Banner Portal
Produção, distribuição e uso de livros digitais de acesso aberto nas ciências sociais e humanas
Acesso ao computador abrindo tela com imagens de livros eletrônicos
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO
PARECER A

Palavras-chave

Comunicação científica
Acesso aberto
Livros eletrônicos
Bibliotecas universitárias

Como Citar

KAMA, Ana Flavia Lucas de Faria; LEITE, Fernando César Lima. Produção, distribuição e uso de livros digitais de acesso aberto nas ciências sociais e humanas: uma revisão sistematizada da literatura. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023029, 2023. DOI: 10.20396/rdbci.v21i00.8674715. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8674715. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A comunicação científica em ciências sociais e humanas desenvolveu-se através de publicações monográficas. Nas últimas décadas, os livros eletrônicos ganharam destaque na comunicação nessas áreas. Objetivo: Dada a importância da criação de uma ciência mais democrática e da consolidação e avanços do acesso aberto apresentados nos últimos tempos, esta pesquisa identifica o estado atual do conhecimento científico sobre a produção, distribuição e uso do acesso eletrônico ao livro nas áreas de ciências sociais e humanas. Metodologia: Baseado em uma abordagem metodológica qualitativa, o estudo utilizou o método de revisão sistemática da literatura (RSL) com as bases de dados Library and Information Science Abstracts (LISA) e Scopus, que possui reconhecimento internacional nas áreas de ciência da informação, ciências sociais e humanidades. Resultados: Foram verificados quarenta e dois artigos que abordavam os temas analisados com base nos protocolos SLR definidos e na ferramenta StArt. Conclusão: Concluiu-se que a área de ciências sociais e humanas tem utilizado livros digitais de acesso aberto em suas pesquisas, sendo as bibliotecas acadêmicas e a editora universitária os principais atores na sua distribuição. Além disso, persistem alguns obstáculos tecnológicos, sociais e econômicos na utilização e produção de estudos sobre o tema devido à sua reduzida importância em comparação com pesquisas em periódicos de acesso aberto em diversas outras áreas do conhecimento. 

https://doi.org/10.20396/rdbci.v21i00.8674715
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO
PARECER A

Referências

ADEMA, J; SCHMIDT, B. From service providers to content producers: New opportunities for libraries in collaborative open access book publishing. New Review of Academic Librarianship, London, v. 16, n. SUPPL. 1, p. 28–43, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/13614533.2010.509542.

AYRIS, P. Open access e-books: The role of the institution. Insights: the UKSG Journal, London, v. 27, n. suppl. 1, p. 7–10, 2014. DOI: https://doi.org/10.1629/2048-7754.140.

BARGHEER, M et al. Unlocking the digital potential of scholarly monographs in 21st century research. LIBER Quarterly, Amsterdam, v. 27, n. 1, p. 194–211, 2017. DOI: https://doi.org/10.18352/lq.10174.

BARUCHSON-ARBIB, S; BRONSTEIN, J. Humanists as information users in the digital age: the case of jewish studies scholars in Israel. Journal of the American Society for Information Science and Technology, Hoboken, NJ, v. 58, n. 14, p. 2269–2279, 2007. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/asi.20699. Acesso em: 27 set. 2022.

BIOLCHINI, J. C. et al. Scientific research ontology to support systematic review in software engineering. Advanced Engineering Informatics, Oxford, UK, v. 21, n. 2, p. 133–151, 2007. Disponível em: https://encurtador.com.br/gsvxZ. Acesso em: 18 mar. 2022.

BUDD, J. M.; CHRISTENSEN, C. Social sciences literature and electronic information. Libraries and the Academy, Baltimore, MA, v. 3, n. 4, p. 643–651, 2003. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/49289. Acesso em: 27 set. 2022.

COSTA, S. Changes in the information dissemination process within the scholarly world: the impact of electronic publishing on scholarly communities of academic social scientists. In: ELPUB CONFERENCE ON ELECTRONIC PUBLISHING, 4., 2000, Rússia. Proceedings of the […]. Russia: ICCC Press, 2000. Disponível em: https://encurtador.com.br/vNQ59. Acesso em: 14 jun. 2021.

COSTA, M. P.; LEITE, F. C. L. Acesso aberto no mundo e na américa latina: uma revisão a partir da budapest open access initiative. Transinformação, Campinas, SP, v. 28, n. 1, p. 33–45, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016002800003.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CROSSICK, G. Monographs and open access. Insights: the UKSG Journal, Londo, v. 29, n. 1, p. 14–19, 2016. DOI: https://doi.org/10.1629/uksg.280.

