Banner Portal
Universo do conhecimento
uma mão aberta com várias ideias organizadas
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Organização do conhecimento
Classificação
Categorização

Como Citar

LIMA, Gercina Angela de; MACULAN, Benildes Coura Moreira dos Santos. Universo do conhecimento: classificação e categorização sob o prisma da organização do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024017, 2024. DOI: 10.20396/rdbci.v22i00.8675419. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8675419. Acesso em: 29 jun. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Introdução: A organização do conhecimento (OC) é um campo que desempenha papel proativo em ambientes de comunicação e de troca de conhecimentos, aqui considerado como calcado no processo de classificar e categorizar as ciências e o conhecimento. Objetivo: O objetivo deste estudo é delinear, a partir de um contexto histórico, as interações teóricas e metodológicas existentes entre os conceitos de classificação e categorização como processos de representação do universo de conhecimento para que se alcance a OC para públicos diversos. Metodologia: Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, utilizando um levantamento bibliográfico, materializado por uma revisão narrativa de literatura. Resultados: Com os insumos obtidos nesse levantamento, analisamos as fundações teóricas, características e relações, discorrendo sobre o universo do conhecimento em relação à OC, distinguindo, nesse percurso, os conceitos de classificação e categorização. Conclusão: Constatamos que esses dois processos compõem a OC, sendo as teorias e princípios desenvolvidos nesses estudos fundamentais para todos os aspectos da OC: enquanto a classificação impõe uma estrutura mais estável e rigorosa para organizar entidades, a categorização pressupõe certa flexibilidade, sem delimitações muito rígidas de suas fronteiras.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v22i00.8675419
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Vinzenzo Cocco e notas de Joaquim de Carvalho. São Paulo: Editora Abril S.A., 1984. 330p. (Série Os Pensadores).

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução: Mário da Gama Kuriy. 4. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. 238p.

BLISS, H. E. The organization of knowledge and the system of the sciences. New York: H. Holt, 1929. 433p.

BLISS, H. E. A system of bibliographic classification. New York: H. W. Wilson, 1933.

BOWKER, G. C.; STAR, S. L. Sorting Things Out - Classification and Its Consequences. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1999. 377 p.

CAMPOS, M.L. A.; GOMES, H. E. Metodologia de elaboração de tesauro conceitual: a categorização como princípio norteador. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 348-359, set./dez. 2006. DOI https://doi.org/10.1590/S1413-99362006000300005.

DAHLBERG, I. Uma teoria para o Interconcept: teoria analítica do conceito voltada para o referente. Tradução: Vânia Teixeira Gonçalves. Título original: A referent - oriented analytical concept theory of interconcept. [Publicado originalmente na revista] International Classification, [S.l.], v. 5, n. 3, p. 142-151, 1978.

DAHLBERG, I. Teoria da classificação, ontem e hoje. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE CLASSIFICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA, 1972, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: IBICT/ABDF, 1979. v.1, p.352-370.

DAHLBERG, I. Knowledge organization and terminology: philosophical and linguistic bases. Intern. Classificat., Frankfurt, v. 19, n. 2, p. 65-71, 1992.

DAHLBERG, I. Knowledge organization: its scopes and possibilities. Knowledge Organization, Frankfurt, v. 20, n. 4, p. 211-222, 1993.

DAHLBERG, I. Current trends in knowledge organization. In: Garcia Marco, F. J. (org.). Organización del conocimiento en sistemas de información y documentación. Zaragoza: Universidad de Zaragoza, 1995. p. 7-25.

DAHLBERG, I. Knowledge organization: a new science? Knowledge Organization, Frankfurt, v.33, n.1, p.11-19, 2006.

DAHLBERG, I. International Society for Knowledge Organization (ISKO). In: Bates, M. J. Maack, M. N. (ed.). Encyclopedia of Library and Information Sciences. Third Edition. Boca Raton, Florida: CRC Press, v. 4, 2010. 2941-9.

DAHLBERG, I. What is Knowledge Organization? Knowl.Org. Frankfurt, v.41, n.1, p.85-91, 2014.

ESTES, W. K. Classification and cognition. Oxford: Oxford University Press, 1994.

GARCIA MARCO, F.J.; ESTEBAN NAVARRO, M.A.: On some contributions of the cognitive sciences and epistemology to a theory of classification. Knowl.Org. Frankfurt, v.20, n.3, p.126-132, 1993.

GARDNER, H. A nova ciência da mente: uma história da revolução cognitiva. São Paulo: EDUSP, 1996.

GOMES, H. E. Marcos históricos e teóricos da organização do conhecimento. Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 2, p. 33-66, maio/ago. 2017.

HJØRLAND, B. Fundamentals of Knowledge Organization. Knowledge Organization, Frankfurt, v. 30, n.2, p.87-110, 2003.

HJØRLAND, B. What is Knowledge Organization? Knowledge Organization, Frankfurt, v. 35, n. 2/3, p. 86-101, 2008.

HJØRLAND, B. Knowledge Organization = Information Organization? In Categories, Contexts and Relations in Knowledge Organization: Proceedings of the Twelfth International ISKO Conference, edited by A. Neelameghan and K. S. Raghavan. Vienna: Ergon Verlag, 8-14. 2012.

HJØRLAND, B. Knowledge Organization (KO). Knowledge Organization, Frankfurt, v. 43, n.6, 2016.

HJØRLAND, Birger. Classification. Knowledge Organization, v. 44, n.2, p. 97-128, 2017.

HULME, E.W. Principles of book classification. London: Library Association Record, n.13-14, 1911-1912.

