Resumo
Introdução: Os usuários de ambientes digitais possuem características específicas que diferem a partir do seu contexto social e do grau de usabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação para acesso às mais distintas plataformas informacionais, no qual tais particularidades devem ser consideradas para atender as necessidades informacionais desses indivíduos e proporcionar uma melhor experiência em ambientes digitais. Uma disciplina que se propõe a investigar aspectos relacionados à experiência do usuário nos ambientes digitais é a User Experience (UX), e a partir da aplicação de técnicas de usabilidade é possível identificar barreiras que podem afetar a interação do usuário. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo analisar a usabilidade do portal e-Campo, da Embrapa, com base nas heurísticas de Nielsen. Metodologia: A metodologia adotada nesta pesquisa se caracteriza como bibliográfica, de análise qualitativa e de caráter exploratório. Resultados: Nas 10 etapas identificadas foram encontrados 10 problemas de usabilidade, sendo a violação da heurística 4 (Consistência e padrões) a mais recorrente. Conclusões: Verificou-se aspectos referente a usabilidade que podem dificultar o acesso aos conteúdos disponibilizados no portal. Assim, constata-se a relevância do usuário no contexto de estudos na área da Ciência da Informação para que se possa propor a construção de sistemas mais interativos que permitam uma experiência de uso satisfatória.
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