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Gestão da informação nos processos de pregão eletrônico em uma Instituição Federal de Ensino Superior
Gestão da informação digital
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Palavras-chave

Gestão da informação
Informação estratégica
Compras governamentais
Pregão eletrônico

Como Citar

BATINGA, Sarah Medeiros; FINGER, Andrew. Gestão da informação nos processos de pregão eletrônico em uma Instituição Federal de Ensino Superior. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023014, 2023. DOI: 10.20396/rdbci.v21i00.8672845. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8672845. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O pregão eletrônico é uma modalidade de licitação para aquisição de bens e contratação e serviços comuns sendo obrigatório sua utilização pelos órgãos públicos, incluindo as Universidades Federais. O pregão eletrônico é composto por informações de valor estratégico para aprendizagem organizacional e a melhor tomada de decisão. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como se caracteriza a gestão da informação nos pregões eletrônicos em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Métodos: O estudo foi realizado na Universidade Federal de Alagoas, maior instituição de ensino público do Estado de Alagoas. Tratou-se de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, foram entrevistados treze servidores públicos que atuam nos pregões eletrônicos como instrumento de coleta de dados. Foi realizada análise de conteúdo como método de investigação de dados. Resultados: Foram identificadas as principais necessidades de informações dos servidores nos pregões eletrônicos como sendo: descrição do material ou serviços, cotação de preços e finalidade da aquisição. As fontes pessoais foram as mais utilizadas pelos servidores na resolução de dúvidas no processo. Não houve um acesso fácil a informações de outros setores e os produtos e os serviços de informação estavam desatualizados e pouco detalhados para alguns usuários. Conclusão: A pesquisa é relevante pois analisou a gestão da informação na instituição, podendo trazer melhorias no uso da informação, na elaboração de produtos e serviços de informação a partir de necessidades informacionais dos solicitantes de compras.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v21i00.8672845
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