Resumo
Introdução: a adoção da sustentabilidade na rotina das pessoas e nas atividades de gestão de instituições de ensino está cada vez mais presente. Esta pesquisa aborda o conceito de sustentabilidade aplicado nas atividades de gestão no cenário das bibliotecas. Obejtivo: O objetivo deste estudo é analisar, a partir de um fragmento da literatura científica, os conteúdos do tema sustentabilidade no contexto da gestão de bibliotecas. Metodologia: realizou-se uma revisão da literatura em três bases de dados (Scopus, Web of Science e Scielo), auxiliado pelo instrumento denominado ProKnow-C; a pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa e os resultados analisados com a técnica de Análise de conteúdo. Resultados: a seleção do portfólio referente ao tema ficou representado por 23 artigos alinhados. Após análise do conteúdo dos artigos, entre alguns dos resultados, destaca-se que o conceito de sustentabilidade no contexto da gestão de bibliotecas ficou representado por quatro temas principais: Construção verde, Tecnologias da Informação e Comunicação, Modelos de avaliação e Práticas sustentáveis aplicadas simultaneamente. Conclusão: aos bibliotecários, gestores e pesquisadores da área de biblioteconomia implica esclarecer que este estudo categoriza iniciativas teóricas e práticas do conceito de sustentabilidade aplicado na gestão de bibliotecas e que sua utilização como fonte de informação pode elucidar questões a respeito desta temática.
Referências
AFONSO, M. H. F. et al. Como construir conhecimento sobre o tema de pesquisa? Aplicação do processo Proknow-C na busca de literatura sobre avaliação do desenvolvimento sustentável. Gestão Social e Ambiental, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 47-62, 2012. https://openaccesspublications.org/rgsa/index.php/rgsa/article/view/424.
ANASI, S. N.; UKANGWA, C. C.; FAGBE, A. University libraries-bridging digital gaps and accelerating the achievement of sustainable development goals through information and communication technologies. World Journal of Science, Technology and Sustainable Development, [London], v. 15, n. 1, p. 13-25, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/WJSTSD-11-2016-0059.
ANNA, J. S. Referenciais teóricos sobre a temática gestão de bibliotecas: uma investigação na literatura em face da base de periódicos em ciência da informação (BRAPCI). RDBCI, Campinas, v. 16, n. 1, p. 78-99, 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.8641750.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
BEASLEY, G.; ROSSEEL, T. Leaning into sustainability at University of Alberta Libraries. Library Management, Bingley, v. 37, n. 3, p. 136-148, 2016. DOI: https://doi.org/10.1108/LM-04-2016-0023.
BEUTELSPACHER, L.; MESCHEDE, C. Libraries as promoters of environmental sustainability: collections, tools and events. IFLA Journal, London, v. 46, n. 4, p. 347-358, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0340035220912513.
BOYDEN, L.; WEINER, J. Sustainable libraries: teaching environmental responsibility to communities. The Bottom Line, Toronto, v. 13, n. 2, p. 74-83, 2000. DOI: https://doi.org/10.1108/08880450010327699.
BRODIE, M. Building the sustainable library at Macquarie University. Australian Academic & Research Libraries, Abingdon, v. 43, n. 1, p. 4-16, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/00048623.2012.10700619.
CHAVES, L. C.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. Mapeamento do tema gestão do apoio à decisão analisado sob a ótica de seus resultados. Sistema & Gestão, Niterói, v. 7, n. 3, p. 336-348, 2012. Disponível em: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V7N3A4. Acesso em: 30 out. 2022.
CHOWDHURY, G. How to improve the sustainability of digital libraries and information services? Journal of the Association for Information Science and Technology, Hoboken, NJ, v. 67, n. 10, p. 2379-2391, 2016. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.23599.
CHOWDHURY, G. Sustainability of digital libraries: a conceptual model and a research framework. International Journal on Digital Libraries, Heidelberg, v. 14, p. 181-195, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s00799-014-0116-0.
DIAS, S. M. Environmental sustainability for public libraries in Portugal: a first approach. Electronic Green Journal, Oakland, CA, v. 1, n. 4, p. 1-16, 2017. DOI: https://doi.org/10.5070/G314029905.
DZIEKANIAK, C. V. Sistema de gestão para biblioteca universitária (SGBU). TransInformação, Campinas, v. 21, n. 1, p. 33-54, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/rct78KXSjLQYNgRwZWnycnN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 jun. 2022.
EDWARDS, B. W. Sustainability as a driving force in contemporary library design. Library Trends, Baltimore, MD, v. 60, n. 1, p. 190-214, 2011. DOI: https://doi.org/10.1353/lib.2011.0030.
ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R.; PACHECO, G. C. Um estudo sobre segurança em estádio de futebol baseado na análise da literatura internacional. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 71-91, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362012000200006.
ENSSLIN, L. et al. BPM governance: a literature analysis of performance evaluation. Business Process Management Journal, Bingley, v. 23, n. 1, p. 71-86, 2017. DOI: https://doi.org/10.1108/BPMJ-11-2015-0159.
ENSSLIN, L. et al. It outsourcing management: the state of the art recognition by a constructivist research process and bibliometrics. Journal of Information Systems and Technology Management (JISTEM), São Paulo, v.12, n.2, p.3-28, 2015. DOI: https://doi.org/10.4301/S1807-17752015000200010.
FUJITA, M. S. P. Aspectos evolutivos das bibliotecas universitárias em ambiente digital na perspectiva da rede de bibliotecas da UNESP. Inf. & Soc., João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 97-112, 2005. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2015/12/pdf_f114aad903_0000007740.pdf. Acesso em: 22 jun. 2022.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2007.
GONSALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. 4. ed. Campinas, SP: Alínea, 2007.
HAMAD, F.; AL-FADEL, M. Advocacy of the sustainable development goals in Jordanian academic libraries. IFLA Journal, London, p. 1-18, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/03400352211038300.
JANKOWSKA, M. A.; MARCUM, J. W. Sustainability challenge for academic libraries: planning for the future. College & Research Libraries, Chicago, IL v. 71, n. 2, p. 160-170, 2010. DOI: https://doi.org/10.5860/0710160.
KOSCIEJEW, M. Public libraries and the UN 2030 Agenda for Sustainable Development. IFLA Journal, London, v. 46, n. 4, p. 328-346, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0340035219898708.
LACERDA, R. T. O.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. Contribuições à gestão estratégica de organizações quando analisados na visão de seu desempenho. Gestão Organizacional, Recife, v. 2, n. 9, p. 327-528, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7203541.pdf. Acesso em: 22 jun. 2022.
LE BER, J. M.; GREGORY, J. M. Becoming green and sustainable: a Spencer S. Eccles health sciences library case study. Journal of the Medical Library Association, Pittsburgh, PA, v. 92, n. 2, p. 266-268, 2004. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC385309/. Acesso em: 22 jun. 2022.
MISSINGHAM, R. A new lens for evaluation: Assessing Academic Libraries using the UN sustainable development goals. Journal of Library Administration, Philadelphia, PA, v. 61, n. 3, p. 386-401, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/01930826.2021.1883376.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). A ONU e o meio ambiente. 2022. Disponível em: https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente. Acesso em: 22 jun. 2022.
PIONKE, J. J. Sustainable library services for all. Library Management, Bingley, v. 37, n. 6/7, p. 317-325, 2016. DOI: https://doi.org/10.1108/LM-04-2016-0030.
SILVA, D. P.; KARPINSKI, C. Sustainable actions and practices in librarianship: the Univali Library Campus Balneario Camboriu. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 169-193, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3679.
SINGH, M. P.; DIXIT, S. Sustainable strategies towards green libraries: a study of state university libraries of Lucknow, Uttar Pradesh. Library Philosophy and Practice, Moscow, ID, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3tr9XuI. Acesso em: 22 jun. 2022.
SINGH, P.; MISHRA, R. Environmentally sustainable approaches in academic libraries: a micro-study in Uttar Pradesh. Library Philosophy and Practice, Moscow, ID, n. 6.110, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3X0T07C. Acesso em: 22 jun. 2022.
SINGH, P.; MISHRA, R. Environmental sustainability in libraries through green practices/services. Library Philosophy and Practice, Moscow, ID, n. 2.312, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3WYnRSn. Acesso em: 22 jun. 2022.
STILWELL, C.; HOSKINS, R. Integrated library management systems: a review of choices made and their sustainability in South Africa. Information Development, London, v. 29, n. 2, p. 154-171, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/0266666912454067.
TASCA, J. E. et al. An approach for selecting a theoretical framework for the evaluation of training programs. Journal of European Industrial Training, Bingley, v. 34, n. 7, p. 631-655, 2010. DOI: https://doi.org/10.1108/03090591011070761.
THORPE, C.; GUNTON, L. Assessing the United Nation’s sustainable development goals in academic libraries. Journal of Librarianship and Information Science, London, p. 1-8, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/09610006211005528.
TOWNSEND, A. K. Environmental sustainability, and libraries: facilitating user awareness. Library Hi Tech News, Bingley, v. 31, n. 9, p. 21-23, 2014. DOI: https://doi.org/10.1108/LHTN-07-2014-0059.
WILSON, L. A. Creating sustainable futures for academic libraries. Journal of Library Administration, Philadelphia, PA, v. 52, n. 1, p. 78-93, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/01930826.2012.630241.
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Edinei Antônio Moreno, Ademar Dutra, Ivone Junges, Clarissa Carneiro Mussi