAU, Dominique. Analisando discursos constituintes. Revista do GELNE, v.2, n.2, p. 1-12, 2000.
MARTUCCI, Elisabeth Márcia. A feminização e a profissionalização do magistério e da biblioteconomia: uma aproximação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 1, n.2, p. 225-244, jul./dez. 1995.
MAYER, Sabrina J.; RATHMANN, Justus M. K. How does research productivity related to gender? Analyzing gender differences for multiple publications dimensions. Scientometrics, v.117, p. 1663-1693, 2021.
MEHO, Lokman. The gender gap in highly prestigious International research awards: 2001-2020. Quantitative Science Studies, v.2, n.3, p. 976-989, 2021.
MERTON, Robert King. Priorities in scientific discovery: a chapter in the Sociology of Science. American Sociological Review, v.22, n.6, p. 635-659, 1957.
MERTON, Robert King. On the shoulders of giants: a shandean postscript. New York: Free Press/Macmillan, 1965.
MERTON, Robert King. The Matthew Effect in science. Science, v. 159, p. 56-63, 1968.
MERTON, Robert King. The sociology of science: theoretical and empirical investigations. Chicago: Chicago University Press, 1973.
MORSON, Gary Saul. The words of others: from quotations to culture. New Haven: Yale University Press, 2011.
MORTON, Brian. Falser words were never speaking. The New York Times, 29 Aug. 2011.
MOYSÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.
NI, Chaoqun et al. The gendered nature of authorship. Science Advances, v.7, eabe4639, 1 Sept. 2021.
NILSEN, Jakob. Projetando websites: designing web usability. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
NORTON, Scott. Developmental editing: a handbook for freelancers, authors, and publishers. Chicago: University Chicago Press, 2009.
OTLET, Paul. Tratado de documentação: o livro sobre o livro: teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos, [1934] 2018.
O'TOOLE, Garson. Hemingway didn't say this: the truth behind familiar quotations. New York: Little A, 2017.
PALING, Stephen. Thresholds of access: paratextuality and classification. Journal of Education for Library and Information Science, v. 43, n. 2, p. 134-143, 2002.
PECOSKIE, Jen; DESROCHERS, Nadine. Hiding in plain sight: paratextual utterances as tools for information-related research and practice. Library and Information Science Research, v.35, p. 232-240, 2013.
PENSADOR. Frases e pensamentos. 2021. Disponível em: https://www.pensador.com/
Acesso em maio de 2021.
QUOTE INVESTIGATOR. Tracing citations. 2021. Disponível em: https://quoteinvestigator.com/ Acesso em julho de 2021.
QUOTE INVESTIGATOR. Play is the highest form of research. 2014. Disponível em: https://quoteinvestigator.com/2014/08/21/play-research/#return-note-9611-1. Acesso em julho de 2021.
QUOTE INVESTIGATOR. It always seems impossible until it’s done. 2016. Disponível em: https://quoteinvestigator.com/2016/01/05/done/ Acesso em julho de 2021.
REIS, Carlos. Dicionário de estudos narrativos. Coimbra: Almedina, 2018.
RIIS, Jacob. The making of an American: an authobiography. Larivi, v.69, n.1, p.35, 1901.
SALAGER-MEYER, Françoise.; ALCARAZ-ARIZA, María Ángeles.; PABÓN-BERBESÍ, Maryelis. ‘Backstage solidarity’ in Spanish-and-English-written medical research papers: publicaton context and the acknowledgment paratext. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 60, n.2, p. 307-317, 2009.
SALAGER-MEYER, Françoise et al. Scholarly gratitude in five geographical contexts: a diachronic and cross-generic approach of the acknowledgment paratext in medical discourse (1950-2010). Scientometrics, v. 86, n.3, p. 763-784, 2011.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 27.ed. São Paulo: Cultriz, 2006.
SCARFE, Nevile V. Play is education. Childhood Education, v.39, n.3, p. 117-121, 1962.
SCHMITT, Stéphane. Epigraphs as parts of text in Natural History books in the Eighteenth Century: between intertextuality and the architecture of the book. In: BRETELLE-ESTABLET, Florence.; SCHMITT, Stéphane. Pieces and parts in scientific texts. Cham: Springer,2018. p. 269-295.
SCHWARTZ, Jorge. Murilo Rubião: a poética do uroboro. São Paulo: Ática, 1981.
SILLS, David.; MERTON, Robert King. Social sciences quotations: who said what, when, and were. New York: MacMillan, 1991. (Encyclopedia of the Social Sciences, v. 19).
SARAMAGO, José. The notebook. London: Verso, 2011.
STORY, M. L. Epigraphs on education. Peabody Journal of Education, 32:1, 43-48, 1954.
VEROS, Vassiliki. A matter of meta: category romance fiction and the interplay of paratext and library metadata. Journal of Popular Romance Studies, v.5, n.1, p. 1-13, 2015.
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Diálogo Educacional, Curitiba, v.14, n.21, p. 165-189, jan./abr. 2014.
XAVIER, Ana Laura Silva. A presença do feminino na biblioteconomia brasileira: aspectos históricos. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências/ UNESP – Campus de Marília, 2020.
WIKIQUOTE. Página principal. 2021. Disponível em: https://en.wikiquote.org/wiki/Main_Page Acesso em setembro de 2021.
WILKINSON, Kate. No record of Mandela saying ‘It always seems impossible until it’s done. 9 dec. 2016. Disponível em: https://africacheck.org/fact-checks/spotchecks/no-record-mandela-saying-it-always-seems-impossible-until-its-done Acesso em setembro de 2021.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi