Resumo
Introdução: Mudanças distintivas e fundamentais ocorridas nas bibliotecas ao longo do tempo refletem na nomenclatura utilizada para se referir às suas características. Defende-se a tese de que o paradigma da hibridez para bibliotecas se estagnou na década de 90, diante da aplicabilidade da tecnologia, contudo a gestão atual não se detém neste fator, mas na proximidade existente com as suas comunidades. Objetivo: Acompanhar a trajetória sociocultural do conceito de biblioteca híbrida, embasada na análise discursiva das novas perspectivas de existência de um contributo social, a fim de propor um conceito que integre a formação da complexidade, conhecimento e inovação. Metodologia: Pesquisa qualitativa, explicativa e exploratória, de caráter teórico-epistemológico. O método utilizado foi a Análise do Discurso Multimodal. Como ferramentas de coleta de dados, utilizou-se do rigor da Pesquisa Bibliográfica, para a coleta em bases de dados específicas e correlatas à área da Ciência da Informação, e a Pesquisa de Campo, para coletar dados em bibliotecas híbridas do Estado do Missouri/EUA. Resultados: Foi possível identificar que a hibridez deve ser compreendida para além de sua estrutura física, como fator de representatividade para o desenvolvimento de comunidades. O conceito de hibridez se insere no contexto das organizações sistêmicas, pressupondo um ambiente de atuação aberto e de junções administrativas, conjecturando espaços informacionais micro e macro. Conclusão: A hibridez confere novos modos de se utilizar a tecnologia em favor da constituição de um coletivo inteligente, abrangendo redes complexas de saberes, que podem se unir e trazer diferentes olhares para as bibliotecas.
Referências
ARORA, J. Transforming a traditional library into a hybrid library. Science & Technology Libraries, [s. l.], v. 23, n. 2-3, p. 5-15, out. 2008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1300/J122v23n02_02. Acesso em: 17 jul. 2022.
BAKER, W. The hybrid conservator. Association for Library Collections & Technical Services, [s. l.], v. 48, n. 3, 2004. Disponível em: https://journals.ala.org/index.php/lrts/article/view/5018. Acesso em: 10 jul. 2022.
BREAKS, M. Building the hybrid library: a review of UK activities. Learned Publishing, Hertfordshire, v. 15, n. 2, p. 99-107, 2002.
BUDD, J. M. Discourse analysis and the study of communication in LIS. Library Trends, Baltimore, v. 55, n. 1, p. 65-82, 2006.
CAVALCANTE, K. V.; BRITO, Y. R.; VLAXIO, F. As metamorfoses da biblioteca para a Geração Z: proposta de implementação para o Espaço Cultural Bezerra de Menezes. Revista Analisando em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 4, n. 2, p. A03, 2016. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/v/a/28284. Acesso em: 18 jul. 2022.
CORRALL, S. Educating the academic librarian as a blended professional: a review and case study. Library Management, [s. l.], v. 31, n. 8/9, p. 567-593, 2010. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/01435121011093360. Acesso em: 12 jul. 2022.
EDWARDS, C.; WYNNE, P. The HyLife experience: a checklist of challenges facing the development of hybrid library services. New Review of Information and Library Research, [s. l.], v. 5, n. 0, p. 145-159, 1999.
FIND, S. Change the culture: job design, work processes and qualifications in the hybrid library. IFLA Journal, [s. l.], v. 25, n. 4, 1999. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/034003529902500407. Acesso em: 14 jul. 2022.
FORCEVILLE, C. Non-verbal and multimodal metaphor in a cognitivist framework. In: FORCEVILLE, C.; URIOS-APARISI, E. (eds.), Multimodal metaphor. Berlin; Nova Iorque: Mouton de Gruyter, 2009. p. 19-44.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
FOUCAULT, M. Sobre a arqueologia das ciências. resposta ao círculo epistemológico. In: LIMA, L. da C. (org.). Estruturalismo e teoria da linguagem. Petrópolis: Vozes, 1971. p.19-55.
FOWKE, Gerard. Librarians before congress: advocacy and identity. Legal Reference Services Quarterly, [s. l.], v. 37, n. 3-4, 2019, p. 236-256.
GARCEZ, E. M. S.; RADOS, G. J. V. Biblioteca híbrida: um novo enfoque no suporte à educação a distância. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010019652002000200005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 14 jul. 2022.
GARROD, P. Staff training and end user training issues within the hybrid library. Library Management, [s. l.], v. 22, n.1-2, p. 30-36, 2001. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/57467259?accountid=8112. Acesso em: 29 mar. 2022.
HAMPSON, A. Information staff roles in the hybrid library. Impact, the Journal of the Career Development Group, [s. l.], v. 1, n. 8, p. 129-132, set. 1998. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/57465104?accountid=8112. Acesso em: 28 maio 2022.
HAMPSON, A. The impact of hybrid library on information services staff. British Education Index, [s. l.], 1999. Disponível em: http://www.leeds.ac.uk/educol/documents/00001266.htm. Acesso em: 17 jul. 2022.
KOLTAY, T. Digital library issues in Hungarian LIS curricula: examples from three libraries schools. Library Review, [s. l.], v. 57, n. 6, s.p., 2008. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/00242530810886706. Acesso em: 11 jul. 2022.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. Nova Iorque: Routledge, 2010.