IYER, H. Classificatory structures: concepts, relations and representation. Frankfurt/Main [Germany]: INDEKS Verlag, 1995. 229p.

JACOB, E. K. Classification and Categorization: drawing the Line. In: ASIS SIG/CR CLASSIFICATION RESEARCH WORKSHOP, 2nd., 1991. p. 63-80. DOI: https://doi.org/10.7152/acro.v2i1.12548.

JACOB, E. K.; SHAW, D. Sociocognitive perspectives on representation. Annual Review of Information Science and technology, Medford, v. 33, p. 131-185,1998.

JACOB, E. K. Classification and categorization: a difference that makes a difference. Library Trends, Baltimore, v. 52, n. 3, p. 515–540, Winter 2004.

LAKOFF, G. Women, fire and dangerous things: what categories reveal about mind. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.614p.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004. 452 p.

LIMA, G. Â. Aspectos cognitivos na categorização: buscando o contexto. In: LIMA, G. Â. (org.). Bibliotecas digitais: novas tendências na navegação em contexto. Rio de Janeiro: Interciência, 2018. p. 1-13.

LIMA, G. Â. Interfaces entre a ciência da informação e a ciência cognitiva. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 1, p. 77-87, jan./abr. 2003.

MACULAN, B. C. M. dos S. Taxonomia facetada e navegacional: busca e recuperação na BDTD. Curitiba/PR: Editora Appris, 2014. 232p.

MEDIN, D. L; ROSS, B. H. Cognitive psychology. 2 ed. Forth Worth: Harcourt Brace College Publishers,1996.

MEY, M. de. The cognitive paradigm: an integrated understanding of scientific development Chicago: University of Chicago, 1992.

MOREIRA, M. A. A teoria de educação de Novak e o modelo de ensino aprendizagem de Gowin. Porto Alegre, RG: IFUFRGS, 1993.

POMMERENING, T.; BISANG, W. Classification from antiquity to modern times: Sources, Methods, and Theories from an Interdisciplinary Perspective. Berlin/Boston: Walter de Gruyter, 2017. 358 p.

RANGANATHAN, S. R. Prolegomena to library classification. 3 ed. London: Asia Publishing House. 640 p. 1967. 670p.

RANGANATHAN, S. R. Library classification through a century. Lib Sc, [S.l.] v.2, 1965.

RICHARDSON, E.C. Classification: theoretical and practical. [reimpressão,1964] New York: H.W. Wilson, 1930. 228p.

ROSCH, E. Principles of categorization. In: ROSCH, Eleonor; LIOYD, Barbara (Eds). Cognition and categorizations. Haillsdale: Lawrence Eribau,1978. p.27-48.

ROTHER, E. T. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. v-vi, jun. 2007.

SAJITA, M. P. Mapping of social sciences in the Colon Classification. Annals of Library And Information Studies, [S.l.], v. 55, p. 204-211, Sept. 2008.

SANTOS, R. F. dos; NEVES, D. A. de B.; SOUZA, E. D. de. A organização do conhecimento como domínio de estudo da Ciência da Informação: uma reflexão a partir dos aspectos epistemológicos. In: BARROS, T. H. B.; TOGNOLI, N. B. Organização do conhecimento responsável: promovendo sociedades democráticas e inclusivas. Belém: Ed. da UFPA, 2019. p. 95-104.

SATIJA, M. P.; MARTÍNEZ-ÁVILA, D. Mapping of the universe of knowledge in different classification schemes. International Journal of Knowledge Content Development & Technology, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 85-105, jun. 2017.

SEN, B. K. Universe of knowledge from a new angle. Annals of Library and Information Studies, [S.l.], v. 56, p. 7-12, March 2009.

SHERA, J. H. Libraries and the Organization of Knowledge. Hamden, CT: Archon Books. 1965.

SLAVIC, A. Competencies and Skills for Subject Analysis and Access. In: WEBINAR: KNOWLEDGE ORGANIZATION COMPETENCIES AND SKILLS, 2022, The Hague. Webinar: Knowledge Organization Competencies and Skills. The Hague: IFLA, 2022. p. 1-13. Disponível em: https://cdn.ifla.org/wp-content/uploads/AidaSlavic-TESA-Webinar-2022-08-31.pdf. Acesso em: 2 jan. 2024.

SMIRAGLIA, J. The elements of knowledge organization. NY: Springer, 2014.101p.

SOERGEL, D. Documentation and organization of knowledge: an inquiry into the methodological and theoretical foundations with particular reference to the Social Sciences. 1971. 380 p. Tese (doutorado), Berlim, 1971.

SVENONIUS, E. The intellectual foundation of information organization. Cambridge: The MIT Press, 2000. 255p.

VICKERY, Brian Campbell. Classificação e indexação nas ciências. Rio de Janeiro: BNG/Brasilart, 1980. 274p.

WÜSTER, E. Die allgemeine Terminologielehre: ein Grenzgebiet zwischen Sprachwissenschaft, Logik, Ontologie, Informatik und den Sachwissenschaften. Linguistics, v. 119, 1974, p. 61-106.

WÜESTER, E. L'Étude scientifique générale deIa terminologie, zone frontaliere entre ia linguistique, ia logique, i’ontologie, l'informatique et les sciences des choses. In: RONDEAU, G., FELBER, F. (org.). Textes choisis de Terminologie. I. Fondéments théoriques de IA terminologie. Québec: GIRSTERM, 1981.p.57-114.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Gercina Angela de Lima, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan

Downloads

Não há dados estatísticos.