DAVIES, P.M.C.R. Calibrating the parameters: Changing hearts and minds about open access monographs. Insights: the UKSG Journal, Londo, v. 27, n. suppl. 1, p. 4–6, 2014. DOI: https://doi.org/10.1629/2048-7754.141.

EVE, M P et al. Cost estimates of an open access mandate for monographs in the UK’s third Research Excellence Framework. Insights: the UKSG Journal, London, v. 30, n. 3, p. 89–102, 2017. DOI: https://doi.org/10.1629/uksg.392.

EVE, M. P. Open access and the humanities: contexts, controversies and the future. Cambridge: Cambridge University Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.1017/

CBO9781316161012.

EVE, M. P. Open Access publishing and scholarly communications in non-scientific disciplines. Online Information Review, Leeds, UK, v.39, n.5, p.717-732, 2015. DOI: https://doi.org/10.1108/OIR-04-2015-0103.

FABBRI, S. et al. Improvements in the StArt tool to better support the systematic review process. ACM International Conference Proceeding Series, New York, v. 01-03, Jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1145/2915970.2916013.

FATHALLAH, J. Open access monographs: myths, truths and implications in the wake of ukri open access policy. LIBER Quarterly, Amsterdam, v. 32, n. 1, 2022. DOI: https://doi.org/10.53377/lq.11068.

FERWERDA, E. New models for monographs - Open books. Serials, Witney, UK,v. 23, n. 2, p. 91–96, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1629/2391.

FERWERDA, E. Open access monograph business models. Insights: the UKSG Journal, London, v. 27, n. suppl. 1, p. 35–38, 2014. DOI: https://doi.org/10.1629/2048-7754.46.

FERWERDA, E. A project exploring Open Access monograph publishing in the Netherlands: final report. Netherlands: OAPEN Foundation, 2013. Disponível em: https://openreflections.files.wordpress.com/2011/03/oapen-nl-final-report.pdf. Acesso em: 16 set. 2022.

FOLSTER, M. B. Information seeking patterns: social sciences. Reference Librarian, London, v. 23, n. 49–50, p. 83–93, 1995. DOI: https://doi.org/10.1300/J120v23n49_06.

FRANKL, J. Towards an Author-Centered Open Access Monograph Program: Understanding Open Access Cultures in Scholarly Publishing. Journal of Electronic Publishing, Ann Arbor, v. 26, n. 1, p. 47–76, 2023. DOI: https://doi.org/10.3998/jep.3332.

FUND, S. Stop, look, listen-learning from knowledge unlatched 2016: Making OA Work. Against the Grain, Charleston, v. 29, n. 3, 2017.

GARVEY, W. D. Communication: the essence of science: facilitating information exchange among librarians, scientists, engineers and students. New York: Pergamon Press, 1979.

GEORGIOU, P; TSAKONAS, G. Digital scholarly publishing and archiving services by academic libraries: Case study of the University of Patras. LIBER Quarterly, London, v. 20, n. 2, 2010. DOI: https://doi.org/10.18352/lq.7991.

GILLIAM, C; DAOUTIS, C. Can openly accessible E-theses be published as monographs? A short survey of academic publishers. Serials Librarian, London, v. 75, n. 1–4, p. 5–12, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/0361526X.2019.1589633.

GRANT, M. J.; BOOTH, A. A typology of reviews: An analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information and Libraries Journal, Chichester, v. 26, n. 2, p. 91–108, 2009. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1471-1842.2009.00848.x.

HACKER, D. A. Building it together: Collaboration in university-based open access book publishing. Insights: the UKSG Journal, London, v. 27, n. suppl. 1, p. 26–29, 2014. DOI: https://doi.org/10.1629/2048-7754.120.

HARNAD, S. Mandates and metrics: how open repositories enable universities to manage, measure and maximise their research assets. In: UUK RESEARCH INFORMATION AND MANAGEMENT WORKSHOP, 2007, London. Conference of the… London, United Kingdom: [s. n.], 2007. Disponível em: http://eprints.soton.ac.uk/id/eprint/265693. Acesso em: 1 maio 2023. 98 slideshow.

HARTMANN, H. Academic Publishing in the humanities: Current trends in Germany. Logos, Amsterdam, v. 28, n. 2, p. 11–26, 2017. DOI: https://doi.org/10.1163/1878-4712-11112127.

HUANG, M. H.; CHANG, Y. W. Characteristics of research output in social sciences and humanities: from a research evaluation perspective. Journal of the American Society for Information Science and Technology, Hoboken, NJ, v. 59, n. 11, p. 1819–1828, 2008.

