Banner Portal
Comunicação e conhecimento: interrelações que permeiam o ambiente organizacional
PDF

Palavras-chave

Comunicação. Conhecimento. Gestão do conhecimento. Construção de conhecimento

Como Citar

MACIEL, Ana Maria Teixeira; PIMENTEL, Rosana Cristina Vilaça; MARCHIORI, Marlene. Comunicação e conhecimento: interrelações que permeiam o ambiente organizacional. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 98–122, 2013. DOI: 10.20396/rdbci.v11i2.1640. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1640. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A construção de conhecimento é inerente aos processos organizacionais, sendo, portanto, natural nas organizações. Essa abordagem confere reconhecer a comunicação enquanto alicerce, ou seja, fundamento do desenvolvimento do conhecimento pelas pessoas por meio de seus processos de interação. Esse artigo analisa a influência da comunicação no processo de criação de conhecimento da Angelus Ciência e Tecnologia S.A., empresa de base tecnológica. A análise teve como ponto de partida o estudo de questões relacionadas à comunicação e sua relevância na espiral do conhecimento de Nonaka e Takeuchi. A metodologia proposta é de natureza qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, tendo utilizado como técnica de pesquisa, entrevistas em profundidade. Este artigo revela a comunicação como elemento integrante da construção de conhecimento, a qual acontece não só pela troca de informações, mas pelas conversações que emanam das pessoas nos seus relacionamentos, trazendo experiências e vivências que desenvolvem os indivíduos, as organizações e consequentemente a sociedade.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i2.1640
PDF

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.