Banner Portal
Empreendedor individual: uma modalidade de empreendedorismo emergente
PDF

Palavras-chave

Empreendedorismo. Empreendedor individual. Negócios. Oportunidade.

Como Citar

PRADO, Maria de Lourdes; MACHADO, Elizandra; DA SILVA CÂNDIDO, Marcondes; DELFINO, Nelson. Empreendedor individual: uma modalidade de empreendedorismo emergente. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 12, n. 3, p. 59–74, 2014. DOI: 10.20396/rdbci.v12i3.1594. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1594. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo exploratório, com objetivo geral de identificar empreendedores individuais cadastrados na receita federal e os motivos que os levaram à sua formalização. Para isto foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando conceitos e referências dos empreendedores e empreendedores individuais e os motivos que os levaram a formalização do seu negócio. O empreendedorismo no Brasil continua em curva ascendente inicialmente impulsionado pela abertura do mercado externo, bem como pela privatização das grandes companhias estatal, e atualmente influenciada pelo aquecimento da economia interna por meio da ascensão das classes C e D, e pela lei do empreendedor individual que possibilita importantes vantagens na formalização, o que contribuiu para a abertura de novas empresas fomentando o empreendedorismo por oportunidade, que atualmente apresenta dois negócios por oportunidade para cada empreendedor por necessidade. Neste contexto surge a modalidade emergente de empreendedores individuais. Atualmente há 56.957 empreendedores individuais no estado de Santa Catarina enquanto que no Brasil são mais de 1,4 milhão e para identificar sua caracterização e os motivos que o levaram a formalização foi elaborado um questionário com perguntas fechadas com abordagem qualitativa, tendo como resultado a identificação do perfil dos empreendedores individuais.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v12i3.1594
PDF

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.