Banner Portal
Epígrafes no sistema de recompensas da ciência
Epigrafe de Mahatma Gandhy
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
ERRATA
VÍDEO

Palavras-chave

Epígrafes
Reconhecimento científico
Bibliometria
Sociologia da ciência

Como Citar

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Epígrafes no sistema de recompensas da ciência: notas teóricas e modelo de análise. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022004, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8667926. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8667926. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Introdução: Epígrafes são fenômenos da linguagem que ocorrem em várias áreas do conhecimento e no campo científico são parte fundamental da língua e da cultura histórica da ciência. Baseado teoricamente na Ciência da Informação, Sociologia da Ciência, Literatura e Linguística esse artigo defende a ideia que as epígrafes em textos científicos podem integrar o sistema de recompensas da ciência pois, assim como as citações, sinalizam a importância e a contribuição dos autores epigrafados para o campo de conhecimento no qual se inserem. Objetivos: Perscrutar teorias e metodologias sobre o significado das epígrafes em textos científicos; elaborar e aplicar um modelo de análise de epígrafes inseridas em teses doutorais da área de Ciência da Informação. Método: Pesquisa exploratória e descritiva fundamentada nas análises bibliométrica e de conteúdo. Resultados: As notas teóricas abordaram a origem e funções das epígrafes; o modelo de análise incluiu informações relacionadas à epígrafe, ao epigrafado e ao epigrafador. Foram identificados os tipos (autêntica, inexata, apócrifa, autógrafa e anônima), gênero (prosa, poesia), funções (direta, oblíqua e efeito-epígrafe), discursos implícitos (científico, literário, religioso, político e institucional) das epígrafes e os autores mais epigrafados. Conclusão: A análise das epígrafes demonstrou estratégias de legitimação, filiação e influências intelectuais dos epigrafadores e o reconhecimento científico dos epigrafados para o campo de conhecimento no qual se inserem.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8667926
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
ERRATA
VÍDEO

Referências

AHERN, Rosemary. The art of epigraph: how great books begins. New York: Atria Books, 2012.

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION (APA). Manual of the American Psychological Association. 7th. Ed. 2020. Disponível em: https://apastyle.apa.org/products/publication-manual-7th-edition Acesso em setembro de 2020.

ANDERSEN, Jack. Materiality of works: the bibliographic record as a text. Cataloguing & Classification Quarterly, v.33, n.3-4, p. 39-65, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 14.724: informação, e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. 3.ed. 2011.

ASTRÖM, Fredrik. The context of paratext: a bibliometric study of the citation context of Gérard Genette's texts. In: DESROCHERS, Nadine.; APOLLON, Daniel. (Eds.) Examining paratextual theory ant its application in digital culture. Hershey: IGI Global, 2014. p. 1-23.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARLETT, John. Barlett's familiar quotations: a collection of passages, phrases, and proverbs traced to their sources in ancient and modern literature. 17.ed. Edited by Justin Kaplan. Boston: Little Brown, 2002.

BOLLER JR., Paul. F.; GEORGE, John. They never say it: a book of fake quotes, misquotes, and misleading attributions. New York: Oxford University Press, 1989.

BOURDIEU, Pierre. La spécificité du champ scientifique et les conditions sociales du progrès de la raison. Sociologie et Societés, v. 71, p.91-118, 1975.

BUURMA, Rachel Sagner. Epigraphs. In: DUNCAN, Dennys.; SMYTH, Adam. Book parts. New York: Oxford University Press, 2019. p. 165-176.

CALAPRICE, Alice. The ultimate quotable Einstein. New Jersey: Princenton University Press, 2011.

CEIA, Carlos. E-dicionário de termos literários. 2009. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/ Acesso em setembro de 2020.

CHICAGO MANUAL OF STYLE (CMOS). Epygraphs and sources (CMOS 1.37). 2018. Disponível em: https://www.chicagomanualofstyle.org/home.html Acesso em setembro de 2021.

COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Trad. de Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996.

CRONIN, Blaise; FRANKS, Sara. Trading cultures: resource mobilization and service rendering in the life sciences as revealed in the journal article's paratext. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.57, n.14, p.1909-1918, 2006.

CRONIN, Blaise; LA BARRE, Kathryn. Patterns of puffery: an analysis of non-fiction blurbs. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 37, n.1, p.17-24, 2005.

DESROCHERS, Nadine; PECOSKIE, Jen. Inner circles and outer reaches: local and global information-seeking habits of author in acknowledgment paratext. Information Research, v.19, n.1, 2014.

DESROCHERS, Nadine.; TOMASZEK, Patricia. What I see and what you read: a narrative of interdisciplinary research on a common digital object. Proceedings of the 42nd Annual Conference of the Canadian Association for Information Science. Ontário: CAIS/ACSI, 2014.

GENETTE, Gérard. Palimpsestos: literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Viva Voz, 2010.

GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Trad. Álvaro Faleiros. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.

GROSS, Melissa.; LATHAM, Don. The peritextual literacy framework: using the functions of peritext to support critical thinking. Library and Information Science Research, v.39, p.116-123, 2017.

HUME-PATRUCH, Jeff. Dear professor: your students have questions we can’t answer. 2010. Disponível em: https://blog.apastyle.org/apastyle/2010/04/theres-an-art-to-it.html Acesso em setembro de 2021.

ISOLDI, Francisco. A epigrafia: síntese geral. Revista de História da USP, v. 4, n.9, p. 89-105, 1952.

KHALIL, Beth. Quote investigator. The School Librarian, v.64, n.3, p.147, 2016.

KEYES, Ralph. The quote verifier: who said what, where, and when. New York; St. Martin's Press, 2006.

KNOWLES, Elizabeth. What they didn't say: a book fo misquotations. Oxford: Oxford University Press, 2006.

LICHTIG, Toby. Epigraphs: opening possibilities. The Guardian. 30 mar. 2010. Disponível em: https://www.theguardian.com/books/booksblog/2010/mar/30/epigraphs-toby-lichtig Acesso em setembro de 2021.

MAINGUENEAU, Dominique. Analisando discursos constituintes. Revista do GELNE, v.2, n.2, p. 1-12, 2000.

MARTUCCI, Elisabeth Márcia. A feminização e a profissionalização do magistério e da biblioteconomia: uma aproximação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 1, n.2, p. 225-244, jul./dez. 1995.

MAYER, Sabrina J.; RATHMANN, Justus M. K. How does research productivity related to gender? Analyzing gender differences for multiple publications dimensions. Scientometrics, v.117, p. 1663-1693, 2021.

MEHO, Lokman. The gender gap in highly prestigious International research awards: 2001-2020. Quantitative Science Studies, v.2, n.3, p. 976-989, 2021.

MERTON, Robert King. Priorities in scientific discovery: a chapter in the Sociology of Science. American Sociological Review, v.22, n.6, p. 635-659, 1957.

MERTON, Robert King. On the shoulders of giants: a shandean postscript. New York: Free Press/Macmillan, 1965.

MERTON, Robert King. The Matthew Effect in science. Science, v. 159, p. 56-63, 1968.

MERTON, Robert King. The sociology of science: theoretical and empirical investigations. Chicago: Chicago University Press, 1973.

MORSON, Gary Saul. The words of others: from quotations to culture. New Haven: Yale University Press, 2011.

MORTON, Brian. Falser words were never speaking. The New York Times, 29 Aug. 2011.

MOYSÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.

NI, Chaoqun et al. The gendered nature of authorship. Science Advances, v.7, eabe4639, 1 Sept. 2021.

NILSEN, Jakob. Projetando websites: designing web usability. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

NORTON, Scott. Developmental editing: a handbook for freelancers, authors, and publishers. Chicago: University Chicago Press, 2009.