KAVITHA, E. S. A study on knowledge and usage of electronic resources by the SC/ST research scholars and PG students among Periyar University affiliated colleges. Library Philosophy and Practice, Moscow, ID, p. 199, 2018. Disponível em: https://encurtador.com.br/ktCF9. Acesso em: 19 fev. 2022.

KERN, D.; HIENERT, D. Understanding the information needs of social scientists in Germany. Proceedings of the Association for Information Science and Technology, Hoboken, NJ, v. 55, n. 1, p. 234–243, 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/pra2.2018.

LEITE, F. C. L. Busca, acesso e disseminação da informação científica de cientistas, cientistas sociais e humanistas. Biblios, Lima, n. 57, p. 22–42, 2014. Disponível em: http://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/viewFile/195/214. Acesso em: 19 fev. 2022.

LEITE, F. C. L; COSTA, S. M. S. Modelo genérico de gestão da informação científica digital para instituições de pesquisa na perspectiva da comunicação científica e do acesso aberto. In:

COSTA, S. M. S.; LEITE, F. C. L.; TAVARES, R. B. (org.). Comunicação da informação, gestão da informação e gestão do conhecimento. Brasília: Ibict, 2018. p. 339–362. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/handle/123456789/1071. Acesso em: 10 jan. 2022.

LINE, M. B. The information uses and needs of socials cientists; an overview of INFROSS. Aslib Procedings, Bingley, UK, v. 23, n. 8, p. 412–434, 1971. Disponível em: https://encurtador.com.br/cmBOT. Acesso em: 12 mar. 2022.

LOOK, H; PINTER, F. Open access and humanities and social science monograph publishing. New Review of Academic Librarianship, London, v. 16, n. suppl. 1, p. 90–97, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/13614533.2010.512244.

MAMÉDIO, Cristina et al. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Rev Latino-am Enferm., Ribeirão Preto, v. 15, n. 3, p. 508–511, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023.

MANGAI, G; GANESAN, P. Researchers’ perception and attitude towards Open Access (OA) resources: an alternative model and important for academic and research libraries. Library Philosophy and Practice, Moscow, ID, p. 5681, 2021. Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/5681. Acesso em: 9 nov. 2022.

MARYL, M et al. The case for an inclusive scholarly communication infrastructure for social sciences and humanities. F1000Research, London, v. 9, 2020. https://doi.org/10.12688/

f1000research.26545.1.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1999.

PYNE, R. et al. The future of open access books: findings from a global survey of academic book authors. Copyright, Fair Use, Scholarly Communication, etc, 2019. Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/scholcom/113. Acesso em: 16 set. 2022.

SERAKAN, U. Research methods for business: a skill-building approach. New York: John Wiley & Sons, 2003.

SHAW, P.; PHILLIPS, A.; GUTIÉRREZ, M. B. The death of the monograph?. Publishing Research Quarterly, New York, v. 38, n. 2, p. 382–395, 2022.

SHAW, P; PHILLIPS, A.; GUTIÉRREZ, M. B. The future of the monograph in the arts, humanities and social sciences: publisher perspectives on a transitioning format. Publishing Research Quarterly, New York, v. 39, n. 1, p. 69–84, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12109-023-09937-1. Acesso em: 5 nov. 2023.

SPINK, A.; COLE, C. Information and poverty: information-seeking channels used by African American low-income households. Library & Information Science Research, Oxford, v. 23, n. 1, p. 45–65, 2001.DOI: https://doi.org/10.1016/S0740-8188(00)00067-0.

SUBER, P. Timeline of the Open Access Movement. [S. l.], 2022. Disponível em: http://oad.simmons.edu/oadwiki/Timeline. Acesso em: 9 mar. 2022.

TAYLOR, M. An altmetric attention advantage for open access books in the humanities and social sciences. Scientometrics, Budapest, v. 125, n. 3, p. 2523–2543, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-020-03735-8.

WATKINSON, C. University presses and the impact of COVID-19. Learned Publishing, Oxford, UK, v. 34, n. 1, p. 17–24, 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/leap.1352.

WILSON, T. D. Fifty years of information behavior research. Bulletin of the American Society for Information Science and Technology, Silver Spring, MD, v. 36, n. 3, p. 27–34, 2010. DOI: https://doi.org/10.1002/bult.2010.1720360308.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Ana Flavia Lucas de Faria Kama, Fernando César Lima Leite

Downloads

Não há dados estatísticos.