LÓPEZ JIMÉNEZ, C.; ALFONSO SÁNCHEZ, I. R. Las bibliotecas a comienzo del siglo XXI. ACIMED, [s. l.], v. 13, n. 6, s. n., 2005. Disponível em: http://eprints.rclis.org/7965/. Acesso em: 13 jul. 2022.
MAKIN, L.; CRAVEN, J. Changing libraries: the impact of national policy on UK library services. Library Management, [s. l.], v. 20, n. 8, p. 425-430, dez, 1999.
MARCAS, J. de.; BRANSE, Y.; GOLAN, Y.; IGRA, I. Hybrid library development at the university of Haifa library. Library Review, [s. l.], v. 49, n. 3, p. 165-172, 2000. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/57513740?accountid=8112. Acesso em: 18 abr. 2022.
MIRANDA, A.; LEITE, C.; SUAIDEN, E. A biblioteca híbrida na estratégia da inclusão digital na Biblioteca Nacional de Brasília. Inclusão Social, Brasília, v. 3, n. 1, p. 17-23, out. 2007/mar. 2008. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1615/1821. Acesso em: 11 jul. 2022.
MONTEIRO, A. I. V.; MEDEIROS, M. N. de; FERNANDES, M. C. P.; CAVALCANTE, M. de S. Estratégias para a implantação de bibliotecas híbridas como apoio à aprendizagem semipresencial de cursos a distância. Informação & Informação, Londrina, v. 11, n. 2, p. 1-13, 2006. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/v/a/4367. Acesso em: 18 jul. 2022.
MORALES, B. C. El Análisis del Discurso Multimodal: una comparación de propuestas metodológicas. Forma y Función, Madrid, v. 31, n. 2, p. 145-174, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/219/21958430007/html/. Acesso em: 17 jul. 2022.
O’HALLORAN, K. L. Historical changes in the semiotic landscape: from calculation to computation. In: JEWITT, C. (Ed.). The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. New York: Routledge, 2011. p. 98-113.
OPPENHEIM, C.; SMITHSON, D. What is the hybrid library? Journal of Information Science, [s. l.], v. 25, n. 23p. 97-112, 1999. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/248422708_What_is_the_hybrid_library. Acesso em: 16 jul. 2022.
ORERA-ORERA, L. The university library in the context of the new social and educational model. El profesional de la Informacion, [s. l.], v. 16, n. 4, p. 329-337, 2007. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/57702579?accountid=8112. Acesso em: 04 maio 2022.
ORERA-ORERA, L.; PACHECO, F. H. El desarrollo de coleciones em bibliotecas públicas: fundamentos teóricos. Investigación Bibliotecológica, Cidade do México, v. 31, n. 71, 2017. Disponível em: http://revib.unam.mx/ib/index.php/ib/article/view/57818. Acesso em 17 jul. 2022.
PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET & HAK (org). Por uma análise automática do discurso. Campinas: Ed. Unicamp, 1969. p.61- 162.
PINFIELD, S. Managing the hybrid library. SCONUL Newsletter, [s. l.], n. 14, p. 41-44, out. 1998. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/57445987?accountid=8112. Acesso em: 03 mar. 2022.
PINFIELD, S; EATON, J.; EDWARDS, C.; RUSSELL, R.; WISSENBURG, A.; WYNNE, P. Realising the hybrid library. New Review of Information Networking, [s. l.], v. 4, p. 3-21, 1998. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/57469110?accountid=8112. Acesso em: 19 maio 2022.
PINTO, M.; URIBE TIRADO, A. Hybrid public libraries in the context of information literacy. Documentación Científica, [s. l.], v. 35, p. 136-168, 2012. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/1496969056?accountid=8112. Acesso em: 03 abr. 2022.
RAMÍREZ CÉSPEDES, Z. Criterios e indicadores para evaluar las bibliotecas digitales. ACIMED, [s. l.], v. 14, n. 6, p. 1-13, 2006. Disponível em: http://eprints.rclis.org/9264/. Acesso em: 12 jul. 2022.
SANTA ANNA, J. O futuro do profissional bibliotecário: desmistificando previsões exageradas. Biblionline, Pernambuco, v. 10, n. 2, 2014. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/biblio/article/view/17824. Acesso em: 13 jul. 2022.
SUTTON, S. A. Future service models and the convergence of functions: the reference librarian as technician, author and consultant. In: LOW, K. (ed.). The roles of reference librarians, today and tomorrow. Nova Iorque: Haworth Press, 1996, p. 125-143.
VILLA BARAJAS, H.; ALFONSO SÁNCHEZ, I. R. Biblioteca híbrida: el bibliotecario en medio del tránsito de lo tradicional a lo moderno. ACIMED, [s. l.], v. 13, n. 2, s. n., 2005. Disponível em: http://eprints.rclis.org/6474/. Acesso em: 17 jul. 2022.
VISITEOSUSA.COM.BR. Memphis. 2022. Disponível em: https://www.visiteosusa.com.br/destination/memphis. Acesso em: 14 abr. 2022.
VUREN, A. J. van; LATSKY, H. Is the hybrid library the future destination of choice? Mosaion, [s. l.], v. 27, n. 2, p. 1-16, jan. 2009. Disponível em: https://journals.co.za/content/mousaion/27/2/EJC78974. Acesso em: 13 jul. 2022.
WEBER, M. A virtual subject library for Library and Information Science: unnecessary or overdue? Information-Wissenschaft und Praxis, [s. l.], v. 55, n. 2, p. 89-94, mar. 2004.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Rafaela Carolina da Silva, Rosângela Formentini Caldas