OTLET, Paul. Tratado de documentação: o livro sobre o livro: teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos, [1934] 2018.

O'TOOLE, Garson. Hemingway didn't say this: the truth behind familiar quotations. New York: Little A, 2017.

PALING, Stephen. Thresholds of access: paratextuality and classification. Journal of Education for Library and Information Science, v. 43, n. 2, p. 134-143, 2002.

PECOSKIE, Jen; DESROCHERS, Nadine. Hiding in plain sight: paratextual utterances as tools for information-related research and practice. Library and Information Science Research, v.35, p. 232-240, 2013.

PENSADOR. Frases e pensamentos. 2021. Disponível em: https://www.pensador.com/

Acesso em maio de 2021.

QUOTE INVESTIGATOR. Tracing citations. 2021. Disponível em: https://quoteinvestigator.com/ Acesso em julho de 2021.

QUOTE INVESTIGATOR. Play is the highest form of research. 2014. Disponível em: https://quoteinvestigator.com/2014/08/21/play-research/#return-note-9611-1. Acesso em julho de 2021.

QUOTE INVESTIGATOR. It always seems impossible until it’s done. 2016. Disponível em: https://quoteinvestigator.com/2016/01/05/done/ Acesso em julho de 2021.

REIS, Carlos. Dicionário de estudos narrativos. Coimbra: Almedina, 2018.

RIIS, Jacob. The making of an American: an authobiography. Larivi, v.69, n.1, p.35, 1901.

SALAGER-MEYER, Françoise.; ALCARAZ-ARIZA, María Ángeles.; PABÓN-BERBESÍ, Maryelis. ‘Backstage solidarity’ in Spanish-and-English-written medical research papers: publicaton context and the acknowledgment paratext. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 60, n.2, p. 307-317, 2009.

SALAGER-MEYER, Françoise et al. Scholarly gratitude in five geographical contexts: a diachronic and cross-generic approach of the acknowledgment paratext in medical discourse (1950-2010). Scientometrics, v. 86, n.3, p. 763-784, 2011.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 27.ed. São Paulo: Cultriz, 2006.

SCARFE, Nevile V. Play is education. Childhood Education, v.39, n.3, p. 117-121, 1962.

SCHMITT, Stéphane. Epigraphs as parts of text in Natural History books in the Eighteenth Century: between intertextuality and the architecture of the book. In: BRETELLE-ESTABLET, Florence.; SCHMITT, Stéphane. Pieces and parts in scientific texts. Cham: Springer,2018. p. 269-295.

SCHWARTZ, Jorge. Murilo Rubião: a poética do uroboro. São Paulo: Ática, 1981.

SILLS, David.; MERTON, Robert King. Social sciences quotations: who said what, when, and were. New York: MacMillan, 1991. (Encyclopedia of the Social Sciences, v. 19).

SARAMAGO, José. The notebook. London: Verso, 2011.

STORY, M. L. Epigraphs on education. Peabody Journal of Education, 32:1, 43-48, 1954.

VEROS, Vassiliki. A matter of meta: category romance fiction and the interplay of paratext and library metadata. Journal of Popular Romance Studies, v.5, n.1, p. 1-13, 2015.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Diálogo Educacional, Curitiba, v.14, n.21, p. 165-189, jan./abr. 2014.

XAVIER, Ana Laura Silva. A presença do feminino na biblioteconomia brasileira: aspectos históricos. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências/ UNESP – Campus de Marília, 2020.

WIKIQUOTE. Página principal. 2021. Disponível em: https://en.wikiquote.org/wiki/Main_Page Acesso em setembro de 2021.

WILKINSON, Kate. No record of Mandela saying ‘It always seems impossible until it’s done. 9 dec. 2016. Disponível em: https://africacheck.org/fact-checks/spotchecks/no-record-mandela-saying-it-always-seems-impossible-until-its-done Acesso em setembro de 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

Downloads

Não há dados estatísticos.