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O desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantil
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Keywords

Competência Informacional. Letramento Informacional. Literatura Infantil

How to Cite

DE LUCCA, Djuli Machado; CALDIN, Clarice Fortkamp; RIGHI, João Primo Ramirez. O desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantil. RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 192–206, 2015. DOI: 10.20396/rdbci.v13i1.1588. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1588. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Objetiva realizar uma reflexão acerca da prática de leitura de literatura infantil para o desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças. A Competência Informacional é caracterizada por um movimento que estimula o uso crítico e reflexivo da informação. Trata da primeira fase de desenvolvimento da Competência Informacional, entendida, nesse artigo, como letramento informacional, que se constitui em um processo. É nessa fase que o indivíduo desenvolve habilidades básicas relacionadas aos suportes informacionais, geralmente na infância. Nesse contexto, insere a prática de leitura de literatura infantil como meio de propiciar o desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças. Aponta o bibliotecário e a biblioteca como propulsores do desenvolvimento deste conjunto de habilidades. Afirma que a função social da literatura infantil é, de certa forma, propiciar o desenvolvimento da Competência Informacional, pois apresenta o maravilhoso como forma de entender a realidade. Conclui com sugestões de mudança de comportamento do bibliotecário – de técnico para educador, a fim de que o mesmo possa participar de forma dinâmica, do letramento informacional, fomentando a leitura de textos literários infantis.

Abstract
This paper proposes to stimulate a discussion about the practice of reading children's literature to develop Information Literacy of children. Information Literacy is a movement that encourages critical and reflective use of information by people. The first phase of Information Literacy is a process related to informational media and other basic skills, and is usually developed in childhood. In this context, it inserts the practice of reading children's literature as a way of promoting the development of Information Literacy in children. Also, the librarian and the library are seen as collaborators in the mentioned process. It Concludes that the social function of children's literature is, in a way, a possibility to encourage the development of Information Literacy.

Keywords
Information Competence; Information Literacy; Children’s literature.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v13i1.1588
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