Abstract
As instituições do Serviço Público, assim como seus servidores, são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação. Desta forma, a Gestão do Conhecimento desempenha papel chave para a gestão eficaz do principal recurso dessas instituições, o conhecimento. No Serviço Público, sujeito a constantes mudanças políticas e assim gerando mudanças na condução da gestão, gerir o conhecimento torna-se ainda mais importante. A reutilização, recuperação e uso do conhecimento são fundamentais para a evolução e enquadramento nas modernas técnicas de gestar desses entes. Desta forma, procurou-se verificar como a cultura organizacional caracteriza-se como desafio à implantação da Gestão Conhecimento no âmbito do Serviço Público Federal Brasileiro, já que se detectou por meio de revisão bibliográfica, que entre os principais impeditivos à Gestão do Conhecimento no Serviço Público, tanto no Brasil como em outros países, estão relacionados à problemas que confrontam com aspectos culturais como comportamento, relações interpessoais, comunicação, resistência. Nessa linha identificaram-se como alternativas para a resolução dos problemas desta natureza, as que estão relacionadas à criação de políticas para incentivo a Gestão do Conhecimento e a motivação do grupo, assim como à aprendizagem coletiva, compartilhamento de conhecimentos, desenvolvimento de competências, entre outros.
RDBCI: Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação / Digital Journal of Library and Information Science uses the Creative Commons (CC) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment, in which:
- This publication reserves the right to modify the original, regarding norms, spelling and grammar, in order to maintain the standards of the language, still respecting author writing style;
- The original documents will not be returned to the authors;
- Published works become Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação / Digital Journal of Library and Information Science's property, their second partial or full print being subject to expressed authorization by RDBCI's editor;
- The original source of publicaton must be provided at all times;
- The authors are solely responsible fo the views expressed within the document.